Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Como preparar meu e-commerce para a chegada da rede 5G no Brasil?

A 5ª geração da internet móvel já é uma realidade e está prestes a desembarcar no Brasil. Mas como preparar o seu e-commerce? Leia e descubra!

Como preparar meu e-commerce para a chegada da rede 5G no Brasil?

O 5G é, provavelmente, o próximo passo rumo à criação da internet banda larga sem fio. A coisa é tão séria que, recentemente, o Ministério das Telecomunicações iniciou uma pesquisa sobre os desafios da implementação das redes 5G, buscando mapear as oportunidades que possam surgir a partir da sua chegada.

Entretanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é a rede 5G e como ela vai afetar o dia a dia dos e-commerces e dos demais sites empresariais. Pensando nisso, montamos este pequeno guia que vai ajudar você a se adaptar a essas inovações. Basta continuar a leitura para conferir!

Entenda o que é a rede 5G

O 5G é a quinta geração de dados móveis. Isso quer dizer que você vai conseguir movimentar uma maior quantidade de informação em igual quantidade de tempo. Assim, se você tiver um arquivo muito grande — como um vídeo ou um conjunto de dados — e que demoraria muito para ser transferido, ele será transmitido com o 5G como se fosse um arquivo comum!

Com essa tecnologia, será possível integrar muitas coisas, como eletrodomésticos, automóveis e qualquer utensílio que possa acessar a internet. Será possível, ainda, garantir a transmissão e o acesso de uma quantidade inimaginável de dados por vez.

Sites pesados não serão mais um problema. E você vai poder integrar diversos serviços de maneira simultânea, sem que isso comprometa a qualidade da conexão. Afinal, a previsão é que a quinta geração tenha uma velocidade média de 100GB/s.

Saiba como o 5G pode impactar o comércio eletrônico

A rede 5G é inovadora e promete uma revolução na forma como as pessoas consomem a internet. A partir dessa tecnologia, vai ser cada vez mais fácil reproduzir o mundo físico no meio virtual.

É claro que nada vai acontecer do dia para a noite. Mas, com o passar do tempo, o comércio eletrônico ficará cada vez mais próximo do físico. Imagina que incrível seria se as empresas de vestuário pudessem tirar as medidas dos clientes por meio de um espelho, por exemplo, e oferecer peças que combinem com seu biotipo?

Ou, então, se as reações dos clientes pudessem ser analisadas em tempo real por meio de aplicativos de inteligência artificial, que agrupam e analisam os seus dados e as suas preferências para criar ações de marketing cada vez mais assertivas e bem direcionadas? Tudo isso será possível, em menos tempo do que imaginamos!

Veja como se preparar para essa nova realidade

Ainda que leve um pouco de tempo para a sua implementação integral, o 5G já é uma realidade. Como ninguém quer ficar para trás, é bom usar esse período de acomodação para se adaptar, certo? De início, encontre um bom local para hospedar o seu site. O local deve ser confiável e bem consolidado, para que possa estar preparado para receber as novas tecnologias.

Invista em melhorias na sua plataforma. Ela deve estar pronta para suportar novos recursos, assim que você precisar. Por fim, não deixe de prestar atenção na qualidade da navegação. Um e-commerce bem pensado, fácil de usar, com design limpo, bem alocado e com um ótimo suporte já vai sair na frente quando o 5G for uma realidade no Brasil!

A rede 5G promete maior velocidade de navegação, conexão estável, pacotes de dados ilimitados e a implementação da internet das coisas, ou seja, a integração entre todos os dispositivos possíveis, desde o portão eletrônico da sua casa até a sua Smart TV. No entanto, é importante estar preparado para as mudanças, e nada melhor do que contar com ótimos profissionais para ajudar você a preparar o seu e-commerce para esse novo passo da internet.

E então? Pronto para levar o seu negócio para o próximo nível? Aproveite e descubra também o que é headless commerce e como ele funciona!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo