Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Entenda o que é o Whatsapp Pay e como ele funciona

Descubra as principais possibilidades que o futuro WhatsApp Pay trará para o maior aplicativo de mensagens do Brasil.

Entenda o que é o Whatsapp Pay e como ele funciona

Conforme a tecnologia evolui, novos recursos chegam às mãos de indivíduos e empresas para que aproveitem novas oportunidades de negócio. O WhatsApp Pay é um exemplo disso, podendo impactar positivamente quem trabalha com vendas pela internet.

O WhatsApp Pay é um recurso futuro do popular comunicador para celular que trará facilidades relacionadas a pagamentos para as pessoas. Por meio dele, será possível enviar e receber pagamentos de qualquer pessoa, o que pode proporcionar uma verdadeira revolução para empresas de todos os tamanhos.

Ainda em fase de testes na Índia, o WhatsApp Pay já foi confirmado para o Brasil no futuro devido ao grande número de usuários ativos no app no país. Outros países que integrarão essa etapa de testes incluem os EUA, o México e o Reino Unido.

Como vai funcionar o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay utiliza um protocolo universal para se conectar a bancos que o suportam para oferecer envio e recebimento de pagamentos de forma quase instantânea. Esse sistema se chama UPI (Unified Payment Interface) e já é suportado por instituições como HSBC, Axis Bank e State Bank of India.

Enviar e receber pagamentos pelo WhatsApp Pay é tão simples quanto mandar mensagens ou fotos. Tudo é feito por meio do próprio aplicativo do WhatsApp, então o usuário não precisará baixar nenhum app a mais ou precisar fechar a conversa para fazer uso desse recurso.

Por se tratar de um serviço ainda em testes, o seu funcionamento pode mudar mais ao longo dessa etapa. A princípio, era possível enviar pagamentos para contatos que estão cadastrados em sua lista, mas depois foi introduzido um sistema de QR Code que otimiza esse processo.

Qual é a diferença entre WhatsApp Pay, Facebook Pay e Libra?

Parece que todos os dias surgem novos nomes na briga pelo topo do segmento de pagamentos digitais. O próprio Facebook detém controle sobre alguns desses competidores, sendo que o WhatsApp Pay é o mais novo deles.

O Facebook Pay é um sistema semelhante que existe há mais tempo e opera primariamente na rede social que leva o nome da empresa. Ele funciona como uma carteira virtual, reunindo cartões de débito, crédito e PayPal. Pode ser utilizado para pagamentos em lojas específicas e, claro, transações no mercado do Facebook.

Já o Libra é um projeto do Facebook com o intuito de criar a sua própria moeda virtual, ou criptomoeda. Essa proposta é baseada em blockchain e, segundo o Facebook, tem como objetivo democratizar o acesso a moedas virtuais especialmente em países em desenvolvimento. Apesar de criada pelo Facebook, a Libra será administrada por representantes de grandes empresas do Vale do Silício, indo desde Spotify até Uber.

Por que o WhatsApp Pay pode ser vantajoso para o e-commerce?

Quanto mais flexibilidade o seu cliente tiver ao realizar pagamentos em sua loja virtual, mais chances ele terá de querer fechar negócio. Oferecer mais facilidades ao seu público é uma forma de aprimorar a experiência dele e de fidelizá-lo.

Apesar de ainda estar em fase de testes, o WhatsApp Pay pode oferecer alguns benefícios para os e-commerces, especialmente aqueles menores. É um jeito de tornar o pagamento digital acessível a um público bastante vasto, considerando a grande popularidade do WhatsApp.

Além disso, por ser controlado pelo Facebook, o WhatsApp Pay tende a ter fôlego no mercado e se desenvolver mais ao longo do tempo. Fique de olho na evolução desse sistema para poder aproveitar suas vantagens quanto antes.

Agora que você já sabe o que é WhatsApp Pay, seus principais recursos e expectativa de chegada ao Brasil, resta esperar até que esse momento aconteça e começar a se preparar para prever essa realidade em seu e-commerce.

Fique por dentro de mais tendências da tecnologia e do segmento das lojas virtuais. Basta cadastrar o seu e-mail para começar a receber a nossa newsletter.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo