Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Entenda a importância e as melhores práticas de pós-venda no e-commerce

O pós-venda constitui-se das ações de assistência realizadas após o consumidor adquirir o produto ou o serviço, sendo essencial para a fidelização.

Entenda a importância e as melhores práticas de pós-venda no e-commerce

Existem milhares de e-commerces no mercado trabalhando nos mais variados nichos. Ou seja, o setor de comércio eletrônico é altamente competitivo. Dessa forma, é preciso buscar maneiras de se destacar e um pós-venda adequado pode ser uma grande vantagem.

Neste post, nós vamos mostrar para você qual é a importância de um bom trabalho no pós-venda para garantir a satisfação de seus clientes e aumentar o alcance de seu negócio e a sua rentabilidade, assim como as práticas necessárias para usufruir dessa vantagem no mercado. Boa leitura!

A importância de um bom pós-venda

As estratégias de pós-venda têm como principal objetivo buscar a satisfação de seus clientes, tendo início assim que a compra é finalizada.

Até algum tempo atrás, boa parte das empresas não dedicava nenhum esforço para essa parte da venda, acreditando que não tinha muita importância. Contudo, ela é essencial para garantir a satisfação do cliente e a sua fidelização, aumentando as conversões.

Em um cenário no qual existe uma grande competitividade no mercado, conquistar novos clientes é algo caro e que consome muitos recursos de uma empresa. Fidelizar consumidores auxilia a manter uma base de rentabilidade fixa.

Uma boa estratégia de pós-venda cria empatia com as pessoas pela sua loja virtual, fazendo com que elas procurem o seu e-commerce sempre que tiverem uma necessidade, antes mesmo de pesquisar outras soluções.

Da mesma forma, a falta de uma estratégia sólida de pós-venda ou de um cuidado com os seus clientes pode ser desastrosa, levando a um desgaste de sua marca no mercado.

As melhores práticas para um pós-venda

Agradeça

O que sustenta o seu negócio são as vendas, então, nada mais sensato que agradecer a todos os seus clientes assim que eles realizam alguma compra em seu e-commerce. Isso pode ser feito com o disparo de e-mails automáticos utilizando os dados do consumidor.

Sempre que uma empresa se comunica agradecendo, ela fortalece os vínculos com o consumidor, demonstrando que se importa com cada um de seus clientes de forma individual.

Verifique as entregas

Uma compra paga não significa uma compra encerrada, principalmente no e-commerce, em que ainda temos a logística de entrega a ser realizada.

É importante verificar junto ao cliente a sua experiência com a entrega, se o produto chegou no prazo, se as condições estavam de acordo com o que o consumidor esperava e outros pontos importantes. Isso pode ser feito por canais de comunicação simples e rápidos, como o WhatsApp.

Entenda as reclamações

Muitos gestores mantêm uma tática de ignorar reclamações, porém, isso é extremamente prejudicial ao seu negócio. Cada apontamento negativo feito por um cliente é uma oportunidade de melhorar ainda mais os seus serviços, alcançando a excelência.

É preciso manter um controle especial das reclamações, identificando aquilo que se repete entre os clientes, sendo que isso é o que há de mais prioritário para organizar em seu e-commerce. Além disso, é preciso sempre dar uma resposta a cada reclamação vinda dos clientes, demonstrando que você a recebeu e está disposto a corrigi-la.

Essas são apenas algumas ações de pós-venda que você pode implementar em seu negócio para melhorar ainda mais os seus resultados e começar a fidelizar clientes. Temos a certeza de que, se você segui-las, terá um ótimo resultado.

Este post foi útil? Assine a nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro de todas as nossas publicações!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo