Uma das atividades mais relevantes de um e-commerce é o processo logístico, pois, ele garante o funcionamento adequado do negócio. Afinal, essa etapa abrange desde o estoque até o envio da mercadoria comprada para o cliente.
Logo, se você deseja que sua loja virtual conquiste uma posição de destaque nesse segmento e quer garantir uma boa experiência de compra para seu público, terá de fazer algumas otimizações logísticas pontuais.
Foi pensando justamente nessa demanda que desenvolvemos este post. A seguir, você conhecerá as melhores táticas para deslanchar seu e-commerce de forma estruturada e segura. Acompanhe!
Promova a logística reversa
As trocas e devoluções são de responsabilidade da loja online. Portanto, é essencial melhorar o fluxo reverso dos produtos vendidos, para conseguir atender a todos os consumidores com igualdade e eficiência.
Uma boa sugestão é estabelecer parcerias com empresas de transporte especializadas nesse tipo de operação para não colocar a imagem do seu negócio em cheque. Avalie essa possibilidade para oferecer um serviço de qualidade.
Crie uma política de trocas e devoluções
Como foi dito no item anterior, as devoluções ficam a cargo do e-commerce, mas é necessário que a clientela tenha um prazo para enviar as mercadorias. E para isso, o ideal é criar uma política bem clara e transparente nesse quesito, além de divulgá-la no site.
Por exemplo, ao indicar que a cada produto devolvido seja enviado uma notificação por e-mail, a sede da loja virtual pode se preparar para receber, identificar o pedido e o comprador, a fim de agilizar o despacho de uma nova mercadoria.
Mantenha seu estoque atualizado
Quando o cliente compra algo pela web, fica apreensivo até que o objeto chegue em seu endereço. Contudo, quando ocorre de o item estar em falta, a possibilidade de insatisfação é muito grande e ele, naturalmente, fará a compra em outra loja.
Para evitar esse problema, é muito importante que seu estoque esteja sempre em dia para que o consumidor não se decepcione e volte a comprar do seu e-commerce no futuro.
Conte com a tecnologia
Optar por plataformas de vendas que ofereçam funcionalidades integradas é uma ótima opção para automatizar várias atividades e aumentar sua produtividade.
Se for possível controlar as entregas e a movimentação dos produtos diretamente pela interface do programa, por exemplo, você economizará tempo e otimizar o gerenciamento da sua loja virtual.
O rastreamento de pedidos é um diferencial e tanto. Lembre-se que, até a remessa chegar nas mãos do cliente, ela é de sua responsabilidade, e não da transportadora.
Capriche no pós-venda
Nunca é demais reforçar que uma compra não termina quando os consumidores recebem as mercadorias. Se você pretende encantar e fidelizar seu público, defina ações de pós-venda.
Avalie como estabelecer contato com os clientes novamente, para pedir seu retorno sobre sugestões de processos logísticos, por exemplo. Essa abordagem ajuda a fortalecer laços com as pessoas e aumentam as chances de elas voltarem a comprar de você.
Faça parcerias com bons fornecedores
O fornecedor que oferece preços mais baixos nem sempre é o melhor. Se você deseja vender itens de qualidade, deve criar um catálogo atrativo e com alto valor agregado em sua loja virtual. Sendo assim, selecione parceiros que sejam confiáveis, transparentes e que cumpram prazos. E lembre-se de que o seu ciclo logístico começa no fornecedor.
Fortalecer o vínculo comercial e firmar um acordo ganha-ganha no qual ambos se beneficiem é a melhor saída, pois, essa condição garante que seu negócio será sempre atendido e você ainda poderá negociar valores e meios de pagamentos mais acessíveis.
Como você pôde ver neste conteúdo, ao otimizar o processo logístico do seu e-commerce, você terá bons resultados — tanto operacionais quanto comerciais. Portanto, siga essas recomendações para que sua empresa se torne mais competitiva e os clientes fiquem totalmente satisfeitos com os serviços prestados.
Se você achou este post interessante, não deixe ele parado. Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.