E-book intermediador

Reprocessador de vendas: aprenda o que é e quais são as suas vantagens

Confira quais benefícios o seu negócio poderá usufruir ao utilizar uma tecnologia eficiente de soluções de recebimento!

Reprocessador de vendas: aprenda o que é e quais são as suas vantagens

[rock-convert-pdf id=”10065″]
É indiscutível a velocidade com que as novas tecnologias evoluem e a necessidade de que as empresas se adaptem para se manterem competitivas no mercado atual. Esse contexto se aplica inclusive para os processos de pagamento. Você sabia da existência do reprocessador de vendas, caso a transação seja recusada na primeira tentativa?

Pode parecer uma coisa simples, mas essa funcionalidade é responsável por facilitar a conversão e prezar pela retenção de clientes. Você quer entender melhor sobre o processo de reprocessamento de vendas?

Continue conosco e veja, inclusive, as diversas vantagens que o seu negócio pode estar perdendo por não utilizar uma tecnologia adequada de soluções de recebimento!

Reprocessador de vendas: definição e funcionamento

O reprocessador de vendas ocorre para compras realizadas com cartão de crédito e quando o pagamento não foi identificado em um primeiro momento. As empresas de soluções de pagamentos podem realizar outras tentativas para efetivar a transação dentro de um prazo de recuperação, evitando assim maiores transtornos para o cliente e para a empresa.

Os motivos da não autorização de um recebimento são diversos, variando desde problemas de segurança, erros com as adquirentes — as empresas responsáveis pela liquidação financeira de operações realizadas com cartões, como Rede, Cielo, GetNEt — e, até mesmo, problemas como limite insuficiente.

O reprocessamento funciona da seguinte forma: o pagamento de uma venda na loja virtual não é processado ou autorizado na primeira tentativa; em seguida, é realizado o contato com as adquirentes e a operação é reprocessada nas primeiras 24 horas.

Geralmente o prazo de recuperação é de 5 dias úteis. Após esse período, caso a confirmação da operação financeira não tenha sido realizada, a venda é cancelada automaticamente. É importante ainda ressaltar que para os casos em que os pagamentos não são autorizados por motivo de segurança, o cliente deve entrar em contato com a operadora do cartão.

Vantagens do reprocessador de vendas: conheça cada uma delas

Após entender como o reprocessamento funciona, você deve estar se perguntando se realmente vale a pena contar com essa funcionalidade, correto? Então veja abaixo 6 vantagens que esse processo traz e decida você mesmo!

Conversão

A primeira vantagem que precisamos abordar é como essa estratégia de reprocessamento de vendas pode contribuir para o aumento da conversão. Muitas vezes o cliente quer finalizar a compra, mas por um pequeno problema no pagamento, fácil de ser resolvido, acaba desistindo.

Manter uma taxa de conversão alta é imprescindível para a sobrevivência do negócio e, principalmente, para expandir e profissionalizar a loja.

Retenção de clientes

Devido ao mercado competitivo atual, os clientes prezam cada vez mais pela eficiência na resolução de problemas e a praticidade. Portanto, quem possuir as funcionalidades adequadas e que possibilitam ao cliente obter um serviço ou suporte mais completo, sairá na frente.

Com o reprocessador de vendas você evita que o cliente perca a compra, aumentando assim a confiança do usuário na sua marca!

Captar novos clientes é sempre necessário, mas os custos desse processo não são baixos, afinal é difícil e demorado construir uma relação de confiança com os compradores. Portanto, lembre-se que um cliente satisfeito, além de realizar mais compras, pode inclusive trazer mais clientes para o seu negócio.

Segurança

A segurança é um dos maiores receios de quem compra online. E quando falamos do processo de pagamento, esse medo é ainda maior. Muitas pessoas pensam que serão cobradas duas vezes, ou que os dados do cartão de crédito podem ser roubados.

O reprocessamento de vendas não identificados inicialmente é totalmente seguro. As empresas de soluções de pagamento entram em contato com as adquirentes que se comunicam com as bandeiras de cartão que, por sua vez, se comunicam com o banco emissor confirmando os dados e limite do comprador.

Todas as empresas envolvidas no processo — adquirentes, bandeiras de cartão e banco emissor — são reconhecidas no mercado. Portanto, a dica aqui é contar com uma operadora de soluções de pagamento reconhecida e eficiente para sempre garantir a segurança do seu processo.

Antifraude

Integração é uma palavra-chave para uma gestão eficiente atualmente. As empresas que fornecem serviços de modos de pagamentos profissionais geralmente oferecem funcionalidades que podem ser integradas à sua plataforma de e-commerce para o processo de recebimento, dentre elas o sistema antifraude.

Dessa forma, caso haja a necessidade de realizar o reprocessamento de vendas para clientes que tiveram problemas com o pagamento, essa transação também passará por verificações contra fraude.

Agilidade

Há quem diga que tempo é dinheiro. Portanto, qualquer estratégia que preze pelo tempo de comprador, com certeza, será reconhecida pelos usuários. O reprocessamento das vendas é, nesse sentido, uma ótima opção, visto a agilidade que ele traz ao processo de cobrança.

Além disso, o envio das mercadorias é vinculado, na maioria das vezes, a confirmação da transação de venda. Portanto, a opção de repetir as transações financeiras que ainda não foram efetivadas previne que hajam atrasos na entrega do produto adquirido.

Facilidade

O reprocessador de vendas também adere uma grande facilidade ao processo. Visto que ele ocorre de forma automática nas primeiras 24 horas, o cliente não precisa ficar mandando e-mails ou entrando em contato com a central de atendimento solicitando que o pagamento seja efetuado novamente.

Aqui, uma dica importante: elabore um plano completo de recuperação das vendas. O processo de reprocessamento seria apenas uma parte dessa plano. Mas, como assim?

Caso a cobrança não seja autorizada após o reprocessador de vendas, além de fazer outras tentativas, é interessante que você ofereça outras opções de pagamento para o cliente e entre em contato por e-mail explicando a situação.

A recuperação de vendas é um conjunto de ações muito mais abrangente e que também contribui para a retenção dos clientes.

Empresa de soluções de pagamento e o reprocessamento de vendas: qual a relação?

Você deve ter percebido que, ao longo do texto, nós citamos algumas vezes as empresas que oferecem serviços voltados para tecnologias de pagamento. Se você está se perguntando qual a relação dessas empresas com o reprocessador de vendas, não se preocupe. Nós esclareceremos agora mesmo!

De uma forma resumida, essas empresas podem potencializar o serviço de reprocessamento de vendas, ao contar com diversas tecnologias e funcionalidades de pagamento. Dentre elas, devemos citar o sistema de Multi Adquirência.

Quando uma transação é negada, o pedido é enviado para outra adquirente cadastrada garantindo as vendas realizadas. Portanto, o conselho aqui é escolher com cuidado a sua parceira de serviços de pagamento para garantir as melhores tecnologias do mercado, como o reprocessador de vendas.

Você quer conhecer quais outras integrações de funcionalidade de pagamento a Yapay pode oferecer para o seu negócio? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo