Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Entenda como os programas de fidelidade são impactados pela tecnologia

Programas de fidelidade é uma forma de incentivo aos clientes buscando a repetição de negócios e fomentando a geração de receita.

Entenda como os programas de fidelidade são impactados pela tecnologia

A experiência do consumidor, especialmente os programas de fidelidade, vem sendo transformada pelas novas tecnologias. Estamos vivendo na era da informação e da transformação digital, na qual os dados circulam livremente e podem ser utilizados para melhorar os serviços.

Tivemos um boom de tecnologias nos últimos anos, com a adoção cada vez maior de dispositivos móveis como meio predileto de comunicação e interação do público. Dentro desse cenário, os consumidores têm uma visão integrada do físico e do virtual.

Nesse contexto, é preciso buscar incorporar essas novas tecnologias para oferecer programas de fidelidade cada vez mais completos e de acordo com aquilo que seus consumidores esperam, atraindo um maior público e vendendo mais. Entenda melhor, a seguir!

A tecnologia e os programas de fidelidade

Existe uma variada gama de tendências tecnológicas que podem ser utilizadas em conjunto com programas de fidelidade, com os mais distintos fins. Contudo, separamos algumas das mais promissoras para que você possa visualizar as possibilidades.

Blockchain

Mesmo que você não saiba o que é Blockchain, já deve ter ouvido falar sobre essa tecnologia. Ela visa a descentralização da segurança é está por trás da moeda virtual Bitcoin.

Ela se baseia em uma rede na qual a informação é replicada, tornando quase impossível a sua fraude — seja na tentativa de apagar um registro ou alterá-lo — e trazendo muito mais segurança para as transações.

Em programas de fidelidade, pode ser aplicada para a extensão do serviço para várias marcas e empresas diferentes, garantindo que a informação esteja segura, independentemente do número de usuários.

Gamificação

A gamificação já é utilizada, mesmo que com timidez, por algumas empresas brasileiras. Trata-se de trazer o conceito de jogos para dentro de alguma outra atividade. Em nosso caso, a aplicação direta se dá em estratégias e programas de fidelização.

Por exemplo, recompensas pela realização de determinadas atividades, que permitam aos usuários poder mostrar as suas conquistas, faz com que eles comecem a disputar entre si — e quem ganha é o seu negócio.

A tecnologia pode facilitar esse processo, por meio de aplicativos e sites que permitam criar classificações e exibir os melhores jogadores, fomentando a competição.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia com um potencial enorme. Por meio de um dispositivo, informações digitais são inseridas sobre imagens do mundo físico, criando uma mescla entre os dois. É o caso dos filtros utilizados no Instagram, por exemplo.

Podemos aplicar a RA também na fidelização de clientes, inserindo descontos exclusivos e pontos de fidelidade escondidos, os quais só podem ser detectados por meio da visualização em realidade aumentada, como uma caça ao tesouro. É uma forma divertida de engajar os consumidores e atrair o público.

Os benefícios da utilização da tecnologia

Agora que você já conhece algumas das principais tecnologias, separamos também os benefícios de buscar a evolução de seu programa de fidelidade:

  • conveniência — utilização de cadastros automatizados e atualizados, que garantem a integridade dos dados em meio virtual;
  • banco de dados — centralização das informações acerca de seus clientes em um único lugar;
  • maior interação — facilidade em engajar o público em suas ações de fidelização;
  • segmentação — maior simplicidade na separação do público-alvo, de acordo com os seus dados;
  • monitoramento — rapidez na identificação das ações que funcionam ou não em suas estratégias de fidelização.

Os programas de fidelidade estão evoluindo com a tecnologia, e cada vez mais os consumidores esperam ser surpreendidos com novas possibilidades e vantagens em seus relacionamentos com as empresas. Isso também será muito favorável para as companhias que souberem conduzir suas estratégias de fidelização desse ponto em diante.

Se você gostou deste post, saiba que temos muitos outros conteúdos interessante para você. Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba-os diretamente em seu e-mail!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo