Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Entenda como identificar oportunidade na crise e saiba se reinventar

Saiba como identificar boas oportunidades nesse período de pandemia e se reinventar!

Entenda como identificar oportunidade na crise e saiba se reinventar

Com o surgimento do Covid-19, conhecido de forma popular como novo coronavírus, os hábitos da população mudaram drasticamente. Como meio de conter a pandemia, grande parte do Brasil — assim como em outros países — adotou medidas preventivas, visto que ainda não há vacina ou medicamento que seja indicado para o tratamento da doença.

Ainda em meio a crise, o mercado já sofre os impactos econômicos causados pela pausa devido ao isolamento social. Com esse cenário, é difícil ter uma perspectiva positiva em relação ao futuro. Contudo, determinados setores têm grandes chances de serem bem-sucedidos, mesmo nesse momento em que vivemos. Ter uma visão otimista e usar recursos a favor de seu negócio pode gerar bons resultados.

Se você quer entender como identificar oportunidades na crise e se reinventar, ainda que em um cenário econômico vulnerável, continue a leitura deste post!

Qual é a importância de se reinventar nesse momento?

Com uma proliferação acelerada, o Covid-19 afetou diversos aspectos da sociedade, e muitos questionamentos vieram à tona. Um deles é, certamente, sobre as expectativas do setor financeiro.

Em meio a uma crise, é normal que muitos enfrentem desafios econômicos ou tenham que se adaptar ao novo cenário. Entretanto, há aqueles que buscam se reinventar, investindo em ideias inovadoras para o seu negócio ou até mesmo iniciando em um novo setor.

Fazer isso é uma maneira de lidar positivamente com a crise e reduzir os impactos financeiros dela. Muitas grandes empresas surgiram a partir de um momento desfavorável e são bem-sucedidas.

Quais mercados estão crescendo?

Alguns mercados estão crescendo em meio à crise do Covid-19 e têm sido cada vez mais a opção dos consumidores. Na primeira quinzena de março, foi registrado um aumento de aproximadamente 40% em pedidos online em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento ocorre, principalmente, porque, com a pandemia, muitos preferem realizar compras online em vez de ir em estabelecimentos físicos.

Além disso, em algumas cidades do Brasil, o comércio tem sido fechado temporariamente, assim como shoppings e outros locais. Por isso, há o impulsionamento do comércio online, já que as pessoas buscam esse tipo de compra para atender às suas necessidades durante esse período.

A tendência é que a procura por itens, como proteção pessoal, produtos de limpeza e alimentos, continuem sendo as prioridades dos consumidores. Logo, esses são os setores que apresentam um aumento significativo em vendas, assim como as lojas virtuais que mantém uma boa performance na crise.

Quais são as expectativas?

O planeta já teve outras pandemias e, consequentemente, crises que provocaram diversas consequências. No entanto, todas elas foram solucionadas e terminaram. Sabemos que a situação atual causa preocupação quanto aos próximos passos, bem como o cenário econômico do país após o coronavírus.

Entretanto, é importante identificar oportunidades para o seu e-commerce e prezar pela experiência do consumidor. Os gestores que fizeram isso conseguiram aumentar a base de clientes, pois muitas pessoas têm resultados positivos com compras online e continuam comprando em lojas virtuais, que fornecem um atendimento eficiente e ágil.

Identificar uma oportunidade na crise e saber como aproveitá-la no e-commerce é um diferencial. Com a pandemia, muitos consumidores estão optando pelas lojas virtuais para comprar produtos, desde itens essenciais até outros que desejam adquirir, como roupas. Então, mesmo com os desafios, é possível ter um retorno positivo nesse momento.

Gostou deste post? Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo