Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

O que são as Edtechs e por que elas estão em alta?

Neste post, entenda mais sobre o conceito da Edtech, a startup de tecnologia voltada para a educação. Compreenda por que a ideia está em alta e como essas empresas contribuem para o setor e veja dicas de como investir.

O que são as Edtechs e por que elas estão em alta?

A Edtech é uma empresa focada em criar soluções que combinam tecnologia e educação. Ou seja, não é apenas uma escola a distância, mas, sim, um agente de mudança que se baseia na tecnologia para mudar a educação no país. O mercado das Edtechs é promissor e se você tem a ambição de empreender e criar uma startup unicórnio, esse é um mercado no qual ficar de olho. Afinal, a educação no Brasil ainda tem muito a melhorar.

Desde a sala de aula até a disponibilização de recursos para os alunos e para a formação de professores, existe muito espaço para atuar. Com a tecnologia, esse espaço vem sendo cada vez mais encurtado, permitindo novas oportunidades para um dos setores mais importantes de qualquer país. Então, se você quer conhecer mais sobre Edtechs, continue lendo o post, entenda por que elas estão em alta e como estão mudando a educação.

Por que as Edtechs estão em alta?

Existem diversos motivos que explicam porque essas empresas estão em alta. Primeiro, existe muita oportunidade. Como veremos a frente, diversas são as formas como essas empresas revolucionam o mercado. Além disso, como a tecnologia é muito avançada, também há a oportunidade de pensar em soluções que nunca foram vistas antes.

Complementando a oportunidade, existe a demanda. Cada vez mais, há a procura por tornar a educação mais eficiente e o público tem uma demanda grande por isso. Um exemplo é a EAD, que vem crescendo constantemente ao longo dos anos. Com as Edtechs, é possível pensar em soluções ainda melhores. Por exemplo, um grupo de empresários criou um fundo para investir nessa modalidade de empresa.

Como as Edtechs revolucionam a educação?

São diversas as formas como as Edtechs estão revolucionando a educação, não somente no Brasil, mas no mundo.

Adoção de novos recursos didáticos

Usar a tecnologia dentro da sala de aula permite trazer uma experiência nova para os alunos, por exemplo, empregando a realidade virtual e a realidade aumentada. O objetivo é tornar as aulas mais atrativas, dinâmicas e divertidas, o que acaba contribuindo para a educação. É possível fazer visitas virtuais a lugares incríveis, ter uma noção melhor de como átomos se comportam e muito mais.

Formação de professores

Fora da sala de aula, a Edtech ajuda os professores a sempre se manterem atualizados, garantindo que os encarregados pelas aulas saibam aplicar essas soluções. Podcasts, webinars e a própria EAD são formas de garantir que o aprendizado contínuo dos professores seja simples. Os programas de capacitação estão se tornando ilimitados.

Acompanhamento de processos pedagógicos

Usando a tecnologia, os professores conseguem acompanhar mais facilmente a performance dos alunos. Plataformas podem ser usadas para a entrega de atividades, com um histórico de desempenho e com o feedback para que o aluno também melhore constantemente.

Individualização do ensino

Por fim, a tecnologia ajuda a tornar o ensino mais individualizado, um dos maiores desafios das escolas. Se um aluno tem dificuldade; e outro, não; como o professor encontra o equilíbrio na forma de aplicar a matéria? Com uma plataforma adaptativa, é possível reconhecer o que cada um tem de forças e fraquezas, de modo a otimizar a trilha de aprendizagem individualmente.

Como investir nesse setor?

Para quem tem interesse nesse setor, o mais importante é reconhecer que existem outras oportunidades. Ao pensar em ensino, é natural imediatamente associar à escola tradicional, mas existem outros nichos nos quais uma Edtech pode trabalhar. Entre os principais, estão:

  • educação básica, que engloba toda a jornada escolar dos alunos;
  • educação técnica, que busca desenvolver uma habilidade específica já voltada para o mercado de trabalho;
  • educação superior, que ainda é um dos pontos que as Edtechs não exploraram totalmente;
  • educação corporativa, já que as empresas também precisam constantemente desenvolver as habilidades dos colaboradores.

Semelhante às fintechs, uma Edtech pode ser uma startup de muito sucesso, além de ajudar a lidar com um dos maiores problemas do Brasil. Porém, para ter uma startup de sucesso, também é preciso ter um modelo de pagamentos online que seja eficiente, tanto para você quanto para os seus clientes. Nesse sentido, a Yapay pode trazer a flexibilidade de pagamentos de que a sua startup precisa.

Quer conhecer mais? Então, entre em contato e descubra como organizar melhor os pagamentos na sua startup!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo