Nem sempre o formato padrão de publicidade é o mais indicado para uma estratégia. O que fazer se o seu público não se convence com peças convencionais? É nesse momento em que você deve começar a considerar o uso de Native Ads.
Os Native Ads, por vezes chamados de publicidade nativa, são anúncios que não têm “cara” de anúncio. Geralmente, aparecem como artigos informativos recomendados ao leitor de um site com conteúdo altamente relevante para os interesses dele. Dentro deles, existem menções promocionais ao seu produto ou serviço.
A popularização de uma série de formatos de conteúdo digital deu origem a uma grande variedade de abordagens possíveis quando se trata de publicidade. Anúncios promocionais tradicionais nem sempre são a escolha mais eficaz, principalmente agora que contamos com os Native Ads.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo para aprender mais sobre o formato de Native Ads, seus benefícios e como fazer uso desse recurso.
Como funcionam os Native Ads?
Os Native Ads são um tipo de publicidade menos intrusiva. Como já mencionamos, eles se adaptam ao layout do site em que o usuário está. Por meio dos Native Ads, é possível trazer conteúdo informativo que é do interesse do internauta. Planejar e executar uma estratégia desse tipo envolve definir qual tipo de artigo será recomendado e como o seu produto é promovido dentro dele.
Apesar de terem um formato diferente, os Native Ads funcionam como qualquer outra publicidade tradicional. Há a possibilidade de segmentá-los para perfis de público altamente específicos, baseando-se em dados demográficos e interesses.
Isso significa que os artigos promocionais recomendados citados acima serão altamente atrativos para o seu público-alvo. Tanto em tema quanto em abordagem. Como resultado, isso vai garantir uma alta taxa de cliques e conversões para você, já que o seu produto será promovido neles.
Qual é a diferença entre Native Ads e outros anúncios online?
Agora que você já sabe o que são os Native Ads e como eles funcionam, vamos falar um pouco sobre as suas diferenças para os anúncios online que vemos normalmente. Todo comércio, empresa ou negócio sabe que a publicidade na internet, seja qual o meio, é altamente eficaz. Ainda mais nos dias atuais, nos quais as pessoas buscam todas as suas informações através das redes sociais.
Com isso, o Google Ads e o Facebook Ads são velhos conhecidos de quem já aderiu às estratégias do marketing digital. No entanto, qual a diferença básica desse tipo de publicidade para os Native Ads?
Os Native Ads, como já mencionamos, são adaptados ao site no qual o internauta está. Por serem anúncios “disfarçados”, seu objetivo é buscar a atenção do consumidor e oferecer um produto ou serviço. Mesmo que não pareça.
Na publicidade tradicional, o internauta tem a plena noção de que há um produto sendo divulgado. A publicidade nativa, por outro lado, busca atingir de uma forma mais subconsciente.
Ao ser exibido para uma pessoa que não necessariamente procura determinado produto, a propaganda é “empurrada” para o usuário de uma forma mais sutil. Isso faz com que a taxa de clique nos Native Ads seja consideravelmente maior.
Por que vale a pena trabalhar com Native Ads?
O principal benefício de trabalhar com Native Ads é que eles não parecem anúncios convencionais. Em muitos sites, é comum que os visitantes sejam bombardeados com banners e pop-ups que comprometem a experiência do usuário e resultam em uma impressão ruim. Ou seja, aquele material promocional está sendo desperdiçado.
Os Native Ads surgiram como alternativa por terem aparência de um conteúdo informativo, que não é promocional. Ao recomendar o seu produto em suas linhas, a sua loja terá o aval de um conteúdo de qualidade recomendado em um site que é relevante para o seu público-alvo. Isso garantirá os cliques que você precisa para levar clientes ao seu produto.
Além disso, por serem anúncios digitais, os Native Ads proporcionam excelente custo-benefício porque somente são exibidos para quem tem grandes chances de se converter em cliente seu. Nada é desperdiçado, nem seus recursos, nem o tempo de criação dos anúncios.
Confira, abaixo, 3 benefícios de se utilizar essa estratégia de anúncio.
1. Ofereça uma melhor experiência para o usuário
Sem dúvidas, uma das maiores vantagens dos Native Ads é o fato de proporcionar ao usuário de internet uma navegação mais suave. Mostrar para o internauta uma série de anúncios fora de contexto, além de ser menos efetivo, prejudica sua experiência de forma geral.
Para que o interesse seja maior, a personalização de anúncios é a opção certa! Deste modo, há mais chances de uma efetiva conversão em um lead. Como já mencionamos, os usuários tendem a clicar mais em Native Ads do que em anúncios publicitários tradicionais. Ao se sentir mais confortável, o internauta tende a ser mais receptivo às propagandas contidas nos Native Ads.
2. Segmente suas campanhas de anúncios
Para além do exposto no tópico anterior, os benefícios são extensíveis para quem anuncia. Com os Native Ads, há a possibilidade de você segmentar suas campanhas, por meio de sites mais acessados por seu público-alvo, por exemplo.
Há as opções de se segmentar por camadas, por localização (geotargeting), exibir determinados Ads apenas para usuários já cadastrados (retargeting), entre outros. Isso beneficia o empreendedor, que pode utilizar de estratégias específicas para sua persona.
3. Aumente o alcance de sua marca
A última vantagem de se utilizar os Native Ads está longe de ser a menos importante. Com o seu uso correto, é possível aumentar consideravelmente o alcance de sua marca. Incrível, não é mesmo?
Por meio das estratégias da publicidade nativa, personalização de anúncios e ofertas direcionadas, sua marca vai alcançar mais pessoas receptivas. Os benefícios disso são diversos. Começando pelo velho ditado “quem não é visto, não é conhecido”. E indo além, aumentar o alcance de sua marca por meio de Native Ads é quando os seus clientes se encontram em um momento ideal para comprar.
Como planejar uma campanha de Native Ads para o e-commerce?
Achou interessante a ideia de trabalhar com Native Ads? Então, você precisa conhecer os passos fundamentais para acertar no planejamento e na execução dessa estratégia em um e-commerce:
- como em qualquer outra campanha de marketing, você deve definir qual é o seu objetivo. Essa meta servirá para orientar as decisões que serão tomadas nas etapas seguintes do processo;
- faça uma boa pesquisa sobre o perfil do seu público-alvo. Entender bem as características, necessidades e motivações dessas pessoas ajudará a desenvolver Native Ads persuasivos e que agreguem valor a elas. Essas informações também servirão para segmentar os seus anúncios adequadamente;
- outra etapa importante é a definição da abordagem dos seus Native Ads. Para que não sejam intrusivos, eles precisam ser conteúdos de qualidade, que tragam algum benefício ao usuário além de promover seu produto;
- após ativar a sua campanha, certifique-se de acompanhar os seus resultados de perto. Sempre que detectar oportunidades de melhoria, faça ajustes e observe como o público está reagindo aos seus Native Ads.
Agora que você já sabe o que são Native Ads e conhece o melhor caminho para ativar a sua estratégia, está na hora de começar a aproveitar os benefícios dessa ideia. Considere os seus objetivos e as características da sua loja e dê início à sua campanha.
Aprenda mais sobre como obter resultados de qualidade no segmento de e-commerce. Entenda o que os consumidores mais valorizam ao fazer uma compra online.