Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Pagamento por meio de recorrência: 4 cases de sucesso

Entenda como o pagamento por meio de recorrência pode mudar o modelo do seu negócio, melhorar seu fluxo de caixa e fidelizar os seus clientes!

Pagamento por meio de recorrência: 4 cases de sucesso

A economia de recorrência é um método de venda por assinatura que concede aos clientes maior comodidade na utilização de serviços propostos por empresas inovadoras, cujos processos são amparados na alta tecnologia. Com esse modelo de oferta de serviços, é possível oferecer um acesso mais simples e qualificado ao portfólio da empresa e, ao mesmo tempo, manter o usuário inclinado a adquirir novos recursos à medida que ele avança pelo funil de vendas da empresa.

O pagamento por meio de recorrência funciona, então, como um tipo de venda automática e periódica, que acontece por meio de uma assinatura e concede ao cliente o direito de utilizar um serviço específico por determinado período. Conheça alguns cases de sucesso de pagamento por meio de recorrência e veja se a sua empresa também pode usar esse modelo para fidelizar os clientes!

1. Netflix

A Netflix é um dos maiores destaques entre os serviços de streaming por pagamento recorrente, pois permite, a partir do pagamento de uma assinatura, que o usuário acesse milhares de títulos, entre filmes, documentários, séries e produções próprias.

O valor é irrisório perto das TVs por assinatura e ainda pode ser rateado por mais de um usuário ao mesmo tempo. A empresa começou a partir de uma experiência negativa de consumo de um dos seus fundadores: ao devolver um filme à locadora, Reed Hastings percebeu que o modelo era defasado, caro e não fornecia a mesma comodidade caso fosse disponibilizado na Internet.

Inovação faz parte do cotidiano da empresa. Além de fornecer o serviço digital, que pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer dispositivo com conexão com a Internet, a plataforma usa dados dos últimos acessos para criar listas de sugestão de títulos e é referência em atendimento personalizado multicanal.

Outro diferencial da Netflix é o modelo de pagamento: um valor fixo para planos diferentes, que varia conforme os benefícios e recursos disponíveis. Devido ao pagamento por meio de recorrência, a empresa oferece planos compatíveis com a realidade das pessoas, pois entende que a qualidade do serviço gera interesse para os próximos meses.

Um dos benefícios do pagamento recorrente é exatamente a continuidade da cobrança, que perdura por tempo determinado ou indeterminado, sem a cobrança de juros e empecilhos para o recebimento da prestação cobrada pelo serviço periódico.

2. Spotify

A gestão de pagamentos escolhida pela plataforma de streaming de músicas de maior sucesso ajuda a manter a carteira de clientes ativa, mesmo em um cenário de alta competitividade propiciado pela transformação digital das empresas.

Lançada em 2008, a Spotify, com sede em Estocolmo, na Suécia, tem 83 milhões de assinantes que pagam para ter um ambiente virtualizado de conexão com a música. Assim, os usuários podem conectar-se de qualquer lugar e não precisam carregar CDs e pen drives para ouvir suas músicas preferidas ou criar listas personalizadas.

Juntamente com essa comodidade, a empresa também disponibilizou aos seus usuários o pagamento por meio de recorrência, que concede o direito a um plano premium a partir do pagamento de uma mensalidade. O acesso gratuito ao streaming, chamado “freemium”, tem recursos limitados e publicidade, o que impede uma experiência mais qualificada.

Com o pagamento recorrente, os aficionados por música têm como vantagens o acesso ilimitado, a possibilidade de fazer o download de músicas e ouvi-las offline e um serviço sem nenhum tipo de publicidade ou interferência. O mesmo modelo é utilizado pelo Apple Music, YouTube, Deezer e Google Music.

3. Microsoft

A Microsoft é outra empresa que aderiu à tendência do pagamento recorrente em vez de disponibilizar seus produtos — softwares e plataformas para hardware, como o Pacote Office 365 — a partir do pagamento de licenças.

A gigante de tecnologia também percebeu que o modelo de pagamento por meio de recorrência alcança mais usuários, desonera o custo do serviço e aumenta a rentabilidade em função da periodicidade do recebimento — empresas que optam por esse sistema de assinaturas têm alta previsibilidade de receita, o que ajuda a planejar melhor os custos e os investimentos.

Além disso, com a fidelização dos clientes, a organização passa a economizar no CAC (Custo de Aquisição de Clientes), outra vantagem da recorrência de pagamentos. Para os clientes, o sistema também é vantajoso: receber produtos ou a prestação de serviços acessíveis e sempre atualizados garante comodidade, praticidade e transparência nas operações.

A Microsoft disponibiliza pacotes para uso doméstico ou empresarial, com preços adequados para a quantidade de aplicações demandadas.

4. Adobe

A Adobe tem um portfólio enorme de produtos — softwares para produção e edição de conteúdo visual, leitura de arquivos e aplicações diversas. Por meio do pagamento por meio de recorrência, a empresa disponibiliza aos usuários acesso ao Creative Cloud, uma plataforma de serviços integrados da marca.

A liberação do acesso ocorre logo após a assinatura, e a empresa oferece vários pacotes que se diferem pela quantidade de recursos, aplicativos e classificação do usuário. Há opções para usuários individuais, estudantes, empresas, profissionais e instituições de ensino.

O pagamento recorrente não é exclusivo de plataformas virtualizadas e empresas de tecnologia: muitos negócios optam por esse modelo de recebimento para fornecer produtos físicos. Um exemplo são as empresas que, por meio dessa forma de pagamento, criam “clubes de assinatura” em nichos específicos: vinhos, cervejas, livros, revistas, itens de decoração, entre outros.

Há empresas inovadoras que usam o pagamento por meio de recorrência para criar uma carteira de clientes fixa e, em troca, fornecem roupas e calçados por um período determinado. O serviço é ideal para pessoas com empregos que exigem muito da imagem e para aqueles que não gostam de repetir os looks.

As vantagens desse tipo de pagamento é a diferenciação no mercado e a proximidade criada com os usuários — dados gerados pelo consumo de produtos e serviços podem embasar novas decisões de vendas e de marketing, personalizar as próximas experiências e fomentar uma relação de alta fidelidade com a marca.

Além disso, permite estabelecer uma comunicação mais ativa, humanizada e interativa com o público. Basta seguir a Netflix nas redes sociais e perceber que a empresa criou uma comunidade de espectadores, e não um portfólio de clientes.

O resultado pagamento por meio de recorrência é a altíssima satisfação dos clientes e a recorrência cada vez maior dos pagamentos — por prazos indeterminados. Nesse sistema, os métodos de pagamento devem ser confiáveis e eficazes para privilegiar essa experiência positiva do início ao fim do processo.

Assine nossa newsletter e receba, diretamente no seu email, conteúdos de qualidade sobre essas e outras questões relevantes no contexto da transformação digital!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo