Queda no tráfego orgânico: veja como solucionar esse problema

Você está sentindo uma queda no tráfego orgânico da sua loja virtual? Então, está na hora de planejar e executar algumas ações com foco em reverter esse quadro.

Queda no tráfego orgânico: veja como solucionar esse problema

O tráfego orgânico é bastante valioso porque demonstra a relevância real da sua loja na internet, sem depender do pagamento de anúncios para impulsionar a visibilidade dela. É a capacidade de sua marca de permanecer acessível por muito mais tempo, podendo contribuir para mais acessos e, logo, mais vendas.

O primeiro passo é saber identificar uma queda no tráfego orgânico. Ficar de olho no Google Analytics é essencial, mas também é necessário diagnosticar seu caso corretamente. Além de comparar seus resultados ao longo dos meses, procure também entender o contexto de cada resultado e possíveis explicações.

Confira, a seguir, os principais pontos que devem ser considerados para solucionar um problema de queda no tráfego orgânico da loja virtual.

Uso das ferramentas certas

A tecnologia é uma grande aliada da mensuração de resultados para a sua empresa. Isso vale para a análise do seu tráfego orgânico, seja para detectar quedas ou atestar crescimento. Para isso, vale a pena usar ferramentas inteligentes capazes de captar esses dados.

Um exemplo disso é o Google Analytics. A ferramenta do Google pode se conectar ao seu site e passar a exibir uma série de dados estratégicos sobre ele. Você também pode usar o SEMRush, que possibilita monitorar a sua eficácia orgânica de SEO.

Diagnóstico de uma queda no tráfego orgânico

Para que seja possível entender se a sua loja virtual está mesmo passando por uma queda no tráfego orgânico, é preciso saber como diagnosticar esse quadro. Detectar um período de menos acessos que o anterior não é tudo o que você precisa fazer.

Em vez disso, é preciso levar em conta o contexto de cada ocasião. Além disso, compare sempre o período com seus anos anteriores, buscando enxergar padrões. Caso realmente exista um desvio, está na hora de adotar uma estratégia corretiva.

Refinamento da estratégia de SEO

Quando foi a última vez que você realizou um “pente-fino” na sua estratégia de SEO? A forma como as páginas da sua loja virtual são configuradas tem um papel decisivo ao torná-las visíveis no Google e nos demais sites de buscas.

Portanto, procure sempre se atualizar em relação às novas diretrizes do buscador e adaptar o seu conteúdo para atender a elas. Ao mesmo tempo, tome cuidado com possíveis problemas que podem prejudicar o seu posicionamento no ranking.

Publicação de conteúdo em um blog

Uma loja virtual pode se beneficiar muito a partir da manutenção de um blog de conteúdo em seu site. Ele servirá não só para instigar o interesse dos visitantes para conhecerem novos produtos, mas também para atrair novos acessos a partir de um bom posicionamento no Google.

Para que essa ideia dê certo, é importante conhecer o perfil do seu público-alvo e desenvolver um conteúdo que seja interessante para as necessidades e os interesses dele. Por exemplo, uma loja virtual especializada em eletrônicos pode publicar tutoriais de configuração de certos dispositivos ou até trazer destaques das tendências da área.

Fluxos de remarketing inteligentes

A tecnologia gera uma série de oportunidades para engajar seus clientes de formas inovadoras, o que pode ser determinante para você reverter um quadro de queda no tráfego orgânico. Um exemplo disso é o remarketing, que permite impactar uma audiência que já teve um contato prévio com o seu site.

A ideia é criar fluxos de conteúdo focados em trazer essas pessoas de volta com base nas ações e nos interesses delas. Por exemplo, você pode oferecer um cupom de desconto a quem não visita a sua loja há muito tempo ou enviar uma oferta personalizada a quem deixou o carrinho cheio e não fechou negócio.

Prevenção contra quedas futuras

Uma parte essencial de qualquer plano de ação envolve pensar em soluções para que o problema não venha a ocorrer no futuro. Isso também deve ser feito ao trabalhar com queda no tráfego orgânico.

Isso envolve aprender com os resultados obtidos a partir da implementação das suas estratégias. Veja como o seu público reage, de que formas seus números são impactados e as possíveis oportunidades que surgem a partir dessas ações.

Diagnosticar e solucionar um cenário de queda no tráfego orgânico envolve adotar as ações certas para tornar a sua loja virtual mais visível para o público-alvo dela e contar com estratégias direcionadas para manter essas pessoas sempre voltando. Fique sempre de olho nos seus resultados para adotar um plano de ação conforme seus indicadores apontarem a necessidade de correções.

Quer saber mais sobre esse assunto ao voltar a sua atenção para o aumento desse indicador? Então, veja, aqui no blog, como aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo