E-book intermediador
Solução de pagamento: Como ela afeta sua produtividade e vendas?

Solução de pagamento: Como ela afeta sua produtividade e vendas?

Receber pagamentos em dia: essa costuma ser uma das maiores preocupações das empresas, certo? É preciso lembrar, porém, que a escolha da solução de pagamento vai muito além de simplesmente garantir a entrada do dinheiro no caixa. Na verdade, essa é uma decisão que demanda atenção redobrada, uma vez que influencia diretamente a produtividade e os resultados das vendas.

O que você deve entender desde já é que, independentemente da ferramenta escolhida, a solução certa é capaz de trazer inúmeros benefícios para o cliente, fazendo com que ele tenha confiança para comprar cada vez mais. Além disso, uma boa solução de pagamento evita uma série de problemas e falhas que não só tomariam tempo da equipe de vendas como afastariam consumidores.

Quer entender melhor como a escolha da solução de pagamento pode afetar as vendas do seu negócio? Então confira agora mesmo os principais benefícios que a tecnologia certa pode trazer!

Proteção contra fraudes

Ao contrário do que muita gente pensa, definitivamente não é só o consumidor que precisa se proteger nas transações. O vendedor também deve se precaver. Aí entram os sistemas antifraude, que protegem ambos os envolvidos!

Tais sistemas contam com alarmes de cartões em blacklist, identificando maus pagadores, e até mesmo tecnologias que conseguem capturar um chargeback (potencial estorno) antes mesmo de a fatura ser paga. Os pagamentos são tratados em um nível estratégico, maximizando não apenas o número de vendas, mas também os recebimentos da empresa, além de minimizar os custos operacionais e evitar dores de cabeça para o setor comercial.

Rapidez na confirmação

Quando uma transação é concluída, tanto o comprador quanto o vendedor ficam à espera de sua confirmação. Sem ela, perde-se tempo dos 2 lados, além de comprometer a imagem da marca junto ao cliente. Que tal então investir em uma solução de pagamento que garanta confirmação praticamente instantânea? Assim você maximiza a produtividade nas vendas, afetando positivamente os resultados!

Redução de falhas

Toda vez que acontece uma falha em um processo de pagamento, a empresa perde tempo e dinheiro. Afinal, não só os vendedores deixam de focar em novas transações para resolver o problema como surge um efeito negativo a médio e longo prazos, já que o cliente fica insatisfeito. A escolha de uma solução de pagamento eficiente impede que a equipe pare seu trabalho para solucionar entraves menores, já que esses erros são evitados.

Acesso a suporte

Independentemente da ferramenta escolhida e dos processos internos da sua empresa, toda equipe está sujeita a ter dúvidas. Mesmo que não seja imediato, eventualmente surgem situações mais complexas com as quais os vendedores ainda não se depararam. Nessas horas, é fundamental ter acesso a um suporte qualificado, capaz de orientar e tirar dúvidas com clareza máxima.

Ainda sobre esse assunto, outro ponto importante a ser observado é: o ideal é que o suporte seja em português. Afinal de contas, são diversos os termos técnicos e as expressões que podem dificultar o entendimento até mesmo de quem tem um bom nível de inglês. Se é possível facilitar, para que complicar, não é mesmo?

Realocação de investimentos

Na ausência de uma ferramenta de automação e integração de pagamentos, as empresas acabam dedicando mais verbas para resolver as transações. Nesse cenário, é preciso administrar e fazer a manutenção de sistemas, servidores e firewalls, processos que, caso sejam realizados internamente, demandam uma boa dose de investimento em infraestrutura e mão de obra.

Por outro lado, a escolha de uma solução de pagamento especializada traz economia, já que toda essa estrutura é terceirizada, assim como os respectivos custos operacionais. Afinal, esses fornecedores normalmente cobram apenas pelo serviço prestado. A economia gerada permite que mais recursos sejam aplicados na área comercial, no treinamento de vendedores e em estratégias de fechamento. Com isso, a eficiência dos processos de vendas só tende a crescer.

Variedade de opções

Não é segredo para ninguém que, ao oferecer uma ampla gama de formas e opções de pagamento, as vendas tendem a aumentar. Isso acontece porque certos clientes trabalham apenas com um tipo de cartão, enquanto outros confiam mais em um determinado banco, ainda havendo aqueles que preferem pagar no boleto, por exemplo. Quitar tudo no débito, fazer à vista no cartão ou parcelar? Seu negócio deve estar preparado para tudo.

Além disso, há produtos e serviços que oferecem a opção de pagamento de uma assinatura mensal, tendência que também deve ser levada em consideração na hora de escolher uma solução de pagamento.

Uma boa ferramenta é capaz de cobrir todas essas formas e condições. E o melhor de tudo é que o trabalho de cálculo e apresentação dos valores fica por conta da plataforma! Assim, o vendedor pode focar em transmitir os benefícios do produto ou serviço, sem precisar gastar tanto tempo e energia para atender às necessidades de cada cliente no que se refere à quitação da compra.

Facilidade de integração

Como comentamos, existe hoje uma infinidade de formas e condições de pagamento disponíveis. Na tentativa de abraçar toda essa variedade, muitos negócios acabam pegando o caminho do improviso, ao encher seu site com ferramentas e plataformas diferentes. Pois é justamente aí que os problemas começam a aparecer.

Entenda: para cada plataforma de pagamento usada, é preciso criar novas integrações. Assim, além de dificultar os processos e tornar tudo mais complexo, essa forma de operar abre espaço para erros e incompatibilidades. Leve esse ponto em consideração, de preferência optando por uma ferramenta que permita disponibilizar várias formas de pagamento com uma única integração para trazer comodidade e agilidade aos clientes.

Praticidade no gerenciamento

Ao integrar todas as suas transações em um só lugar, você consegue contar com um único painel gerenciável. Assim, todas as configurações necessárias para o fechamento de vendas estarão em um mesmo local, tornando tudo mais rápido e prático.

Do ponto de vista operacional, esse gerenciamento economiza tempo e aumenta a produtividade da equipe de vendas. Já do ponto de vista estratégico, permite uma análise ágil e detalhada das transações, fornecendo dados para que os gestores criem estratégias ainda mais efetivas, ampliando assim os resultados.

Viu só como a escolha de uma solução de pagamento efetiva afeta a produtividade e os resultados em vendas de diversas maneiras? Não por acaso, portanto, essa é uma das decisões mais importantes a serem tomadas em um negócio! Para embasar sua escolha e acertar logo de cara, não deixe de buscar informações. Aproveite, por exemplo, para aprender o que é um gateway de pagamento!

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)