E-book intermediador
Transformação digital: o que significa para as empresas de serviço?

Transformação digital: o que significa para as empresas de serviço?

Não é difícil perceber que a tecnologia vem modificando de maneira decisiva a forma como as empresas funcionam, certo? Por incrível que pareça, no entanto, ainda há quem coloque essa novidade em segundo plano, esquecendo que a transformação digital não só é um grande diferencial competitivo atualmente como pode afetar as estruturas de qualquer negócio.

Neste post, vamos explicar o que realmente significa realizar a transformação digital na sua empresa de serviços, como implementá-la e que benefícios essa revolução vai trazer para seu empreendimento. Ficou interessado? Então continue lendo!

O que é a transformação digital?

A transformação digital é um processo profundo de mudança empresarial por meio do qual as soluções tecnológicas passam a ter papel estratégico em determinadas ações — como captação de clientes, venda e melhoria dos processos internos. A transformação digital envolve, portanto, muito mais que a simples adoção de um ou outro sistema de TI, ou a criação de uma página nas redes sociais. A ideia é modernizar as estruturas do negócio e, assim, conseguir mais produtividade e rentabilidade.

Mesmo negócios que já nasceram com pés firmes na tecnologia, como empresas de serviços e aquelas no modelo SaaS (Software as a Service), precisam entender que a tecnologia não afeta apenas o atendimento ao cliente, mas também moderniza a gestão empresarial como um todo. Para que isso fique ainda mais claro, vamos falar a partir de agora sobre os benefícios da transformação digital. Continue acompanhando!

Que benefícios essa transformação traz?

Automatização de processos

São muitos os processos internos que, por mais que sejam repetitivos e morosos, precisam ser praticamente a prova de falhas. É o caso da emissão de notas fiscais ou do controle de prazos de solicitações de serviços, por exemplo. Aí é que a tecnologia pode entrar como uma importantíssima aliada.

Com um bom sistema de gestão corporativa, é possível automatizar esse tipo de processo de acordo com as diretrizes previamente definidas pela empresa. O software consegue executar as tarefas demandadas com muito mais agilidade que um profissional, ainda estando livre de erros humanos. O resultado é claro: mais agilidade, menos falhas e até uma menor possibilidade de fraudes na empresa.

Foco no coração do negócio

Toda empresa tem um enorme trabalho para montar equipes de qualidade, atrair e reter talentos. É mais que justo, portanto, que você não queira desperdiçar esse rico material humano em ações burocráticas. A própria automatização de processos libera sua equipe para se dedicar ao core business do negócio, deixando os funcionários livres para pensarem em soluções inovadoras ou aprimorarem os serviços prestados. Mas e os gestores?

Os gestores, por sua vez, podem contar com programas que gerem relatórios automáticos sobre o desempenho das vendas, a situação do estoque ou informações sobre o RH, por exemplo. Com esses dados em mãos, é possível dar total atenção à tomada de decisões estratégicas, sem maiores distrações e com precisão máxima.

Garantia de satisfação do cliente

Entre as soluções trazidas pela transformação digital, surgiram algumas destinadas a melhorar a relação entre empresa e clientela. São recursos que se propõem a, por exemplo, organizar as informações de leads e compradores já fidelizados, mostrando nome, endereço, telefone, e-mail e até histórico de compras. Com esses dados em mãos, é possível traçar estratégias de abordagem e conversão realmente direcionadas para cada um de seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

A transformação digital também dá uma mãozinha em processos que podem parecer corriqueiros, mas que, na verdade são decisivos para a fidelização de clientes. Um bom sistema de pagamentos para prestadores de serviços e empresas SaaS, por exemplo, é fundamental para garantir transações rápidas e seguras.

Empresas que usam o modelo de Software as a Service podem contar com ferramentas digitais para melhorar seu sistema de pagamentos recorrentes, aumentando o controle sobre entradas mensais e permitindo um planejamento financeiro organizado. Lojas virtuais também precisam de uma ligação entre seu sistema de pagamentos e operadoras de cartão de crédito ou outras instituições financeiras. Essa operação pode ser feita via intermediador de pagamentos confiável.

Com essa ferramenta, o cliente faz o pagamento e o dinheiro só é efetivamente liberado para a empresa quando o produto ou serviço for entregue, ou prestado. Trata-se, assim, de mais segurança e confiabilidade para o negócio, portanto, mais chances de conquistar e fidelizar compradores.

Diminuição de custos

Precisamos ser claros: realizar uma transformação digital exige investimentos em tecnologia, treinamentos e tempo para que toda a empresa absorva as mudanças. No entanto, a médio e longo prazos, o retorno é certo. Afinal, os custos empresariais podem cair significativamente!

Os exemplos são muitos e podem estar nos lugares mais inusitados. Sabia que é possível diminuir o custo de reuniões com o uso de videoconferências? E diminuir as perdas de estoque com um controle digital que só aciona os fornecedores quando necessário? Também é possível melhorar a disseminação da imagem da empresa por meio do marketing digital e do uso de redes sociais!

Além de tudo isso, vale lembrar que o foco da transformação digital está na eficiência. E realizar eficientemente tarefas como controle de recebimento de clientes gera redução de custos e de tempo, ainda permitindo que a empresa cumpra com suas obrigações fiscais de maneira simplificada. Como consequência, o negócio se protege contra erros e, assim, evita pagar multas ou juros.

Como implementar a transformação digital?

Agora que você já sabe quais são as maiores vantagens de realizar a transformação digital, chegou a hora de colocar a mão na massa e realmente começar a mudar a estrutura do negócio. Lembre-se de que, assim como em toda ação corporativa, aqui também é preciso ter planejamento e objetivos claros.

Comece avaliando os pontos da sua empresa que precisam ser modernizados, especialmente em processos que ainda funcionam sem o auxílio da tecnologia. Em seguida, pesquise por opções no mercado que atendam às suas demandas. Precisa melhorar o atendimento de SAC? Então pesquise por chatbots. Quer melhorar a forma como a empresa recebe os pagamentos por seus serviços? Então você precisa entender sobre intermediadores de pagamento, gateways e soluções para pagamentos recorrentes.

Por fim, treine os funcionários para que a transição para uma empresa digital não seja traumática. É preciso que todos entendam que as mudanças facilitarão o trabalho diário e aumentarão as possibilidades de crescimento da empresa, com isso promovendo também a evolução da equipe. Não se esqueça de monitorar os resultados durante a implementação das soluções digitais ao mesmo tempo, em que treina e orienta seu time para tirar o maior proveito possível das novas soluções.

Gostou deste artigo? Comente aqui o que você acha sobre essa transformação tecnológica pela qual as empresas vêm passando!

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
José Renato Galleti Silva
José Renato Galleti Silva