Um dos principais desafios do e-commerce que trabalha com a revenda de produtos importados é, com certeza, a entrega. Isso porque, na grande maioria das vezes, esse processo não é de responsabilidade direta da empresa da qual se comprou a mercadoria. Dessa forma, o e-packet pode ser uma opção para facilitar esse processo.

Hoje, boa parte do comércio on-line compra diretamente da China. Contudo, os longos períodos para a entrega acabam por prejudicar a revenda dessa mercadoria, exigindo que o comerciante crie um estoque para atender à demanda.

Contudo, nos últimos anos, tivemos uma melhoria nos processos de entrega e a criação de novas modalidades, com o intuito de atender às necessidades de revenda. Entenda mais sobre o assunto, no texto abaixo!

O que é e-packet?

O e-packet é uma opção de envio de mercadorias disponível para compras realizadas junto a lojistas e e-commerce situados na China ou em Hong Kong, possibilitando uma entrega mais ágil de pacotes para outros países.

Essa modalidade já é ofertada desde 2011 nos Estados Unidos e fez um grande sucesso por lá, o que incentivou o governo da China a disponibilizar essa possibilidade para mais de 35 países, inclusive o Brasil, garantindo mais agilidade após a compra.

Antes da possibilidade de utilizar o e-packet, existia apenas o China EMS, uma modalidade de entrega com prazo de dois meses, mas que, geralmente, acabava passando e poderia chegar a até 6 meses. Isso impossibilitava a revenda direta, também conhecida como dropshipping — forma muito utilizada por e-commerce para reduzir custos.

Para a utilização do e-packet, existem algumas exigências. São elas:

  • o produto não deve ultrapassar 2 kg;
  • o valor da mercadoria, somado ao valor do frete, não pode exceder 400 dólares;
  • o produto deve ter dimensões máximas de 61 cm x 91 cm.

Além disso, o e-packet também conta com um rastreamento funcional, que permite verificar onde está realmente o produto e o tempo que ele demorará para chegar. Apenas isso já é uma grande evolução em relação às modalidades de entrega existentes anteriormente.

Quais as suas vantagens?

Existem várias vantagens em utilizar o e-packet em suas compras internacionais ou estratégias de dropshipping. São elas:

  • rastreamento internacional — permite repassar rastreios funcionais aos seus clientes, que poderão acompanhar a entrega;
  • devoluções gratuitas — em caso de insatisfação com o produto ou desistência da compra, a devolução é gratuita, minimizando custos;
  • agilidade na entrega — o prazo máximo de entrega é de um mês, porém, é comum que ela seja muito mais rápida.

Por que investir em melhorias de envio?

O envio da mercadoria está diretamente relacionada com a satisfação de seus clientes: uma vez que a entrega ocorra de forma rápida e sem dores de cabeça, o consumidor terá uma experiência positiva, recomendando o seu e-commerce a amigos e familiares.

Da mesma maneira, problemas na entrega podem frustrar o cliente, que não voltará a fazer negócios com você. Além disso, há a possibilidade de ele fazer uma propaganda negativa sobre o seu negócio, prejudicando a sua loja.

Como vimos, os benefícios trazidos pelo e-packet podem agir diretamente nos problemas enfrentados pela entrega internacional, como a demora e a falta de um rastreamento confiável. Com ele, seus clientes ficarão mais satisfeitos, o que significa mais vendas. Portanto, essa é uma ótima opção para quem busca realizar compras internacionais ou trabalhar com o uso de dropshipping.

Se você gostou deste post, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades no mundo do e-commerce!

Assine a Newsletter da Vindi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies