E-book intermediador
Vendas sazonais: garanta um alto volume de vendas

Vendas sazonais: garanta um alto volume de vendas

Quem lida com o comércio sabe bem: as vendas sazonais são capazes de trazer um alto volume de transações. E é claro que a realidade não poderia ser diferente no caso das lojas virtuais! Na prática, entretanto, o grande desafio nem sempre está nas vendas em si, mas sim na disponibilidade dos recursos nessas ocasiões esporádicas.

Pense bem: se as vendas sazonais não forem bem planejadas, as lojas acabam perdendo a oportunidade de lucrar ao se verem sem mercadorias no estoque para suprir a demanda dos consumidores. Mas calma, porque foi justamente para ajudar nesse ponto que preparamos o post de hoje!

Acompanhando os próximos tópicos, você encontrará dicas valiosas para garantir a disponibilidade dos produtos mesmo com o alto volume de vendas nas datas sazonais. Quer ficar por dentro das práticas para aproveitar as melhores épocas do ano no seu e-commerce? Então vamos lá!

Tenha uma gestão de estoque realmente eficaz

Uma gestão de estoque eficaz começa por um bom planejamento. O primeiro passo é analisar as diferentes épocas do ano e datas promocionais, identificando quando acontecem os picos de vendas de cada tipo de produto. Mas não basta estabelecer datas aproximadas, viu? É preciso determinar os dias exatos em que as vendas começam e terminam para que você consiga cuidar do seu estoque adequadamente.

Quer um exemplo desse planejamento que estamos falando? Imagine que você venda protetor solar. Nesse caso, o ideal é iniciar a preparação do estoque ainda no inverno, para que os itens estejam disponíveis na primavera e no verão.

Veja pela seguinte perspectiva: a grande vantagem das vendas sazonais é que elas são previsíveis. Sendo assim, com um pouco de planejamento e organização, você será mais que capaz de contornar eventuais dificuldades de estoque. Sem contar que é possível se preparar para as estações de baixas nas vendas, sem correr o risco de ficar com o caixa negativo.

Faça uma análise preditiva de demanda

Mais que planejar as épocas em que você precisará reforçar o estoque, é crucial fazer uma análise capaz de prever a demanda em questão. Caso contrário, você não saberá qual é a quantidade de cada mercadoria que precisa ser encomendada.

O primeiro recurso que pode ser adotado nesse sentido é o acompanhamento do histórico de giro dos produtos. Se seu e-commerce mantém um registro das vendas, basta consultar os resultados do ano anterior para estimar o início e o fim de cada período, assim como as quantidades pedidas.

Mas atenção: só a análise do histórico não é suficiente. Outro ponto fundamental consiste em avaliar o contexto do país. Afinal, há anos em que o mercado está aquecido, bem como épocas de recessão. Nesse sentido, é válido criar o hábito de acompanhar os noticiários de economia a fim de ampliar suas chances de prever o que vem pela frente.

Além do mais, é importante ficar de olho nas tendências de comportamento do consumidor. Já reparou como alguns produtos se tornam mais populares que outros em um determinado ano? Para monitorar esses movimentos, você pode usar o Google Trends, além, é claro, de observar o que está sendo divulgado e promovido na mídia.

Garanta o desempenho das funcionalidades

De nada adianta fazer uma gestão de estoque perfeita e prever exatamente a demanda necessária se as funcionalidades da sua loja virtual não estiverem operando com desempenho máximo. Saiba: para garantir as vendas sazonais, é imprescindível proporcionar a melhor experiência possível aos usuários.

Isso significa que seu e-commerce deve ter qualidades como: rapidez, facilidade de navegação, segurança e alta capacidade de processar pagamentos. Em geral, a velocidade de carregamento e a facilidade de navegação são pontos trabalhados ao longo do ano todo, por precisarem ser aprimorados constantemente. Nas vendas sazonais ainda vale checar a capacidade da sua hospedagem para que o site não corra o risco de ficar fora do ar.

Já em relação à segurança e aos pagamentos, o lojista precisa ter um gateway que garanta alta disponibilidade de transações. O ideal é contar com uma solução focada especialmente em e-commerces, que seja capaz de processar inúmeros pagamentos ao mesmo tempo sem congestionar o caixa da sua loja virtual.

Planeje também as estratégias de marketing

Contando com toda a estrutura necessária para lucrar com as vendas sazonais, é preciso se certificar de que os usuários chegarão até seu site. A lógica é óbvia, mas há quem descuide desse ponto. Então vamos relembrar: não basta ter produtos em estoque se os consumidores não ficarem sabendo! Isso significa que o e-commerce também deve investir em estratégias de marketing para divulgar suas promoções.

Aqui, novamente, o planejamento entra em cena. Afinal, são vários os momentos envolvendo as datas sazonais. Hoje em dia, muitas lojas trabalham com 3 ações: uma pré-promoção, que acontece antes da data em si, uma segunda divulgação nos dias mais próximos da ocasião e, por fim, um terceiro esforço de vendas para liquidar o estoque remanescente.

Além de pensar nesses diferentes momentos da estratégia de marketing, é necessário planejar os meios de divulgação. As opções mais usadas para isso são o e-mail, as redes sociais, as redes de anúncios (como Taboola e Outbrain), além de Facebook Ads e Google AdWords.

Aposte no relacionamento com os fornecedores

Grande parte das dificuldades das vendas sazonais vem da falta de atenção ao relacionamento com os parceiros. A boa notícia é que, uma vez que você conhece seus meses de alto volume de vendas e tem uma previsão de demanda, pode usar essas informações para negociar com os fornecedores.

Vale chamar atenção aqui para um detalhe importante: muitos lojistas negociam apenas preço, ignorando prazos. Mas pense bem: em uma grande data promocional, por exemplo, contar com um fornecedor que entrega mercadorias em menos tempo pode ser um diferencial competitivo importantíssimo. A partir de hoje, portanto, considere tanto os valores quanto os prazos de entrega nas negociações, ok?

Junto a isso, o ideal é que você cultive um bom relacionamento com esses parceiros ao longo do ano inteiro. Como consequência, as vendas sazonais serão lucrativas para os 2 lados, beneficiando tanto sua loja virtual como os próprios fornecedores. Esse bom relacionamento inclui comprar de empresas confiáveis, que entreguem em dia e sejam organizadas em seus processos.

E então, gostou das nossas dicas sobre como garantir a disponibilidade nas vendas sazonais? Felizmente, o varejo conta com épocas de altíssimo volume de transações, trazendo excelentes possibilidades de lucro para os e-commerces. Assim, cabe aos donos das lojas virtuais se planejarem para tirar o melhor proveito dessas situações, contando sempre com parceiros confiáveis para seus produtos e transações de vendas.

Por fim, se este post foi útil para você, que tal ajudar outras pessoas, compartilhando-o em suas redes sociais?

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)