E-book intermediador
Tendências de mercado para 2019: veja para onde expandir seu negócio!

Tendências de mercado para 2019: veja para onde expandir seu negócio!

Muito mais do que modismos, tendências de mercado são movimentos naturais de evolução, seja em um setor específico, seja em todos os ramos. Quem acompanha esses avanços de perto tem a oportunidade de sair na frente dos concorrentes, superando as expectativas do público e satisfazendo seus clientes.

Isso é possível porque as tendências representam novos hábitos de consumo que abrem espaço para nichos de mercado a serem explorados, trazendo consigo um belo potencial de crescimento. Ou seja, quem segue esses indícios tendem a conseguir melhores resultados e maior expansão.

Então, o que dizer das tendências de mercado para 2019? É sobre isso que falaremos a partir de agora. Confira!

Economia de experiência

A experiência do cliente está mais em foco do que nunca, e as empresas que não levarem isso a sério ficarão para trás. Em suma, esse conceito defende que a relação que o consumidor tem com a sua marca é tão importante quanto o produto ou serviço, ou até mais. Assim, as organizações que criam experiências marcantes acabam se destacando.

De qualquer maneira, não pense que é preciso reinventar a roda, já que, muitas vezes, a diferença está nos detalhes. Uma loja que conta com uma playlist personalizada ou com um aroma único pode ser um bom exemplo. Em outras palavras, a pergunta que você deve se fazer é: “o que estou fazendo para encantar meu cliente?”.

Modelo “as a Service”

Apesar de não ser uma novidade, o modelo de serviços e assinaturas — como é o caso das gigantes Netflix e Spotify — ainda tem muito para ser explorado. Inclusive, uma das tendências de mercado para 2019 é que as pessoas comprem menos produtos e passem a alugar (ou assinar) mais desses itens na forma de serviço. A cada semana, vemos nascer novas plataformas que oferecem séries, filmes, conteúdos, jogos, etc.

Ainda assim, o mercado “as a Service” se limita à internet, hein! Quer um exemplo? Em vez comprar produtos para bebês e crianças, várias mães e pais já estão optando por alugá-los em lojas que oferecem essa opção. Portanto, pagar uma assinatura mensal para usufruir de um serviço ou bem vem se tornando uma prática cada vez mais usual.

Público da melhor idade

Até algum tempo atrás, os consumidores com mais de 60 anos eram conhecidos por gostar de jogar baralho, assistir à televisão ou ficar em casa. No entanto, é hora de o mercado rever seus conceitos! Hoje, os idosos estão mais ativos e produtivos do que nunca. A expectativa de vida não para de subir, assim como a disposição de quem aproveita a melhor idade.

Como consequência, diversos serviços e produtos voltados a esse público, estão crescendo em vendas. Há pessoas com mais de 60 anos abrindo empresas e dando oportunidades ao mercado B2B (business-to-business). Também há aqueles que fazem viagens, mudam de casa, consomem produtos premium, entre diversos outros interesses. Então, se, em 2019, você quiser atender a uma demanda legítima, considere focar no público da terceira idade.

Transformação digital

Você já deve estar cansado de ouvir falar na expansão da tecnologia e dos serviços relacionados à internet. Entretanto, mais do que servir ao público, a transformação digital está mudando completamente a forma com que as empresas trabalham.

Hoje, empreendedores de todos os portes buscam soluções digitais para otimizar custos, agilizar processos e melhorar as tomadas de decisões — por exemplo, através de Big Data e inteligência de dados. O fato é que grande maioria dos setores já compreendeu que quem não se digitalizar ficará fora do mercado. E o que isso significa? Simples: você pode utilizar a transformação digital a seu favor, desde que esteja disposto a implementar novas tecnologias.

Sustentabilidade

“Em pleno 2019, lá vem alguém falando em sustentabilidade novamente” — esse é o pensamento de muitos gestores que, apesar de conhecerem a tendência de mercado, escolhem ignorá-la ano após ano. Porém, chegamos a um ponto no qual a maior parte das pessoas já está se sentindo saturada em meio a tanta informação e tecnologia. Com isso, até mesmo como uma forma de equilibrar a pressão pela produtividade, cada vez mais gente mergulha em movimentos sustentáveis e colaborativos.

O consumo consciente não apenas está em alta, como tem influenciado decisões de compra dos mais diversos públicos. Agora, usuários trocam experiências online e offline sobre produtos e marcas que incentivam a economia colaborativa e a sustentabilidade. Para você ter uma ideia, 65% das pessoas afirmam que deixariam de consumir uma marca, caso ficassem sabendo que ela polui o meio ambiente.

Posicionamento contra o preconceito

Mercadologicamente falando, vivemos em uma era na qual as marcas devem dizer adeus ao preconceito. O tema da identidade de gênero, por exemplo, já faz parte de discussões e conversas em todo o mundo — seja na educação, seja na política, seja em casa, seja nas mesas de bar. Com isso, muitas marcas já se posicionaram a favor do público LGBT, especialmente nas datas comemorativas do movimento.

O mesmo vale para algumas questões, como a igualdade de gênero e o combate ao racismo. Ou seja, todos os públicos podem e devem ser valorizados, tanto por empatia como por uma questão de consumo. Afinal, nenhuma marca quer deixar dinheiro na mesa simplesmente por não defender alguns princípios básicos da convivência humana, não é verdade? Isso sem falar na oportunidade de comunicar aquilo em que a organização realmente acredita!

Como você viu, as tendências de mercado para 2019 variam desde a evolução tecnológica até o posicionamento diante de causas sociais. É verdade que são vários pontos a considerar e nem sempre é fácil implementar todos eles. De qualquer modo, é importante encontrar um equilíbrio para fazer, pelo menos, o básico, evitando ficar para trás dos concorrentes. Mas lembre-se: todos esses movimentos devem respeitar a identidade da sua marca, isto é, de nada adianta mudar apenas para acompanhar a boiada. Portanto, use o bom senso e atualize-se.

Quer ficar sempre por dentro das tendências de mercado e ser o primeiro a colocá-las em prática? Cadastre seu e-mail na nossa newsletter e receba os novos conteúdos em primeira mão!

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | Designer Gráfico | SEO and Marketing Strategy, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e analise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.