Conquistar uma boa posição nas buscas do Google é o objetivo de qualquer varejista, principalmente aqueles que trabalham com e-commerce. Para isso, é fundamental investir em SEM — ou Search Engine Marketing.
Caracterizado como um conjunto de práticas que visam melhorar o desempenho do seu conteúdo na internet, o SEM contribui para aumentar o número de acessos e conversões das lojas online.
Neste post, apresentamos o que é SEM, suas diferenças em relação ao SEO, e como implementar uma estratégia eficiente no e-commerce usando as práticas de otimização. Continue a leitura e confira!
Afinal, o que é SEM?
O Search Engine Marketing (SEM) — ou Marketing de Mecanismos de Busca — pode ser entendido como um aglomerado de práticas e técnicas que visam otimizar a visibilidade e o alcance de conteúdos digitais entre os resultados de buscas.
Ele é dividido em dois formatos:
- Search Engine Optimization (SEO): conjunto de práticas que buscam a otimização de conteúdos para alcançar as melhores posições nos resultados orgânicos dos buscadores;
- Links Patrocinados: uso de plataformas de mídia paga dos buscadores para compra de anúncios, como o AdWords no Google.
Qual a diferença entre SEM e SEO?
Conforme apresentado, o SEO é um dos formatos usados em uma estratégia de SEM. Assim, sua abrangência é menor, direcionada apenas para a otimização da visibilidade orgânica dos conteúdos.
Já o SEM tem como objetivo otimizar a performance de forma geral, utilizando tanto práticas que visam a melhora em resultados orgânicos (SEO), quanto pagos (Links Patrocinados).
Como usar o SEM no e-commerce?
Agora que você sabe o que é SEM, que tal aprender como criar uma estratégia eficiente para otimizar a visibilidade do seu e-commerce na internet? Para isso, separamos algumas dicas fundamentais. Acompanhe!
Faça um bom planejamento
Uma boa estratégia de SEM começa com um estudo do mercado e entendimento do negócio para, então, definir as palavras-chave e outras práticas que podem ser adotadas para otimizar seus resultados.
Entre as opções, estão:
- produção de conteúdo para blogs;
- mudança na descrição de produtos;
- uso de long tails keywords;
- inclusão de itens no Google Shopping;
- uso de links patrocinados;
- ações de remarketing;
- uso da busca visual;
- criação de conteúdo responsivo.
As práticas de SEM podem ser direcionadas para gerar visitas e conversões para o e-commerce. Para isso, é importante ter uma visão clara do funil de vendas e sua relação com os canais digitais do negócio.
Defina um orçamento e cronograma
Seja para adotar ferramentas ou investir em Links Patrocinados, uma boa estratégia de SEM exige um orçamento mínimo para ser implementada de forma eficiente. Assim, é importante estipular esse valor e ter uma visão clara de seu uso. Um cronograma de todas as atividades deve ser estabelecido para acompanhar gastos, implementações e resultados.
O ideal é realizar testes para escolher as práticas que melhor otimizam os resultados para o seu e-commerce. Dessa forma, o negócio performa melhor e com mais rentabilidade.
Fica evidente que uma boa estratégia de SEM é importante para qualquer e-commerce que deseja ter uma boa visibilidade na internet, bem como atrair o público correto e gerar bons resultados de venda.
Agora que você já sabe o que é SEM e sua importância, confira uma lista com as 7 principais estratégias de SEO para e-commerce e otimize ainda mais seus resultados!