Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Quais são as principais vantagens do modelo de negócio D2C?

Conheça os benefícios do modelo D2C e aumente as vendas do seu negócio. Saiba mais!

Quais são as principais vantagens do modelo de negócio D2C?

Empreendedores atentos ao mercado digital já perceberam que o D2C é uma estratégia valiosa para aumentar as vendas — e eles estão certos. Em 2018, as vendas no modelo D2C alcançaram a marca de R$ 2,5 bilhões de reais, segundo pesquisa elaborada pela Ebit|Nielsen, consultoria que acompanha a movimentação do mercado de e-commerce no país.

O D2C nada mais é do que um modelo de negócio em que as fabricantes vendem diretamente ao consumidor. Em vez de passar por um intermediário (a loja física ou um marketplace de terceiro, por exemplo), o produto é vendido diretamente ao consumidor pelo fabricante, geralmente via canais digitais. Empresas grandes como Nike e Nestlé já estão aderindo a esse tipo de venda, e nada impede que pequenas indústrias também o façam.

Conheça as vantagens de implementar o modelo D2C no seu negócio.

Expansão do público

Você amplia as possibilidades de público quando alia sua nova estratégia D2C aos canais de venda já existentes (em geral, B2C, o mais comum). O objetivo desse tipo de ação é que o D2C complemente seu já consolidado modelo de vendas.

Para que funcione, é fundamental tomar alguns cuidados para que os dois modelos não compitam entre si. Uma estratégia funcional consiste em oferecer produtos exclusivos no D2C, avaliando quais são melhores para venda direta ao consumidor.

Potencialização dos canais de venda

A potencialização dos canais de venda está atrelada ao tópico anterior. Adequar a distribuição à proposta de cada produto evita a concorrência desleal entre canais (ou entre você, como fabricante, e seus parceiros comerciais). Além disso, você pode usar essa distribuição como vantagem para incrementar a experiência do consumidor, aproveitando o D2C para lançar coleções novas, por exemplo.

Controle sobre a experiência da marca

Ter um canal D2C evita que você sofra impactos negativos sobre a marca relativos a ações que estão fora do seu controle, como quando um cliente tem uma experiência negativa com o atendimento na loja física e acaba associando isso ao produto.

Ao manter o controle sobre essa transação, você pode criar estratégias de compra personalizadas e reforçar valores que estão no cerne da marca. É mais um canal de conexão entre a empresa e o consumidor.

Redução de custos diretos e indiretos

Além de eliminar custos com intermediários, como aluguel de lojas físicas e outros tipos de encargo, o D2C é uma estratégia fortemente digital. O fabricante pode fazer desse canal uma plataforma de marketing própria, em que os dados fornecidos pelos clientes o ajudam a incrementar suas estratégias de marketing digital, reduzindo custos com consultorias e pesquisas de terceiros.

O D2C representa uma ótima oportunidade de negócio porque ele amplia as possibilidades de lucro da empresa, além de se tornar um novo canal de relacionamento com os clientes. Em um mercado que se volta cada vez mais para as oportunidades do ambiente online, criar conexões com seus consumidores é cada dia mais importante, e o D2C fomenta essa estratégia ao suspender a necessidade de intermediários entre você e o cliente.

O que você achou das vantagens do D2C? Quer conhecer outras estratégias para impulsionar suas vendas? Assine a nossa newsletter gratuita para receber conteúdo em seu email!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo