E-book intermediador

Micro momentos: entenda o que são e como utilizá-los no e-commerce

Para satisfazer as necessidades dos clientes quando eles precisam, é fundamental criar estratégias para os micro momentos. Aprenda mais!

Micro momentos: entenda o que são e como utilizá-los no e-commerce

Em tempos de mobilidade, a chave para melhorar as vendas no e-commerce é aproveitar bem os micro momentos de interação com o usuário. Afinal, tudo é muito rápido e imediato: em questão de segundos, a sua loja pode conquistar a atenção do cliente e trazê-lo para perto.

Esse foco na experiência é fundamental para aumentar a audiência e o faturamento. Pensando nisso, nos tópicos a seguir, vamos explorar um pouco mais esse conceito, defini-lo e apresentar algumas dicas de como conseguir gerar estratégias para ele. Acompanhe!

O que são micro momentos?

Os micro momentos são etapas pelas quais todo comprador passa em sua jornada até a compra. São fases em que decisões importantes geralmente são tomadas, e ocorrem rapidamente porque, atualmente, tudo é resolvido no celular, a qualquer lugar e em qualquer hora. Por isso, assim que surge uma necessidade, as pessoas logo buscam soluções em seus smartphones.

Ou seja, são pequenos instantes em que o usuário realiza uma busca relacionada a um problema que está tendo e a uma possível solução. Nessa etapa, ele procura por sites que demonstrem bons resultados e gerem valor, ajudando-o a encontrar o que precisa.

Nesse sentido, a responsabilidade do e-commerce pode ser compreendida. Cada loja deve se preparar para cada micro momento, entender bem as diferenças entre eles e ajudar o consumidor em todas as etapas. É preciso focar a experiência do cliente, pois, isso será crucial para sua decisão final.

Vale ressaltar que nem todos esses pequenos momentos estão diretamente relacionados com a intenção de compra. Em alguns deles, o usuário apenas precisa de mais informações acerca das dores que está tendo, a fim de saber exatamente o que ele necessita.

Por isso, é importante conectar esse assunto com a ideia da jornada do cliente: um conjunto de fases até o instante em que o consumidor está ciente do que quer e pronto para fazer o negócio.

Quais são os principais micro momentos?

Eu quero saber

Esse cenário é bem comum e acontece sem compromissos, afinal, o usuário apenas deseja mais informações acerca de uma necessidade que ele tem — mas que ainda não conhece bem. O ideal é gerar valor com conteúdos profundos e de qualidade, além de dados relevantes.

Eu quero ir

O “eu quero ir” está relacionado com a vontade de chegar a algum lugar, apresentando pesquisas de localização e busca por melhores formas de alcançar um destino. Nesse tipo de micro momento, vale destacar a importância de estratégias de geomarketing, que visam se comunicar com os clientes sabendo onde eles estão.

Eu quero fazer

Já esse tipo de pesquisa demonstra uma autonomia maior do consumidor. Ele não deseja comprar, mas quer aprender como fazer algo com as próprias mãos — por isso, é interessante gerar valor e ajudá-lo. A depender da fase em que estiver na jornada, ele pode descobrir um problema que ainda não sabia ter.

Eu quero comprar

Esse é o micro momento mais relacionado com a intenção de compra. Essa pesquisa é feita pelo cliente que já sabe bastante sobre seu problema e sobre como solucioná-lo — inclusive, com conhecimento específico acerca das várias alternativas e preços.

Como utilizá-los corretamente?

Como vimos, os micro momentos são uma oportunidade que as empresas têm para gerar conexão e boa impressão, de modo a conquistar o cliente. Por isso, para utilizar esse momento a seu favor, é fundamental conhecer bem esses instantes e atender a demanda de cada um, oferecendo o que o usuário precisa em cada tipo de busca.

Nesse sentido, vale ressaltar a importância de conhecer o comportamento do consumidor, os caminhos que ele percorre até a compra e desenvolver um conteúdo útil e relevante para cada pesquisa, de acordo com as dores das pessoas. A loja também deve focar na otimização do site para mobile, a fim de atender melhor às buscas realizadas nos smartphones.

Além disso, é preciso implementar uma boa experiência de navegação, que seja intuitiva e eficiente, e integrar os canais de modo a evitar dispersão quando o futuro comprador mudar de dispositivo.

Os micro momentos são importantes oportunidades de interação entre o usuário que deseja informações e um e-commerce. Por isso, é crucial ser eficiente nessas fases e ajudar o cliente com geração de valor, a fim de atraí-lo à decisão de compra.

Se você gostou deste artigo, aproveite para entender mais sobre os benefícios do remarketing.

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo