Quais as principais vantagens de uma plataforma SaaS?

Descubra todas as vantagens e diferenciais que uma plataforma SaaS pode agregar a sua operação

Quais as principais vantagens de uma plataforma SaaS?

[rock-convert-pdf id=”10605″]
A plataforma de e-commerce é a base para o funcionamento de qualquer loja virtual. É esse sistema que permitirá o cadastro de produtos, gerenciamento de pedidos, integração com meios de pagamentos e demais aspectos desse modelo de negócios.

Assim, saber qual sistema escolher é uma importante decisão para o sucesso de qualquer empreendimento no comércio eletrônico. Open source, proprietária, SaaS: com tantos tipos, pode ser difícil decidir qual a melhor solução para seu negócio.

Para ajudar nisso, vamos abordar neste artigo as principais vantagens de uma plataforma SaaS e, porque ela tem ganhado cada vez mais preferência no mercado atual. Confira!

O que é uma plataforma SaaS de e-commerce?

A sigla SaaS vem do termo em inglês Software as a Service, ou, em sua tradução, software como serviço. Dessa forma, uma plataforma SaaS corresponde a um sistema de loja virtual desenvolvido e fornecido por um terceiro, mediante o pagamento de uma assinatura.

Ao optar por uma solução desse tipo, eliminam-se as etapas de programação do ambiente de gerenciamento do e-commerce, o back-end, bem como manutenções e atualizações desse código, que ficam por conta do fornecedor da solução contratada. A terceirização dessas responsabilidades representa uma grande economia de tempo e dinheiro, permitindo que o gestor foque em outros aspectos mais importantes do negócio.

No entanto, embora o back-end seja de propriedade da empresa provedora do serviço e não possa ser modificado, o front-end, que é a parte visível a navegável pelo usuário na loja virtual, costuma ser completamente customizável. Assim, é possível ter um e-commerce completamente personalizado, que represente a identidade da marca e que proporcione uma experiência de excelência aos seus consumidores.

Qual é a diferença entre plataforma SaaS e open source?

A principal diferença entre as plataformas SaaS e open source fica por conta da liberdade de edição do código-fonte do sistema de e-commerce. Nas do segundo tipo, é possível modificá-lo completamente, enquanto na primeira opção essa responsabilidade é da empresa provedora.

O que à primeira vista parece ser uma vantagem das plataformas, open source, torna-se um aspecto bastante complexo diante de uma análise mais aprofundada. Embora se tenha a liberdade de edição, é preciso ter aprimorado conhecimento de programação na linguagem em que ela foi desenvolvida para efetuar as modificações desejadas. E isso demanda dois recursos muito valiosos para qualquer empresa: tempo e dinheiro.

Grande parte dos sistemas de código aberto são disponibilizados em seu formato mais simples, o que faz com que eles demandam profundas modificações para suportar uma loja profissional de e-commerce.

As opções gratuitas não são capazes de fornecer as funcionalidades necessárias para operações mais robustas e a contratação de módulos e desenvolvimentos adicionais costuma ter um custo bastante elevado. Esse é, inclusive, um dos maiores equívocos sobre esse tipo de plataforma: mesmo que sua versão básica seja gratuita — o que nem sempre é o caso — existe a previsão de um investimento considerável para que essa solução possa atender um e-commerce profissional: customizações, manutenção, suporte e atualizações para acompanhar as modificações constantes do mercado.

Quais são as principais vantagens da plataforma SaaS?

Alguns aspectos como a velocidade e constância de atualizações, a segurança e o suporte são alguns dos diferenciais que fazem as soluções SaaS ganharem cada vez mais preferência no mercado atual. Confira as principais vantagens que justificam essa escolha:

Atualizações constantes

Um dos principais benefícios de se optar por uma solução de e-commerce SaaS é, sem dúvidas, poder usufruir de atualizações constantes de sistema. É uma preocupação comum dessas empresas manter-se competitivas no mercado e que sua tecnologia esteja de acordo com as principais inovações.

Além disso, como a mesma aplicação é disponibilizada para todos os clientes, existe um movimento frequente de levantamento de necessidades a partir dos usuários. Assim, é possível que uma loja virtual aproveite uma nova funcionalidade ou correção de problema que nem havia percebido ainda, mas que foi levantado por outro cliente da plataforma.

Assim, além de garantir que seu e-commerce estará sempre atualizado, esses upgrades apresentam rapidez e custo muito menores do que se fossem feitos a partir de uma iniciativa do próprio lojista — o que justifica, inclusive, a maior frequência com que eles acontecem.

Estabilidade do servidor

Em uma plataforma SaaS, a hospedagem dos dados fica por conta da empresa fornecedora. Assim, é possível ter acesso a um servidor mais robusto e estável, tendo a garantia de que o seu site não vai cair ou ficar lento, principalmente em momentos-chave, como datas comemorativas, quando normalmente acontece o aumento de tráfego.

A maioria das plataformas SaaS garante um excelente SLA (Service Level Agreement), que é um acordo da qualidade de serviço, garantindo a estabilidade do servidor ao longo do mês.

Segurança

Um dos maiores problemas das plataformas open source, está relacionado à questão da segurança. Isso porque esses códigos normalmente são disponibilizados publicamente e podem ser modificados por qualquer pessoa. Dessa forma, assim como os programadores responsáveis pela customização de uma loja virtual têm acesso a esses dados, também podem ter pessoas mal-intencionadas.

Assim, por mais que o código seja modificado, a essência da plataforma pode ser conhecida por qualquer um, o que facilita com que hackers encontrem brechas no sistema para promover ciberataques. Essa é uma questão muito séria e que pode manchar permanentemente a reputação de uma loja virtual.

Integração de sistemas

Uma outra vantagem de destaque oferecida pelas plataformas SaaS é a facilidade de integração de sistemas. A maioria dessas soluções oferece integração com os principais programas utilizados no e-commerce, como ERP, CRM, pagamento, etc. Ainda, algumas empresas também fornecem API pública, que permite integrações praticamente sem limites com qualquer sistema.

Suporte

Diferentemente da maioria dos estabelecimentos do comércio físico, uma loja virtual funciona 24h por dia e 7 dias na semana. Por conta disso, problemas podem acontecer a qualquer horário e a demora na sua resolução pode custar milhares de reais.

Assim, o suporte é um dos componentes fundamentais para a manutenção do dia a dia do e-commerce e para evitar prejuízos, que vão muito mais do que a parte financeira, estendendo-se também a confiança do consumidor sobre a marca.

Dessa forma, o fornecimento de suporte técnico das plataformas SaaS é, sem dúvidas, um dos principais diferenciais desse serviço. É a garantia de que o lojista contará com ajuda especializada quando mais precisa e que os problemas poderão ser resolvidos com agilidade e eficácia. Conseguir esse mesmo nível de entrega a partir de uma equipe interna é algo que demandaria custos bastante elevados, o que torna praticamente inviável ter esse mesmo suporte ao adotar uma plataforma open source.

De modo geral, esses são apenas alguns dos pontos que fazem o e-commerce SaaS ser uma das melhores soluções no mercado atualmente. Para se aprofundar mais no assunto, confira este guia completo da plataforma de e-commerce, com tudo que você precisa saber sobre o assunto!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo