Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Confira 5 boas práticas de packing para se destacar no mercado

Veja como o packing pode se tornar um diferencial da sua marca e descubra as melhores práticas para surpreender o consumidor.

Confira 5 boas práticas de packing para se destacar no mercado

A venda on-line de um produto nunca termina com o pagamento da transação, não é mesmo? Quando o lojista recebe o alerta de conversão, é hora de separar os itens no estoque e começar o processo de packing, ou seja, a embalagem do que será enviado ao cliente.

Parece simples, mas muitos e-commerces cometem diversos erros de packing que comprometem toda a experiência do consumidor, causando reclamações e trocas. Para que você consiga evitar isso no seu negócio digital, separamos 5 boas práticas que sua gestão de loja virtual pode adotar para otimizar esse momento. Confira no texto!

1. Proteja o produto ao máximo

Imagine esperar por dias após uma compra on-line e receber seu produto quebrado ou danificado? A falta de proteção durante o packing é um problema que pode ser evitado com um investimento em recursos como isopor, plástico bolha e papéis que acompanhem os itens.

Mesmo que esses processos demandem um gasto um pouco maior com proteção, eles não se comparam com o prejuízo de uma troca e de um novo envio.

2. Monte uma estrutura eficiente de packing

A padronização de tarefas é sempre uma forma de garantir otimização e menor índice de erros. Por isso, é interessante dedicar um espaço em seu estoque para o packing, além de criar uma estrutura única para a embalagem de produtos.

A linha de montagem com etapas pré-definidas é uma prática eficiente e amplamente adotada na indústria, justamente porque gestores querem evitar ao máximo a perda de tempo nos negócios.

3. Garanta a qualidade das embalagens

Outro ponto que merece sua atenção são as embalagens. Além de usar recursos para proteger os produtos dos impactos do transporte, é preciso garantir que as caixas ou sacolas usadas sejam resistentes e tenham uma boa vedação. Também é necessário que elas tenham lacres específicos, evitando a abertura, trocas e furtos no caminho.

Considere sempre que a marca é a cobrada pelo cliente caso haja algum dano causado na encomenda durante o deslocamento. Por isso, é melhor prevenir problemas e proporcionar a segurança.

4. Treine a equipe de packing

O time do e-commerce será seu grande aliado para um packing eficiente. O treinamento da equipe é essencial para garantir o alinhamento nas boas práticas de embalagem de produtos. Eles devem ter o mesmo desejo da gestão em proporcionarem uma experiência gratificante ao consumidor com a entrega das compras.

5. Invista em um diferencial

Por fim, nossa dica é que você aposte em um diferencial para chamar a atenção positiva dos clientes na entrega dos produtos. Os “mimos” agradam a todos os públicos e podem elevar a sua marca a um patamar diferenciado no relacionamento com o consumidor.

Além de uma embalagem de qualidade e personalizada, você pode agregar um cupom de desconto, um item surpresa ou mesmo uma cartinha do time para o novo cliente. São estratégias simples, mas que geram fidelização e afetividade.

Esperamos que com este texto você veja o packing com outros olhos, percebendo como um serviço eficiente nessa área pode ser um diferencial. Afinal, os consumidores estão mais exigentes e você precisa aproveitar todas as oportunidades para impulsionar o seu e-commerce.

Que tal acompanhar mais dicas de crescimento para sua loja virtual? Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram e veja nossas publicações.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo