Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

PaaS: conheça as principais vantagens e desafios do segmento!

A oferta de um ambiente hospedado para desenvolver, implementar e testar aplicativos é uma das vantagens da Paas. Mas vai muito mais além.

PaaS: conheça as principais vantagens e desafios do segmento!

Para as startups que já atuam com um modelo de software como serviço, mas precisam de uma infraestrutura mais robusta e de alta performance, o modelo Paas pode dar o empurrão que a sua empresa precisa.

Quem adere a esse serviço, não precisa mais se preocupar com os sistemas operacionais e nem com a aquisição de infraestrutura, já que o modelo apresentado oferece soluções eficientes e específicas que suprem essas necessidades.

Ficou interessado pelo assunto e quer saber mais? Basta continuar a leitura. Vamos lá!

O que é o Paas

Paas ou Plataforma Como Serviço (Platform as a Service) é um serviço de fornecimento de plataformas baseadas em nuvem. É um modelo de oferta computacional no qual um provedor de serviços, geralmente terceirizado e que se responsabiliza por todo o armazenamento e infraestrutura, entrega uma plataforma ao contratante para que os mesmos possam executar e gerenciar aplicativos de negócios.

Como o ambiente de desenvolvimento e implementação é todo armazenado na nuvem, não há a necessidade de espaço físico e os profissionais não precisam mais se preocupar com sistemas operacionais e infraestrutura, podendo focar os esforços na essência do negócio.

Como a Paas pode facilitar a vida das empresas

Para realizar a instalação de um modelo operacional é preciso de um processo longo e demorado. Por envolver uma sequência de drivers e configurações diferentes, a instalação requer trabalho, dedicação e conhecimentos muito específicos.

Soma-se a isso, um software e um banco de dados próprios. O sistema de Paas entrega um ambiente com implementação realizada, oferecendo tempo aos profissionais para se dedicarem à aplicação do resultado. Essa plataforma funciona como um atalho que minimiza tempo e esforços com a implementação e abolindo o ônus de manutenção de quem adquire a plataforma.

A Paas engloba diversificados itens de infraestrutura de nuvem subjacente, incluindo:

  • servidores;
  • equipamentos de rede;
  • sistemas operacionais;
  • serviço de armazenamento;
  • midlleware;
  • bancos de dados.

Todos os recursos citados acima são operados, configurados e mantidos por quem provêm o serviço, oferecendo vantagens competitivas para os clientes já que não há a necessidade de adquirir componentes básicos de TI que muitas vezes não suprem todas as demandas necessárias.

Muitas organizações costumam utilizar a Paas para realizar a estrutura de desenvolvimento, compilar e personalizar aplicativos baseados em nuvem. Quem utiliza a plataforma também pode otimizar a análise de dados ou o bussines intelligence, descobrindo padrões e informações para prever resultados e tomar decisões mais realistas, melhorar o design de produto e o retorno sobre o investimento.

Vantagens do modelo Paas

Algumas das vantagens oferecidas por quem utiliza a Paas já foram mencionadas nas linhas acima. No entanto, para que não restem mais dúvidas sobre a eficiência da plataforma, separamos mais algumas das vantagens do modelo Paas. Confira!

Agilidade na implementação

Esse modelo já existe e sua eficiência já é comprovada. Portanto, o início é imediato e não será preciso desenvolver o ambiente, ganhando mais velocidade e presteza.

Padronização dos processos

Se a equipe de desenvolvimento for grande ou pequena, todos os membros utilizarão uma mesma plataforma e trabalharão da mesma maneira. Portanto, é muito mais fácil alinhar os objetivos e realizar um trabalho em equipe.

Empresas com modelo de negócios baseado em serviços de TI

Como o Cloud Computing permite que muitas atividades diárias sejam realizadas de maneira mais facilitada, cada vez mais empresas buscam o sistema de plataforma nas nuvens para tornar os processos mais modernizados e eficientes.

Popularização de plataformas em nuvem

Como o Cloud Computing permite que muitas atividades diárias sejam realizadas de maneira mais facilitada, cada vez mais startups buscam o sistema de plataforma nas nuvens para tornar os processos mais modernizados e eficientes.

Redução do tempo de codificação

Muitos dos componentes essenciais, como: fluxo de trabalho, recursos de segurança, armazenamentos de dados e serviços de diretório já estão previamente codificados e inseridos na plataforma. Dessa maneira os profissionais economizam tempo e podem se dedicar a outras atividades.

Foco no desenvolvimento

Como não há a necessidade de se preocupar ou adquirir infraestrutura, os profissionais envolvidos podem direcionar esforços no desenvolvimento, já que o serviço oferecido é seguro e intuitivo.

Proporciona maior controle dos ativos de TI

Com a utilização de plataformas como serviço (Paas), a empresa passa a visualizar melhor as informações que contêm nos servidores. Fica muito mais fácil organizar, monitorar e controlar ativos, como softwares e bancos de dados com scripts e linguagens de programação.

Permite a entrega de microsserviços

É possível dividir as aplicações da empresa em microimplementações separadas por competências em um mesmo ambiente. Ou seja, é possível manter separadamente um site, os sistemas e o banco de dados separados. Cada uma das frações terá sua própria competência, e escalar somente a parte mais necessária.

Principais desafios do segmento e como criar um diferencial

As vantagens de utilizar uma plataforma no modelo Paas são inúmeras, mas como toda inovação, existem alguns desafios que devem ser contornados para criar um diferencial competitivo e melhorar ainda mais os processos da empresa. Confira a seguir alguns desses desafios:

  • complexidade de integrações externas: pode haver divergências ao conectar dados da nuvem da Paas com dados externos à plataforma;
  • depender de um provedor: existem barreiras para migrar aplicações da Paas a um provedor externo.
  • linguagem de programação limitada: o desenvolvedor deve criar um framework adequado às linguagens da plataforma.

Sistemas evoluídos de Cloud Computing já são realidade e estão bastante procurados por empresas diversas. Com a plataforma Paas, as companhias podem otimizar seus processos, realizar uma captação e leitura de dados mais eficiente, reduzir esforços com tarefas automatizadas, realizar a entrega de microsserviços e muito mais. Contudo, é preciso saber que ainda restam obstáculos a serem driblados para criar um diferencial competitivo para os empreendimentos.

Então, gostou do nosso artigo e se interessou pela Plataforma Como Serviço (Paas)? Se sim, curta nosso perfil no Instagram e fique por dentro de mais assuntos como os que trouxemos neste texto.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo