E-book intermediador

Entenda o que é SEM e como aplicar essa estratégia no e-commerce

Quer aumentar a visibilidade do seu comércio eletrônico? Confira como uma estratégia de SEM é fundamental para isso!

Entenda o que é SEM e como aplicar essa estratégia no e-commerce

Conquistar uma boa posição nas buscas do Google é o objetivo de qualquer varejista, principalmente aqueles que trabalham com e-commerce. Para isso, é fundamental investir em SEM — ou Search Engine Marketing.

Caracterizado como um conjunto de práticas que visam melhorar o desempenho do seu conteúdo na internet, o SEM contribui para aumentar o número de acessos e conversões das lojas online.

Neste post, apresentamos o que é SEM, suas diferenças em relação ao SEO, e como implementar uma estratégia eficiente no e-commerce usando as práticas de otimização. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é SEM?

O Search Engine Marketing (SEM) — ou Marketing de Mecanismos de Busca — pode ser entendido como um aglomerado de práticas e técnicas que visam otimizar a visibilidade e o alcance de conteúdos digitais entre os resultados de buscas.

Ele é dividido em dois formatos:

  • Search Engine Optimization (SEO): conjunto de práticas que buscam a otimização de conteúdos para alcançar as melhores posições nos resultados orgânicos dos buscadores;
  • Links Patrocinados: uso de plataformas de mídia paga dos buscadores para compra de anúncios, como o AdWords no Google.

Qual a diferença entre SEM e SEO?

Conforme apresentado, o SEO é um dos formatos usados em uma estratégia de SEM. Assim, sua abrangência é menor, direcionada apenas para a otimização da visibilidade orgânica dos conteúdos.

Já o SEM tem como objetivo otimizar a performance de forma geral, utilizando tanto práticas que visam a melhora em resultados orgânicos (SEO), quanto pagos (Links Patrocinados).

Como usar o SEM no e-commerce?

Agora que você sabe o que é SEM, que tal aprender como criar uma estratégia eficiente para otimizar a visibilidade do seu e-commerce na internet? Para isso, separamos algumas dicas fundamentais. Acompanhe!

Faça um bom planejamento

Uma boa estratégia de SEM começa com um estudo do mercado e entendimento do negócio para, então, definir as palavras-chave e outras práticas que podem ser adotadas para otimizar seus resultados.

Entre as opções, estão:

  • produção de conteúdo para blogs;
  • mudança na descrição de produtos;
  • uso de long tails keywords;
  • inclusão de itens no Google Shopping;
  • uso de links patrocinados;
  • ações de remarketing;
  • uso da busca visual;
  • criação de conteúdo responsivo.

As práticas de SEM podem ser direcionadas para gerar visitas e conversões para o e-commerce. Para isso, é importante ter uma visão clara do funil de vendas e sua relação com os canais digitais do negócio.

Defina um orçamento e cronograma

Seja para adotar ferramentas ou investir em Links Patrocinados, uma boa estratégia de SEM exige um orçamento mínimo para ser implementada de forma eficiente. Assim, é importante estipular esse valor e ter uma visão clara de seu uso. Um cronograma de todas as atividades deve ser estabelecido para acompanhar gastos, implementações e resultados.

O ideal é realizar testes para escolher as práticas que melhor otimizam os resultados para o seu e-commerce. Dessa forma, o negócio performa melhor e com mais rentabilidade.

Fica evidente que uma boa estratégia de SEM é importante para qualquer e-commerce que deseja ter uma boa visibilidade na internet, bem como atrair o público correto e gerar bons resultados de venda.

Agora que você já sabe o que é SEM e sua importância, confira uma lista com as 7 principais estratégias de SEO para e-commerce e otimize ainda mais seus resultados!

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo