E-book intermediador

O que é o CRO e como otimizar na loja online?

O que é o CRO e como otimizar na loja online?

Hoje, a maioria das equipes de marketing busca direcionar tráfego para sites, que depois são convertidos em leads para o fechamento da equipe de vendas. Quando esse processo começa a gerar resultados, os profissionais procuram gerar ainda mais tráfego e, espera-se, mais sucesso ainda.

Poucas equipes se concentram em obter mais leads a partir do tráfego existente. É aí que entra a Otimização da Taxa de Conversão (CRO). Nesta postagem do blog, falaremos sobre o CRO, o que ele é e como melhorá-lo.

O que é CRO?

Conversion Rate Optimization é a expressão em inglês que deu origem à sigla CRO. A tradução literal é Otimização da Taxa de Conversão. Muitos sites são projetados para converter visitantes em clientes. Essas conversões ocorrem em todo o site: na página inicial, na página de preços, no blog e nas páginas de conteúdo. Todas essas páginas podem ser otimizadas para gerar um número maior de conversões.

O processo de otimização dessas conversões é exatamente o que o CRO envolve. Ele traz uma oportunidade enorme e, muitas vezes, inexplorada pelas equipes de marketing. Você pode se surpreender com o impacto que poderia gerar ajustando o seu site para otimizar as conversões.

Qual é a importância do CRO?

Uma vez que os seus mecanismos de vendas e marketing atraem visitantes do site que consistentemente se convertem em leads para a sua equipe de vendas, você deve começar a pensar em CRO.

A maioria das empresas tem uma demanda limitada por produtos e serviços. Por isso, é imperativo que você tire o máximo de proveito do tráfego existente no seu site. Ferramentas como o Global Market Finder do Google podem mostrar o volume de pesquisas online para que você tenha uma ideia da demanda potencial de seus públicos-alvos. Depois de determinar o limite da demanda do cliente, é hora de descobrir como obter vendas a partir do tráfego online.

Se o seu site tiver 10.000 visitantes por mês, que geram 100 leads e, posteriormente, 10 clientes por mês, a taxa de conversão da sua loja online seria de 1%.

No entanto, se você quisesse gerar 20 clientes por mês? Você pode tentar obter 20.000 visitantes em seu site e torcer que a qualidade do tráfego não diminua ou pode obter mais leads de seu tráfego existente, otimizando a sua taxa de conversão.

Caso você aumentasse a taxa de conversão de 1% para 2%, dobraria os seus leads e os seus clientes.

Como melhorar o CRO?

1. Crie CTAs no meio dos posts

Embora seja uma boa prática incluir um call-to-action (CTA) no fim da postagem do blog, isso, às vezes, não atrai as pessoas a seguir o curso de ação desejado. As pessoas se acostumam a ignorar informações semelhantes a banners em sites e isso se aplica ao CTA. É a chamada cegueira de banner.

Essa falta de atenção combinada com o fato de que os visitantes do site nem sempre leem uma postagem até o final implica a necessidade de uma nova abordagem. Você pode adotar uma nova postura, colocando uma frase com links no meio do texto, entre dois intertítulos, por exemplo.

2. Otimize as suas postagens de alto desempenho

Se você está blogando há mais de um ano, é provável que algumas postagens em seu blog supere as outras em termos de tráfego. Essas postagens são uma grande oportunidade para fazer CRO.

Para começar, identifique posts com altos níveis de tráfego, mas baixas taxas de conversão. Pode ser que a oferta de conteúdo que você está promovendo nessas páginas não esteja alinhada com o conteúdo da postagem ou que o seu CTA não esteja claro.

Para melhorar a conversão dessa postagem, você pode adicionar a ela uma oferta clara relacionada ao conteúdo abordado.

Além disso, você deve analisar quais são as suas postagens com as maiores taxas de conversão. Busque direcionar o tráfego do seu site para esses posts, por meio de links e da utilização de práticas de SEO (Search Engine Optimization) que tornem a página mais fácil de encontrar em buscadores, como o Google. Atualize o conteúdo dessas páginas para garantir que ele permaneça atual e relevante.

Dessa forma, você aproveita as estratégias que já estão funcionando no seu site e evita que elas se tornem ultrapassadas com o passar do tempo.

3. Faça testes e controle os resultados

Alterar a cor do botão do CTA de verde para vermelho melhorou em 32,5% as conversões para a Performable. Nesse caso, o vermelho produz um melhor contraste na página deles, o que contribui para aumentar a taxa de conversão. A questão nesse caso não é a cor, é o contraste.

Escolha uma cor para o seu CTA que não tenha sido usada em lugar nenhum da página, para que ele se destaque e chame a atenção necessária. Faça testes com dois diferentes padrões e analise o que oferece melhor desempenho. Esse é o chamado teste A/B, metodologia que permite melhorar cada vez mais o CRO do e-commerce.

4. Otimize o seu checkout

O seu checkout deve ser seguro, transparente e simples. Esse fator é essencial para estimular o cliente a finalizar a compra. Uma forma de fazer isso é eliminar passos desnecessários. Confira o seu formulário de cadastro, por exemplo. Quantos campos ele tem? Quantos podem ser eliminados?

Da mesma forma, é importante fornecer opções de pagamento seguras e incutir nos clientes a certeza de que os seus dados estarão protegidos na sua loja online.

5. Pare de usar bancos de imagens

Fotos de bancos têm excelente resolução. No entanto, elas parecem falsas e reduzem a confiabilidade do seu site. Lembre-se de que o propósito de um site não é apenas ficar bonito, mas sim inspirar determinadas sensações no comprador. Entre elas, a credibilidade.

Um estudo de caso do Market Experiments mostrou que as conversões foram aprimoradas para um site que substituiu uma foto de banco de imagens em sua página inicial por uma foto do fundador da empresa. Isso aumentou as inscrições em 35%.

As pessoas gostam de lidar com histórias reais. Tente usar pessoas comuns em seu site, em vez de fotos ou modelos. Deixe pessoas normais, como os seus próprios funcionários, posarem para você. Isso ajudará as pessoas a se relacionarem melhor com a sua loja e a torná-las mais dispostas a fazerem negócios com você.

Agora que você compreende a importância do CRO e como otimizar a taxa de conversão em sua loja online, pode aplicar essas estratégias e aumentar a sua conversão de visitantes para compradores. Afinal, é essencial que a maior parte possível dos seus clientes em potencial seja convertida em clientes reais e, quem sabe no futuro, em embaixadores da marca.

Gostou do nosso conteúdo sobre CRO? Então, compartilhe-o nas redes sociais e divulgue essas informações!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo