E-book intermediador

O que é CVV? Código de Verificação do Cartão

O que é CVV? Código de Verificação do Cartão

Você certamente, no momento de uma compra online, precisou fornecer o CVV, né?!  Nos e-commerces, você tem a informação de onde localizar esse número. Mas é importante você entender o que é CVV e para que serve o Código de verificação do cartão. Pensando nisso, elaboramos este artigo para te explicar de forma simples e completa. Boa leitura!
O que você vai encontrar neste artigo:

O que é CVV?

CVV é a abreviação de Card Verification Value, que, em português, significa “Valor de Verificação do Cartão”. No Brasil, também pode aparecer descrito com, “Código de Verificação do Cartão”.
As bandeiras de cartões de crédito utilizam essa sigla como referência ao Código de Segurança do Cartão (CSC). Utilizado como garantia de que o comprador tem o cartão utilizado em suas mãos.
Esse código é uma das proteções mais importantes disponibilizadas contra fraudes e transações irregulares realizadas online.
Você pode encontrar outras siglas para o mesmo código, isso depende muito da operadora responsável. Os cartões Master utilizam o (CVC ou CVC2 – Card Validation Code) Código de validação do Cartão. Já os cartões American Express, você vai encontrar a Identificação do Cartão (CID ou Card ID).

Existem também outras formas que são utilizadas, como, por exemplo V-CODE ou V CODE (Verification Code), CVVC (Card Verification Value Code), CVD (Card Verification Data) ou ainda CCV (Card Code Verification).

Onde fica o CVV?

Independente da nomenclatura, o mais importante é saber localizar esse código. Grande parte das bandeiras, utilizam o código de segurança de três dígitos, na parte traseira do cartão, abaixo da linha magnética, logo após o número do cartão.

Nos cartões com bandeira Amex (American Express), o CVV fica no canto direito, na frente do cartão, como mostra a ilustração. O CVV Amex, é formado por um número de quatro dígitos.

onde fica o cvv?

Como funciona o CVV?

Como visto anteriormente, o código de verificação pode ser formado por números de três ou quatro dígitos. Esses números são fornecidos por um algoritmo (receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa), baseado em criptografia, que utiliza dados do cartão, como, por exemplo, o número e validade, para gerar o código de verificação do cartão. Esse processo garante que seu código de segurança seja único e seguro.
Entretanto, para garantir a segurança da transação, é preciso mantê-lo em segredo. As operadoras precisam limpar todas as informações de arquivos e dispositivos assim que a operação é validada.
Bandeiras como, Visa, Master, Discover e Amex, são extremamente rigorosas nesse quesito, e proíbem o armazenamento do CVV de seus cartões.

Para que serve o CVV?

A função do código de verificação do cartão, é garantir que apenas o proprietário do cartão, realize operações online, já que no ambiente físico, a validação ocorre através de senhas.

No momento do checkout em uma loja virtual, é preciso preencher informações como, nome, número do cartão e a validade, além é claro do CVV. Isso garante mais segurança, pois, é uma informação mais restrita. Caso você não se lembre do seu código de verificação ou outra pessoa tente comprar em seu nome, e não possua o CVV, não será efetuada a transação.

CVV é seguro?

Sim, o CVV, código de verificação do cartão é seguro. Existe uma série de regras para que só você saiba o código de segurança do seu cartão:

  • CVV é impresso apenas no cartão;
  • Após a compra o CVV não aparece no recibo;
  • Diferente dos outros números no cartão, ele não é em alto-relevo, é impresso de forma discreta na parte de trás do cartão;

Mas para garantir a segurança, você precisa tomar alguns cuidados para garantir o sigilo desse código de segurança, como, por exemplo: não digitar o CVV em computadores públicos ou de terceiros. Só efetuar compras em sites com certificado de segurança SSL(chave ou cadeado que aparece na barra de status da página indicando que o ambiente é seguro). Mantenha seu antivírus atualizado, evitando a contaminação por Spyware (virus espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o PC). Muito importante não falar para ninguém esse número, e não armazenar em computadores e celulares fotos do seu cartão de crédito. Tomando esses cuidados, suas transações estarão seguras.

Seja do lado do varejista ou do cliente, preocupar-se com a segurança do código de verificação CVV é um esforço em conjunto para facilitar a vida de todos e permitir que façamos compras com cada vez mais tranquilidade.

E aí, gostou do artigo? Agora que você sabe o que significa CVV e a sua importância, é hora de espalhar essa informação! Você pode começar compartilhando este post nas suas redes sociais.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo