Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

O que é a busca por voz e como utilizá-la no meu e-commerce?

Confira o artigo e saiba o que é a busca por voz e como ela pode agregar no crescimento de seu e-commerce!

O que é a busca por voz e como utilizá-la no meu e-commerce?

Sem precisar digitar o que desejam, os usuários buscam cada vez mais fazer pesquisas por voz em dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets. A praticidade e a rapidez desse método é o que mais os atrai. Por isso, os mecanismos de busca, como o Google, já consideram esse tipo de pesquisa para classificar o ranqueamento de conteúdos.

Diante dessa realidade, os e-commerces também podem utilizar a tecnologia a favor do negócio. Se você quer entender mais sobre como funciona a busca por voz e como é possível utilizar esse recurso, continue a leitura deste post e confira!

Como funciona a busca por voz?

De forma geral, a pesquisa por voz é quando o usuário opta por falar diante de um dispositivo aquilo que ele deseja encontrar. Ou seja, é usada a fala — em vez da digitação —, com o auxílio do microfone do celular, tablet, notebook ou computador, para buscar algo na internet.

Por exemplo, se o usuário faz uma pergunta curta e objetiva por meio da voz, rapidamente o Google entenderá qual é a dúvida e fornecerá uma resposta bem específica, de acordo com o que foi questionado pela pessoa.

Assistentes pessoais já são bastante conhecidos do público e são exemplos de busca por voz que auxiliam no dia a dia dos usuários e otimizam tempo. Entre os mais famosos, estão a Alexa (Amazon) e a Siri (Apple). Com a inteligencia artificial, esses recursos captam as palavras-chave ditas e oferecem os resultados.

Quais são as suas principais características?

A busca por voz conta com algumas especificidades por isso, são distintas das pesquisas “digitadas”. Entre as características, podemos citar:

  • visibilidade no featured snippets;
  • resultados imediatos;
  • palavras-chave long tail.

Esses são pontos que fazem parte da busca por voz e das estratégias elaboradas pelas marcas. O uso de palavras long tail, por exemplo, é bastante comum nesse tipo de pesquisa porque o usuário, geralmente, faz o questionamento em forma de pergunta. Dessa maneira, é mais fácil uma marca ser encontrada e ter uma melhor performance se investir nesse modelo de palavra-chave.

Os resultados imediatos também são uma característica marcante da busca por voz, já que grande parte das pesquisas ocorre em situações do dia a dia, como saber qual é o restaurante ou supermercado mais próximo.

Ou seja, o usuário quer saber algo específico e precisa rapidamente ter a resposta para solucionar um problema ou tirar uma dúvida.

Como utilizá-la no e-commerce?

Para ter destaque com a busca por voz em seu e-commerce, é importante conhecer o que os potenciais clientes desejam saber. A partir disso, você consegue construir conteúdos e usar palavras-chave que serão facilmente encontradas por eles.

Além disso, há outras estratégias que podem ser úteis em sua loja virtual, tais como:

  •  otimizar o site com o objetivo de aparecer no featured snippets;
  •  criar conteúdo original e relevante;
  • fazer um cadastro no Google Meu Negócio.

Como vimos, esse é um recurso que tem sido útil para os usuários que precisam saber, de maneira imediata, a resposta para uma dúvida. Por isso, as empresas que utilizam essa ferramenta a favor de seu crescimento saem na frente da concorrência. Seguindo essas dicas, você terá um melhor desempenho no e-commerce e conseguirá alcançar melhores resultados nas vendas com a busca de voz.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo