O que é Magento? Para que ele serve?

O que é Magento? Para que ele serve?

Magento é uma plataforma de e-commerce de código aberto feita em PHP que é utilizada para criação de lojas virtuais.

Criado em 2008, o Magento é extremamente popular e atualmente é utilizado por 8% de todas as lojas da internet mundial.

Atualmente o Magento está disponível em 3 versões: Community Edition, Enterprise Edition e Magento Go.

Community Edition é a versão gratuita do Magento, a grande diferença dela para outras versões é que o suporte é dado todo pela comunidade, então se tiver problemas caberá a você achar a solução. Em 99.9% dos casos usar a Community Edition será a versão mais indicada para você.

Portanto, fique ligado nesse artigo vamos te explicar tudo que você precisa saber para começar sua loja virtual utilizando essa tecnologia.

Magento plataforma de e-commerce Open Source.

Usar o Magento não é uma tarefa fácil principalmente se você não é uma pessoal muito técnica, no entanto a tarefa não é impossível, veja abaixo como criar sua primeira loja.

Funcionalidades

O Magento possui centenas de funcionalidades que o tornam uma ferramenta poderosa para criação de lojas virtuais, alguns destaques são: Temas e Integrações (Modulos), abaixo falamos um pouco sobre cada uma delas.

Integrações ( Módulos )

Módulos são responsáveis por tornar o Magento adaptável e altamente integrado a ferramentas externas. Um exemplo, se em sua loja virtual você precisa implementar o cálculo de fretes via Correios, não precisará criar uma solução do zero e pode simplesmente instalar o módulo dos correios na sua loja e pronto.

Graças a popularidade do Magento a grande maioria dos provedores de serviços relacionados a e-commerce possuem módulo próprio para magento. Essa é sem dúvida uma das “funcionalidades” que tornam o Magento poderoso e prático para seus usuários.

Você pode conferir os módulos disponíveis no site Magento Connect.

Temas

Com os temas para Magento, você consegue facilmente deixar a sua loja com um visual mais adequado aos produtos que você está vendendo, existem milhares de temas disponíveis para você escolher.

Assim você pode literalmente escolher um tema, trocar o logotipo e deixar sua loja com visual profissional em poucos minutos.

O que é Magento exatamente?

No começo do artigo dei uma resumida nas informações sobre o que é o Magento. Caso não tenha sido o suficiente para você, continue lendo já que aqui vou falar mais detalhadamente sobre o sistema.

O Magento é um sistema web utilizado para criação de lojas virtuais, que vem sendo desenvolvido à anos. Ele possui funcionalidades que o tornam uma ferramenta poderosa para criação de lojas virtuais profissionais.

Assim, uma das grandes vantagens é que você não precisa ser um programador para usá-lo. Ele é todo modular e configurável via painel de administrador, é claro que, se você desejar fazer modificações internas irá precisar de conhecimentos em programação PHP.

Breve Histórico

Criado em 2008 pela Empresa norte-americana Varien, o Magento é uma plataforma de e-commerce Open Source. Ele permite pessoas comuns criem lojas virtuais sem grandes conhecimentos de programação.

Por ser uma plataforma de código aberto os próprios usuários contribuem para seu desenvolvimento.

Sendo assim, o Magento se tornou popular rapidamente, especialmente por utilizar tecnologias gratuitas e populares na web, como PHP e MySQL. Graças a essa popularidade o Magento foi adquirido pela eBay em 2011. No entanto, essa parceria não deu muito certo e em 2015 o Magento se separou da eBay nascendo assim o Magento inc.

Em 17 de Novembro de 2015 foi lançado o Magento 2.0, versão que trouxe muitas melhorias ao sistema todas com o objetivo de aprimorar experiência do usuário. E como consequência melhorar a taxa de conversão das lojas que o utilizam.

Houveram também melhoras estruturais e o Magento passou a suportar nativamente marcação de dados estruturados ( Rich Snippets ).

O sistema de cache também foi melhorado e por fim o Magento passou a oferecer melhor escalabilidade para seus usuário.

Aconteceram também mudanças na estrutura do projeto que passou a adotar o padrão MVVM de desenvolvimento.

Para isso o sistema agora utiliza a biblioteca de Javascript Knockout.js em seu front-end.

Como criar uma loja virtual com Magento

Para ter sua loja virtual online o tempo todo o primeiro passo é contratar uma hospedagem de sites ( servidor ) que suporta PHP e MySQL ( Abaixo falamos mais sobre os requisitos de sistema ).

Feito isso, uma vez que seu servidor esteja online, você precisa baixar o Magento e enviar para seu servidor. Em seguida é só instalar e fazer a configuração inicial seguindo o “passo-a-passo” do Magento.

Algumas empresas de hospedagem que utilizam Cpanel, já vem com o instalador do Magento. Então esse processo é mais fácil, se esse for o seu  caso, você poderá instalar o Magento direto do seu painel de administrador, sem precisar fazer nenhum download.

Confira no vídeo abaixo como funciona o processo:

Requisitos Recomendados de Sistema

Importante destacar que para rodar o Magento em seu servidor sem maiores problemas é recomendável que ele tenha as seguintes configurações:

  • Sistema operacional: Linux x86,x86-64
  • Web Server: Apache 2.X ou Nginx 1.7.x
  • Hospedagem: Aceite criar CRON JOBs e dê acesso aos arquivos .htaccess
  • PHP: 5.4,5.5 ou 5.6
  • Banco de Dados: MySQL 5.6 ou Oracle
  • SSL: Certificado válido de SSL para ter HTTPS em seu domínio. ( Não é obrigatório, mas extremamente recomendado )

É isso, espero que tenha gostado e principalmente tenha aprendido o que é Magento! caso ainda tenha dúvidas use o campo de comentários abaixo.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo