Os intermediadores de pagamento, também conhecidos como Subadquirentes, são empresas especializadas em realizar pagamentos online, você provavelmente já usou algumas delas PagSeguro, Moip, Paypal e Yapay são algumas das empresas que se encaixam nessa categoria.
Funciona assim, os intermediadores de pagamento oferecem ao consumidor, diversas opções de pagamento (boleto/cartões/transferência) uma vez que a compra é efetuada o dinheiro vai para o intermediador de pagamento e quando o consumidor confirma que recebeu o produto ou serviço o dinheiro é liberado para o comerciante/prestador de serviços.
O comerciante também é protegido de fraudadores e não corre risco de sofrer prejuízos com o chargeback do cartão de crédito que nada mais é do que o cancelamento da transação de compra e venda, que pode acontecer por diversos motivos os mais comuns deles acontece quando o dono do cartão de crédito não reconhece uma compra em seu cartão.
Intermediador de Pagamento: Quais as vantagens?
Intermediadores de pagamento são especialistas em mediar transações financeiras e dão várias vantagens aos comerciantes on-line, primeiramente, você não precisa se preocupar em integrar seu e-commerce com gateways de pagamento e outras plataformas.
No momento em que o cliente está no checkout, ele é direcionado ao site dessas empresas para concluir a transação financeira.
Como são plataformas dedicadas a serviços financeiros, elas oferecem uma gama ampla de opções de pagamento, inclusive bandeiras de cartões que às vezes nem conhecemos. Um diferencial para os clientes que usam soluções de pagamento regionais, por exemplo.
Além de ofertarem um vasto conjunto de opções de pagamento, que contribuem para que você venda mais, os intermediadores ainda investem em sistemas de segurança avançados, para manter a privacidade dos dados dos usuários. Conexões seguras e criptografia de dados são cuidados básicos implementados neste sentido, sendo reforçados por firewalls, antivírus, bloqueadores de ataques, em muitos outros recursos tecnológicos.
Para complementar o portfólio de serviços, os intermediadores também garantem a transação, tanto para o consumidor quanto para o prestador de serviços, digamos que você efetue uma venda através de um intermediador de pagamento e que por algum motivo o pagamento seja recusado pelo comprador. Neste caso, você recebe de qualquer forma pela sua venda, já que o intermediador de pagamento assume o risco pela venda.
Análise de crédito e sistemas antifraude são soluções que você também ganha ao contratar um intermediador de pagamento. Assim que o consumidor insere os dados, a plataforma faz a análise de imediato, liberando ou bloqueando a transação.
Do lado do consumidor, ocorre o mesmo: se o produto não é recebido, ele tem direito a solicitar a devolução do valor, sendo ressarcido pela plataforma. Quem vai intermediar o conflito é a empresa responsável pela plataforma.
Quanto custa contratar um intermediador de pagamento?
Normalmente os intermediadores não cobram mensalidade, a receita deles vem de uma taxa cobrada por cada venda realizada.
O valor dessa taxa é percentual e é influenciado por diversos fatores, por exemplo serviços maiores que movimentam grandes valores diariamente conseguem negociar taxas melhores, além disso, elas variam dependendo do intermediador que você escolher.
Na grande maioria dos casos essa taxa fica na casa dos 7%, então leve isso em conta na hora de precificar seu produto ou serviço.
É isso, caso ainda tenha alguma dúvida em relação ao que são intermediadores de pagamento, assine nossa newsletter e receba conteúdo semanalmente por e-mail.