Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Processador de pagamento e gateway de pagamento: entenda as diferenças

O gateway de pagamento é uma ponte direta entre a loja e as instituições financeiras. Já o processador, envolve um terceiro que intermedia e facilita as transações.

Processador de pagamento e gateway de pagamento: entenda as diferenças

Sua loja online precisa de uma maneira segura de receber o pagamento de clientes. No entanto, escolher o meio para a realização das transações não é uma tarefa fácil: é preciso comparar vantagens, desvantagens e viabilidade de cada solução.

Neste artigo, explicaremos melhor as diferenças entre os dois meios de pagamento mais populares no e-commerce: o gateway e o processador de pagamento. Assim, você poderá escolher a opção que melhor atenda às necessidades da sua loja. Confira!

O que é o gateway de pagamento?

O gateway de pagamento funciona de forma muito parecida com as máquinas de cartões utilizadas nas lojas físicas: ele é a ligação entre o seu comércio e as instituições financeiras, como bancos e adquirentes de cartão de crédito.

A diferença é que o gateway é um software que, além de transmitir informações entre a loja e as instituições financeiras, também codifica todos os dados para garantir a segurança das transações.

Quais são as vantagens do gateway de pagamento?

Para que o gateway funcione e consiga receber pagamentos de várias bandeiras, é necessário que o lojista faça contratos diretamente com bandeiras de cartão de crédito e bancos. O processo pode ser muito burocrático, mas há algumas vantagens provenientes desse meio de pagamento:

  • o checkout via gateway é transparente e rápido — o cliente não precisa ser redirecionado para uma página diferente daquela utilizada pela loja online, uma vez que o gateway é totalmente integrado à sua plataforma de e-commerce;
  • a lucratividade com o gateway pode ser maior que com outras formas de pagamento — isso acontece porque a ligação é feita diretamente entre lojistas e bancos, eliminando intermediários e, consequentemente, taxas de utilização;
  • os gateways de pagamento são protegidos contra fraudes, já que precisam cumprir todos os requisitos do PCI DSS, um padrão internacional de segurança.

O que é um processador de pagamento?

Um processador de pagamento — também chamado de intermediador de pagamento — é um serviço criado para agregar várias formas de recebimento em uma só. Em geral, é contratada uma empresa terceirizada que faz a ligação entre as compras realizadas na loja e as instituições financeiras. Essa mesma companhia também é responsável por repassar o valor devido aos lojistas.

Quais são as vantagens do processador de pagamento?

Colocar um intermediário entre a sua loja e as instituições financeiras pode parecer apenas mais um custo para o negócio. Mas o fato é que os processadores de pagamentos também dão vantagens competitivas ao lojista.

Essa ferramenta fica responsável por estabelecer contratos com as instituições financeiras. Isso significa menos burocracia para o lojista, afinal, ele não precisará fazer contratos com cada banco ou bandeira de cartão — como acontece ao utilizar um gateway de pagamento.

O cliente poderá contar com mais opções de pagamento, uma vez que os intermediadores permitem que a loja possa receber por meio de várias bandeiras de cartão de crédito, débito e, em alguns casos, até por meio de boletos ou transferência digital.

Os processadores de pagamentos também contam com sistemas anti-fraudes próprios e ainda podem ser compatíveis com soluções de segurança de terceiros, garantindo transações mais seguras para o lojista e os clientes.

Apesar de cobrarem taxas mais altas do que os gateways, eles também oferecem facilidades, desde a integração com a plataforma de e-commerce até a antecipação de pagamentos de compras parceladas.

Como vimos, tanto o gateway como o processador de pagamento oferecem vantagens e desvantagens para realizar tais transações. Por isso, analise as necessidades do seu e-commerce e veja qual opção se adéqua melhor a elas.

Agora que você já sabe a diferença entre gateway e processador de pagamento, continue se informando para melhorar a gestão do seu e-commerce! Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog diretamente na sua caixa de e-mail — é fácil, rápido e gratuito!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo