E-book intermediador
Aprenda aqui o que é chargeback e como se proteger dele!

Aprenda aqui o que é chargeback e como se proteger dele!

Um dos grandes vilões do e-commerce o Chargeback pode causar prejuízos reais e significativos para qualquer pessoa ou empresa que vende seus produtos/serviços online, mas afinal, o que é chargeback?

O que é Chargeback?

O Chargeback é o cancelamento de uma venda com estorno do dinheiro ao consumidor, ele pode acontecer em qualquer transação feita via cartão de crédito ou débito por dois motivos diferentes:

  1. Não reconhecimento da compra pelo titular do cartão.
  2. Transações ilegais (Que não respeitam a regulamentação prevista nos contratos com bandeiras de cartão de crédito )

Como funciona o Chargeback?

O dono do cartão tem até um ano para solicitar o chargeback e no caso de vendas online nenhuma administradora de cartão de crédito garante a transação, ou seja sempre que o chargeback é solicitado ele é realizado, e a operadora de cartão “cobra” esse dinheiro do lojista que realizou a venda.

Como se proteger do Chargeback?

Como mencionamos acima administradoras de cartão de crédito não garantem nenhuma transação online, e caberá a você determinar se uma venda é válida ou se é uma fraude, e essa é uma tarefa importantíssima já que atualmente estima-se que 1 a cada 28 vendas online é fraude.

A maneira mais simples de se proteger do Chargeback é usando um intermediador de pagamento que irá fazer as verificações de segurança e garantir a venda para você, ou seja uma vez que o intermediador aprovar uma venda você fica livre do risco de tomar um chargeback.

Outra alternativa é utilizar uma solução antifraude, eles também verificam se uma venda é real ou fraude, diferente dos intermediadores as soluções antifraude não tem poder de decisão eles simplesmente te falam se uma venda parece fraude ou não e você toma a decisão final.

Alguns provedores de solução antifraude garantem a venda e em caso de chargeback te devolvem o dinheiro, mas esse valor varia de serviço para serviço, e algumas vendas com valores mais altas normalmente não são cobertas por essa garantia, então fique atento na hora da contratação.

Conclusão

O Chargeback pode trazer grandes prejuízos a lojistas, felizmente existem algumas formas de se proteger e se preparar é o único caminho, já que fraudes online são comuns e todos estão sujeitos a elas.

É isso, em caso de dúvidas ou sugestões use o campo de comentários abaixo.

E-book Técnicas de Venda para Loja Virtual
Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)