Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Qual a importância e onde baixar temas woocommerce?

Descubra como os temas do WooCommerce podem ajudar você a tornar a sua loja ainda mais única. Conheça como e onde baixar.

Qual a importância e onde baixar temas woocommerce?

Você conhece os temas no WooCommerce? Esse é um dos plugins mais populares do WordPress, capaz de transformar sua página em uma loja virtual, com por volta de 4 milhões de sites que o usam. Já os temas, são como se fossem o esqueleto da identidade visual do site, para que você possa deixá-lo com a sua cara.

A vantagem de usar os temas do WooCommerce é sua comunidade. Afinal, com tantas pessoas usando também existem muitas opções de temas para escolher. É para isso que preparamos este post. Continue lendo e descubra como baixar temas WooCommerce, como instalar e o que ter em mente ao procurar.

Onde baixar temas do WooCommerce?

Existem dois grandes grupos de templates no WooCommerce: os gratuitos e os pagos. Ambas as opções são de qualidade e têm suas vantagens e desvantagens. Os temas gratuitos, naturalmente, se destacam por não custar nada. Por outro lado, essa é a maior desvantagem dos temas pagos. Contudo, a opção premium normalmente é dotada de recursos e funcionalidades avançadas, além de um design único.

Não existe regra de que “pago é necessariamente melhor”. É possível encontrar ótimos temas gratuitos, da mesma forma que os pagos podem não ser o que você procura. O mais importante é pesquisar nos locais certos, para deixar ainda mais fácil a escolha. Confira onde encontrar bons temas gratuitos:

Também confira onde encontrar temas pagos:

O que ter em mente ao procurar temas WooCommerce?

Além de escolher o tema apenas pela beleza, é preciso ter outros pontos em mente. Antes de mais nada, o principal propósito de qualquer tema é garantir uma boa experiência do usuário e também sua, para que você tenha menos trabalho ao usá-lo.

Integração com o WooCommerce

O primeiro ponto é garantir que o tema funcione bem com o WooCommerce. Caso contrário, de nada adianta. Existem opções de temas que são mais focados em blogs, por exemplo, não tendo muitas funcionalidades que você precisa em uma loja online.

Nas informações sobre o plugin, procure saber se ele menciona diretamente o WooCommerce. Além disso, uma ótima dica é testar as demonstrações do tema. Assim, você sabe se alguma está configurada como e-commerce. Para ter ainda mais certeza, você pode perguntar diretamente ao desenvolvedor.

Elementos básicos de e-commerce

Como você está criando uma loja online, é preciso que o tema tenha símbolos que são facilmente reconhecidos pelo público, como um carrinho de compras ou espaço para a galeria de produtos. É natural que você encontre temas com essas características, mas vale a pena ficar de olho.

Temas responsivos para diferentes dispositivos

O público não compra mais só no computador. Na verdade, o mais provável é que ele use dispositivos mobile, como smartphones ou tablets. Portanto, garanta que o tema tem boa performance independente do dispositivo, através de um design responsivo.

Facilidade de personalização

Isso não é uma regra, mas vai facilitar muito sua vida. É natural que você queira customizar ainda mais a interface do site. Por isso, vale a pena um customizador visual, que elimine a necessidade de mergulhar no código. Ou seja, você pode deixar a loja do seu jeito apenas com o arrasta e solta para mover os elementos.

Ferramentas de integração simples com o WooCommerce

Quanto menos trabalho, melhor. Grande parte dos temas configura a loja automaticamente, permitindo que você personalize como quiser. Porém, existem temas que adicionam passos extras no caminho.

Integrações com outros plugins e ferramentas

É provável que você use diversos plugins no WooCommerce, o que significa que precisa testar para saber se existe integração com eles.

Formatos de listagens

Dependendo do produto e da loja, você pode querer listá-los de diferentes formas. Por isso, verifique se isso é possível. Também é interessante avaliar os menus e as capacidades de tradução e linguagem.

Comunidade ativa

Uma forte comunidade é ótima para qualquer tema. Nela, você entende melhor sobre o tema por quem o usa no dia a dia, com resenhas, comentários e problemas mais comuns. Também pode tirar grande parte das dúvidas acima, senão todas.

Bom suporte

O suporte é crucial para qualquer loja virtual, já que problemas no tema podem causar danos reais ao seu negócio, prejudicando suas vendas. Garanta que as respostas são rápidas e eficazes.

Como instalar os temas do WooCommerce?

Felizmente, instalar os temas é um processo bem fácil, especialmente se você escolheu modelos que facilitem o seu trabalho. Existem duas formas simples de instalar os temas no WordPress. Confira cada uma delas.

Instalando temas direto pelo painel de controle

Esse é o processo que dá menos trabalho, já que você vai procurar no diretório de temas oficiais do WordPress. Existem milhares de opções, gratuitas e pagas, e o processo é:

  • encontre a opção “Aparência” no painel de administrador do WordPress;
  • aqui, você controla os temas já instalados. Clique na opção “Adicionar novo” para abrir o diretório;
  • nele, você pode procurar os temas usando diversos filtros;
  • após encontrar o ideal, aperte o botão “Instalar”;
  • com a instalação concluída, você pode apertar o botão “Visualização” para ter uma prévia do tema na sua loja, ou “Ativar” para ele ser o padrão.

Instalando temas manualmente

Esse método é mais comum para quem compra ou baixa temas em fontes terceiras, ou seja, fora do ambiente direto do WordPress. Também é um processo simples, apenas um pouco mais trabalhoso do que o anterior. Confira:

  • Acesse a opção “Aparência”, e em seguida “Adicionar novo”, como no processo anterior;
  • Em seguida, escolha o botão “Carregar”, que fica no topo da página;
  • Clique em “Escolher” para subir o arquivo ZIP que você baixou do diretório de temas;
  • Clique em “Instalar”;
  • Com o processo finalizado, você pode “Ativar” ou apertar o botão “Visualização” para ter uma prévia do tema.

Além de ser um processo simples, instalar um tema é uma das maiores vantagens do WooCommerce. Você consegue customizar bem a sua página, para ter uma loja totalmente única. Para complementar, também consegue trazer a melhor experiência para o cliente, potencialmente aumentando suas vendas.

Gostou de aprender sobre temas WooCommerce? Então, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro das melhores dicas para o seu e-commerce!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo