Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

O que é Micro-SaaS e como usar essa estratégia para desenvolver sua Startup

Conheça como você pode usar a estratégia do Micro-SaaS na criação da sua Startup e como ela pode conseguir diferenciais competitivos fazendo menos que os concorrentes

O que é Micro-SaaS e como usar essa estratégia para desenvolver sua Startup

Enquanto nos jornais cada vez vemos mais notícias falando sobre os unicórnios e como eles estão desenvolvendo soluções de A a Z na tentativa de engolir boa parte do negócio, existe um movimento de novas Startups que vão no sentido oposto.

O Micro-SaaS é uma estratégia para oferecer diferenciais estratégicos nas Startups contra os grandes unicórnios apenas escolhendo desenvolver soluções melhores para segmentos específicos.

Entenda a seguir mais sobre o que é e como você pode usar essa estratégia na criação da sua Startup.

O que é micro SaaS?

O podemos definir o termo Micro-SaaS como uma startup focada na construção de soluções com modelo de recorrência para determinado nicho e base de usuários restrita.

É administrado por uma pessoa ou uma pequena equipe com custos mínimos para a operação e sendo financiado através de Bootstrapping.

Diferente das demais startups SaaS, que focam em atender uma variedade de segmentos e construir plataformas completas ou All-in-One, o Micro-SaaS foca em resolver problemas específicos para um determinado segmento do mercado.

A escolha por adotar o modelo Micro-SaaS na criação de uma startup, traz facilidades e certa liberdade aos fundadores, pois, este modelo diminui a complexidade na criação do negócio.

Segmentando para determinado nichos

Usar o modelo de startup já é um caminho mais curto no processo de construção de uma  empresa, mas podem apresentar uma determinada complexidade. O Micro-SaaS é uma forma de tornar esse processo mais simples e fácil.

Alguns elementos são considerados como requisitos para a construção de produtos usando esse modelo.

Produto adaptado para o nicho

O primeiro ponto que podemos destacar é a necessidade de limitar o foco do produto para um determinado nicho do mercado. Dessa forma, sua empresa se torna uma especialista no segmento escolhido.

O principal benefício é poder concentrar seus esforços em entender melhor o mercado que ela vai atuar, entender melhor seus clientes e entregar um produto final menos genérico.

Isso também pode fazer com o que o desenvolvimento seja mais simples, que o produto possa chegar mais cedo ao mercado através do MVP e reduzir o tempo para encontrar o Product/Market Fit do modelo de negócios escolhido.

Menos custo com estrutura e pessoal

Como citado anteriormente, a escolha por um nicho pode reduzir a complexidade na hora de desenvolver o produto, e isso reflete em uma economia de custos com estrutura e pessoal.

Quando falamos de um produto All-in-One que trabalha com diversos segmentos, é fácil de imaginar que essa plataforma deva ter uma complexidade maior em seu desenvolvimento e integrações com demais sistemas. Isso tudo acaba aumentando o custo de servidores e toda a estrutura que necessita.

Outra questão, é que um produto All-in-One necessita de um time maior de pessoas para o desenvolvimento e planejamento do produto. Sendo um produto mais complexo, também requer um time maior de vendas e marketing para realizar a venda de todos os produtos.

Com esse aumento de pessoal, também será necessário um time maior de RH para fazer a gestão de todo o pessoal, e isso acaba se tornando um efeito “bola de neve”.

Os dois pontos que levantamos (custos com estrutura e pessoal) acabam fazendo com que as margens da empresa acabem sendo cada vez menores. Por isso, um Micro-SaaS pode ter uma receita menor, mas sendo muito mais performática, garantindo que a empresa tenha  uma maior margem de lucro líquido no final.

Diferenciais competitivos

Um dos principais pontos que podemos destacar quando seguimos com o Micro-SaaS é a possibilidade de criar diferenciais competitivos em relação a uma concorrência já solidificada.

Existem 2 caminhos para seguir nesse caso, a entrega de um produto com qualidade superior aos demais produtos do mercado ou oferecer um preço mais baixo pelo produto. 

Claro que se pudermos oferecer um produto melhor com um custo menor acabamos tendo um diferencial competitivo muito forte, mas nem sempre isso é possível ou estrategicamente desejável.

Se a opção for seguir pela estratégia de ter um produto com qualidade superior do que os produtos da concorrência, o produto oferecido deve ser cerca de 5 vezes melhor do que o do concorrente. 

Normalmente no Micro-SaaS isso é mais simples de alcançar, pois, não são desenvolvidos diversos produtos, mas sim um único produto onde é possível se concentrar em adicionar recursos e aperfeiçoar constantemente.

A outra opção é ter um cobrar menos pelo produto, e isso é possível no Micro-SaaS pelas razões que foram citadas no começo desse tópico como, custos com estrutura e times menores.

O custo do produto também pode ser menor para o cliente quando feito o comparativo de produtos All-in-One, contra produtos nichados. No caso do All-in-One, o cliente acaba sendo obrigado a pagar por todo o produto mesmo que ele necessite somente de um determinado recurso oferecido.

Formas de criação do Micro-SaaS

Durante a idealização do Micro-SaaS, devemos considerar os modelos possíveis, métodos de construção do produto e quais os benefícios que cada um desses traz. Veja a seguir 3 formas de construção do produto.

Plataforma dependente

O primeiro método é construir o produto dependente de uma plataforma. Onde o produto funciona como um add-on ou plugin da plataforma e adiciona recursos para a plataforma.

Neste caso, você conta com uma base existente de usuários da plataforma e pode direcionar a aquisição de clientes do seu produto, diretamente ou através do marketplace da plataforma quando disponível.

Alguns exemplos são:

  • Painel para analisar perfil e engajamento para Twitter;
  • Agendamento de posts para Instagram;
  • Chatbot ou automações para Slack.

Plataforma integrada

A ideia desse método é o mesmo da plataforma dependente, mas a diferença nesse caso é que o produto não será integrado e dependente de uma única plataforma. 

A plataforma integrada é construída baseada em 2 ou mais plataformas, de forma a agregar interação entre os serviços.

O benefício principal desse método é não ser dependente das mudanças e regras de uma plataforma específica, dando mais dinamicidade e segurança para a continuidade do produto.

Podemos destacar alguns exemplos:

  • Agregador de informações de vários sites;
  • Leitor de e-mail para múltiplas contas;
  • Agendamento de posts nas principais redes sociais.

Plataforma independente

Diferente dos dois modelos anteriores, a plataforma independente não está vinculado a outro serviço.

O benefício de escolher por construir seu produto em uma plataforma independente é ter liberdade para oferecer recursos exclusivos e personalizar o produto final sem as restrições de outros serviços.

Por outro lado, não podemos contar com uma base existente de usuários ou com a segurança de basear o produto sob um serviço com modelo de negócio validado.

Para esse modelo o número de exemplos que podemos trabalhar é maior, visto que não precisamos seguir o conceito de um serviço, alguns exemplos são:

  • Ferramenta de feedback de clientes e NPS;
  • Widget de chat;
  • Plataforma de analytics para sites;
  • Gerador de imagens para redes sociais;
  • Criador de produtos NoCode;
  • Automação de marketing;
  • CRM para nicho.

Como podemos ver, a estratégia de criar um produto Micro-SaaS possibilita a criação de novos negócios com diferenciais competitivos contra os grandes unicórnios e sem a necessidade de um grande time ou rodadas de investimento externos. Além disso, o Micro-SaaS quebra muitas barreiras de entrada para novos empreendedores e o crescimento de pequenas Startups.

Se você teve algumas ideias com esse artigo e já esta planejando criar sua próxima Startup baseada nessa estratégia de negócios, não deixe de conferir os cursos de Startup da Universidade Yapay.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo