E-book intermediador

O que você sabe sobre economia criativa?

Entenda sobre o conceito de economia criativa, como ela funciona e quais são as suas vantagens!

O que você sabe sobre economia criativa?

A transformação digital impulsionou o surgimento de modelos de negócio que eram inexistentes até alguns anos. Nesse contexto, o conceito de economia criativa tem sido pauta de eventos, palestras e outras discussões, mundo afora.

Esse termo envolve a oferta de produtos ou serviços que estejam relacionados ao intelectual e que gerem valor, ou seja, movimentem a economia.

Se você quer entender mais sobre a economia criativa e como ela é aplicada em projetos e empresas, continue a leitura deste post e confira!

O que é a economia criativa?

A economia criativa está associada a setores inovadores e pessoas que oferecem soluções criativas, atendendo às necessidades dos consumidores frente às mudanças tecnológicas e sociais vivenciadas nos últimos tempos. Alguns mercados em que é possível identificar a influência desse conceito são:

  • design;
  • moda;
  • arquitetura;
  • artes;
  • música.

Seus aspectos contribuem para que a economia gire e o público sinta-se satisfeito, sendo beneficiado por ideias que influenciam no dia a dia e no bem-estar.

Como ela funciona?

Existem diversos negócios criativos que podem ser utilizados para gerar lucros e oferecer vantagens reais aos clientes.

Nesse sentido, para investir em algo inovador para o mercado e que tenha rentabilidade, é necessário considerar alguns pontos antes de divulgar seu produto ou serviço. Conheça algumas dicas!

Identifique oportunidades

Um dos grandes diferenciais presentes no conceito de economia criativa é justamente a possibilidade de apostar em uma ideia ainda pouco explorada no mercado.

Para isso, é fundamental que você consiga observar quais são as necessidades e problemas comuns das pessoas e como isso pode ser resolvido através de um produto, plataforma ou qualquer outro item comercializado.

Faça parcerias

Outro método que pode ser utilizado é a realização de parcerias, pois, é uma maneira de aumentar a visibilidade do negócio e construir um público mais sólido.

A busca por patrocínios e incentivos pode ajudar você a tirar sua ideia do papel e colocar em prática os seus objetivos, sendo que o apoio de uma empresa já estabelecida alavanca seus primeiros resultados.

Crie plataformas criativas

As plataformas criativas estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas, pois, esse conceito engloba a oferta de um serviço ou produto por meio da internet. Elas apresentam um senso colaborativo por isso, muitas estão ligadas a aspectos sociais.

Um exemplo é o Catarse, que funciona como financiamento coletivo para que as pessoas consigam comercializar suas ideias. Dessa forma, o recurso financeiro arrecado é direcionado para aqueles que entram na plataforma com o objetivo de reunir uma quantia para projetos pessoais e profissionais.

Quais são as suas vantagens?

Existem várias vantagens da economia criativa, já que o público consumidor busca por soluções inovadoras e fora da caixa. Com isso, um dos principais benefícios é a satisfação de compradores e usuários com algum tipo de serviço ou produto ofertado.

Além disso, o conceito movimenta a economia e ajuda no desenvolvimento social e econômico. Por isso, é uma maneira de impulsionar o crescimento do país.

Como vimos, a economia criativa envolve o uso do capital intelectual e a imaginação para a abertura de novos negócios. Contudo, para que apresente bons resultados, é importante ficar atento a alguns aspectos relevantes, como a identificação de oportunidades e a parceria com outras empresas.

O que você achou desta leitura? Compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também tenham conhecimento sobre o assunto!

Sobre o autor
Evandro Zanatta
Evandro Zanatta Especialista no desenvolvimento e crescimento de startups e produtos. Acredita no uso de data-driven para elaborar as melhores estratégias, alcançar os melhores resultados e sempre seguir no caminho correto. Tendo atuado em grandes plataformas de e-commerce e atendimento, atualmente lidera o time de marketing da Yapay, plataforma de pagamento do grupo Locaweb.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo