E-book intermediador

Velocidade de carregamento: saiba como otimizar no seu e-commerce

Se seu e-commerce demorar a carregar, você pode perder um bom volume de vendas. Entenda a importância da otimização de páginas para torná-lo mais eficaz.

Velocidade de carregamento: saiba como otimizar no seu e-commerce

Com a melhoria da qualidade da internet e cada vez mais aparelhos sendo capazes de acessá-la, as pessoas passaram a esperar determinada velocidade de carregamento para tudo que fazem online. Isso também vale para as compras em um e-commerce.

Essa falta de paciência do usuário médio já foi comprovada com estudos da área. Por exemplo, de acordo com um relatório do Doubleclick, a taxa de rejeição de um site tende a subir em quase 40% se ele demorar mais de 3 segundos para carregar.

Pense em quantas vendas o seu e-commerce está perdendo por conta de problemas no carregamento das suas páginas. No entanto, apesar de ser uma situação grave, ela não é tão difícil de resolver. O primeiro passo é reconhecer o problema e se prontificar para solucioná-lo. Quer saber como? Continue a leitura!

Como medir a velocidade de carregamento do e-commerce?

O Google tem uma ferramenta gratuita chamada de PageSpeed Insights que ajuda exatamente nisso. Ela serve não só para medir o tempo de carregamento de um site como também sugere uma série de iniciativas capazes de ajudar a aumentar a velocidade.

A partir dessas informações, você poderá enxergar as áreas mais críticas da otimização do seu e-commerce. É nelas que você deverá concentrar boa parte dos seus esforços para melhorar sua velocidade de carregamento.

Quais os fatores que podem influenciar no carregamento do e-commerce?

Quando uma página é carregada por um navegador de internet, ele baixa uma série de arquivos que servem para construí-la. No entanto, se algumas, dessas partes forem arquivos grandes demais ou estiverem com problemas, a tendência é que a velocidade de carregamento seja prejudicada.

Conheça a seguir alguns dos fatores capazes de influenciar a velocidade de carregamento do e-commerce:

  • imagens;
  • código-fonte;
  • scripts carregados;
  • número de solicitações externas;
  • compactação dos elementos;
  • desempenho do servidor.

Como otimizar a velocidade de carregamento do e-commerce?

Veja, a seguir, ações que serão determinantes para melhorar a velocidade de carregamento do seu e-commerce e, assim, aprimorar os seus resultados.

Comprima seus arquivos

A compressão é uma ótima forma de diminuir o tamanho dos arquivos do seu site, consequentemente contribuindo para uma maior velocidade de carregamento.

Por exemplo, é possível reduzir o tamanho do seu código-fonte e CSS usando uma ferramenta como o Gzip. Já em relação a imagens, utilize formatos comprimidos como JPEG 2000, JPEG XR, WebP ou ícones.

Elimine os redirecionamentos

O tempo que o usuário passa em um ou vários redirecionamentos é determinante para a velocidade de carregamento. Então, a solução é diminuir ou eliminá-los completamente.

Faça uma varredura em seus site em busca de redirecionamentos. Por exemplo, em alguns casos, o acesso direto a sua URL pode ser redirecionado a uma página secundária.

Armazene informações no cache

A maioria dos navegadores de internet é capaz de guardar dados dos sites no cache, evitando que eles tenham que ser carregados toda vez que uma nova visita ocorrer.

Para que o seu e-commerce conquiste uma velocidade de carregamento maior, configure o período em que o cache armazena esses dados até que expirem para um tempo compatível com o perfil dos seus visitantes.

Contrate servidores melhores

Muito da velocidade de carregamento do seu e-commerce depende da capacidade do seu servidor de hospedagem entregar os dados com rapidez.

Há casos em que trocar de serviço de hospedagem ajuda a tornar o seu site mais veloz, então converse com potenciais novos parceiros e procure saber mais sobre isso.

A preocupação com a velocidade de carregamento do seu e-commerce é necessária porque esse fator tem um impacto direto na experiência dos seus clientes. Leve em conta as dicas deste artigo e garanta um plano de melhorias para as suas páginas.

Você tem mais alguma dica de como otimizar o seu e-commerce para alavancar os seus resultados? Conte para nós aqui nos comentários!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo