E-book intermediador

Já ouviu falar no sistema de cobrança billing? Saiba mais sobre ele

Saiba o que é o conceito de billing, os benefícios proporcionados por esse sistema de cobrança e veja como é ele é capaz de gerar satisfação e fidelização nos clientes.

Já ouviu falar no sistema de cobrança billing? Saiba mais sobre ele

São muitos os desafios de gestão financeira que as empresas passam diariamente. Mas o mercado é totalmente repleto de soluções que têm, como objetivo, facilitar o dia a dia daqueles que empreendem. Quando estamos falando sobre gestão financeira e cobrança, elas tendem a ser ainda mais importantes, pois, trabalham com a base do empreendimento. Nesse contexto, uma nova ferramenta tem sido cada vez mais testada com um bom resultado: o billing.

Não sabe o que estamos falando? É sobre um sistema de cobrança que busca organizar o processo financeiro para os clientes, desde o trabalho que foi contratado até a criação do boleto e a data de fechamento.

Quer saber mais sobre o conceito de billing e conhecer as suas principais vantagens? Então, continue conosco e confira! Boa leitura!

Qual é o conceito de billing?

Billing é um sistema de cobrança totalmente responsável pelo controle e geração de faturas, de forma automática e inteligente.

Dentro de um empreendimento que recebe pagamentos recorrentes, como assinaturas, mensalidades ou contratos, o billing assegura a personalização dos critérios de cobrança para os clientes, garantindo que eles recebam as suas faturas na hora certa, sem que haja erros de cálculo sobre aquilo que foi efetivamente consumido.

Quando os clientes já se encontram divididos por grupos, torna-se muito mais fácil pensar em soluções para cada um. Quando alguém atrasar o pagamento do boleto, por exemplo, novas medidas serão tomadas.

Quais são as vantagens do sistema de cobrança billing?

Vantagem competitiva

Fazer todo o processo de cobrança de modo manual seria extremamente trabalhoso, concorda? São inúmeros dados para serem agrupados, por exemplo, que podem fazer com que seja dedicado muito tempo na tarefa.

Pois bem, com esse sistema de cobrança esse problema acaba, já que vai permitir que a sua empresa administre, profissionalmente, todos os seus recebimentos.

Redução de erros

As pessoas realizam um trabalho incrível, e isso é fato. Porém, quando se envolve dinheiro, quanto menos as pessoas intervirem, mais certa vai ser a operação. Isso acontece porque estamos suscetíveis a falhas, além de podermos utilizar critérios diferentes para colocar o mesmo processo em desenvolvimento — o que resulta em erros com muito mais frequência.

A ideia do billing é exatamente diminuir problemas como esse. O ser humano é indispensável para criar os critérios que vão ser levados em conta pela máquina, no entanto, a partir daí, o sistema vai executar justamente o que foi determinado.

Sistematização da cobrança

Assim que você faz o cadastro no sistema indicado os parâmetros de cobrança, pedindo para que ele faça o comando de modo automatizado, o processo é colocado em ação.

Ou seja, se você comunicar que o cliente conta com um plano anual e que vai vencer sempre no dia tal, todos os procedimentos que decorrem dessas informações vão ser gerados de modo automático.

De que forma o billing gera fidelização e satisfação dos clientes?

O billing otimiza o controle financeiro do seu negócio. Por ser uma fase mais difícil do processo, a cobrança exige atenção, pois, vai depender da continuação do cliente.

Otimizar esse período será uma maneira de facilitar o dia a dia da empresa e, claro, de deixar a vida dos consumidores muito mais fácil. Com o auxílio de ferramentas de cobrança de confiança, você se torna capaz de fidelizá-los, deixando o processo de pós-venda muito mais simples. A partir dos relatórios que o billing vai gerar, é possível até mesmo propor soluções melhores para cada um.

Como o seu negócio realiza as atividades ligadas à cobrança? Essa é uma atividade que apresenta dificuldades ou é simples? É muito importante falar sobre isso para que você descubra novas ferramentas que podem tornar o seu empreendimento muito mais competitivo no mercado. Por exemplo, agora, você já conhece o billing e pode gerir todos os seus recebimentos de maneira profissional!

Gostou do texto e quer aprender mais? Então, aproveite para ler também o nosso post sobre a melhor forma de pagamento para loja virtual!

Chargeback o Guia Deifinitivo
Sobre o autor
Renato Galleti
Renato Galleti
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo