Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

O que é phishing, quais são os riscos e como evitá-lo no e-commerce?

Saber o que é phishing é fundamental para garantir a segurança dos seus clientes no e-commerce. Entenda!

O que é phishing, quais são os riscos e como evitá-lo no e-commerce?

Proteger os seus clientes deve estar entre as prioridades do seu e-commerce. Isso inclui contar com iniciativas voltadas à prevenção contra golpes e fraudes. Pensando nisso, você sabe o que é phishing?

O phishing é um risco para qualquer site ou serviço na internet, já que pode se passar pela sua marca e roubar os dados dos seus clientes. Se isso ocorrer, a relação entre vocês provavelmente ficará comprometida.

Felizmente, existem formas de diminuir o risco de phishing nas transações do seu e-commerce. Isso envolve tanto uma boa orientação aos seus consumidores quanto a implementação de medidas de segurança em seu próprio site. Continue a leitura deste post e saiba mais!

O que é phishing e como ele ocorre?

Phishing é o termo usado para se referir a um tipo de golpe que envolve enganar uma pessoa fazendo ela acreditar que está usando um serviço legítimo. Por exemplo, é o caso de se passar por uma loja ao requisitar dados do cliente e roubá-los.

Os golpistas fazem uso de uma série de recursos e vulnerabilidades para utilizar o phishing e roubar os dados das pessoas. O e-mail é apenas um deles, geralmente fazendo uso de uma versão falsa do seu site para captar as informações desses clientes.

Apesar de parecer algo fora do seu controle, existem maneiras de garantir que o seu e-commerce esteja mais protegido contra as ameaças de phishing. Lembre-se de que um cliente prejudicado pode não querer mais voltar para a sua loja.

Como se prevenir contra o phishing no e-commerce?

Apesar de representar uma preocupação necessária para os consumidores, quem tem uma loja online também precisa pensar em iniciativas para evitar o risco de phishing. É algo que ajuda a livrar você de dores de cabeça e aumenta a confiança dos seus clientes no seu negócio.

Confira, a seguir, algumas das iniciativas que você pode implementar para isso!

Utilize um layout claro

Muitos esquemas de phishing tentam replicar o layout do seu e-commerce para enganar os consumidores, quase sempre se aproveitando da distração deles. Uma das formas de evitar que isso aconteça é investir em um layout que seja realmente único e fácil de distinguir.

Assim, mesmo que inconscientemente, o seu cliente perceberá que há algo de errado e pensará duas vezes antes de inserir seus dados em um site fraudulento.

Oriente os seus clientes

A informação é uma ferramenta bastante poderosa contra golpes e fraudes. Orientar os seus clientes é algo fundamental para diminuir o risco de caírem em esquemas de phishing.

Por exemplo, você pode enviar um e-mail para a sua base reforçando que nunca cliquem em links suspeitos de mensagens se passando pela sua loja. Saliente que determinadas transações são feitas diretamente pelo seu site, sem a necessidade de clicar em e-mails suspeitos.

Use uma plataforma segura

Muitos golpes de phishing se aproveitam de uma estrutura insegura de e-commerce para roubar os dados dos clientes. Para evitar que isso aconteça com você, é fundamental investir nesse aspecto da sua loja.

Todos os dias podem surgir novas vulnerabilidades que exigem correção. Fique de olho no ritmo de atualizações da segurança da sua plataforma e, se possível, converse com o suporte técnico para entender melhor como isso funciona.

Saber o que é phishing e como evitá-lo é fundamental para que a sua loja online sempre funcione bem e proporcione experiências positivas aos seus clientes. Ao adotar as dicas recomendadas neste artigo, você terá as ferramentas de que precisa para manter longe o risco desse problema.

Quer continuar aprendendo mais sobre como aprimorar os resultados do seu e-commerce? Assine a nossa newsletter e comece a receber as nossas novidades diretamente em sua caixa de entrada!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo