E-book intermediador

Vídeo marketing no e-commerce: saiba como usar essa estratégia

Você sabia que o vídeo marketing está em alta em diversos segmentos, inclusive no de e-commerce?

Vídeo marketing no e-commerce: saiba como usar essa estratégia

O tempo médio gasto assistindo a vídeos na internet, no Brasil, cresceu 135% em 4 anos, além de esse tipo de conteúdo obter 12 vezes mais compartilhamentos online do que os demais. Ou seja, é garantia de visibilidade para os seus produtos.

Além disso, o vídeo marketing pode se tornar um instrumento fundamental para as suas vendas. Estudos já apontaram que o uso de vídeos em landing pages pode aumentar as conversões em até 86%, além de gerar 300% mais cliques em e-mail marketing. São ótimas perspectivas, certo?

No entanto, para aproveitar todos esses benefícios, você precisa usar o vídeo marketing corretamente em sua estratégia. Isso envolve um entendimento aprofundado não só sobre o seu público-alvo e as necessidades dele, como também sobre o meio audiovisual e as suas possibilidades.

Conheça, a seguir, as principais boas práticas para usar o vídeo marketing no e-commerce e alavancar as suas vendas!

Crie um canal no YouTube

O YouTube é o principal site de vídeos da internet e um dos maiores agregadores de tráfego da rede. Estar presente nele é uma ótima forma de ampliar a presença online da sua loja virtual, já que é para lá que o público vai para assistir ao conteúdo audiovisual.

Lembre-se de configurar o seu canal para adotar a identidade visual da sua loja, além de divulgá-lo adequadamente no seu site e nas demais peças de comunicação.

Grave vídeos curtos

Para fisgar a atenção do público e não correr o risco de afastá-lo com um material denso demais, vale a pena investir na produção de vídeos curtos. Além de terem mais chances de serem conferidos na íntegra, os vídeos também terão o potencial de compartilhamento aumentado.

Você pode gravar pequenas demonstrações de produtos, fazer anúncios especiais e o que mais fizer sentido para o seu público-alvo.

Produza um conteúdo interessante

Ao elaborar a sua estratégia de conteúdo de vídeo marketing, é importante sempre se lembrar de criar um material realmente interessante. Gravar vídeos que destacam preços e ofertas pode não ser o melhor caminho, afinal, isso seria como um anúncio publicitário.

Em vez disso, o vídeo marketing oferece todo o seu potencial como um conteúdo informativo e relevante para o público-alvo. Procure entender os interesses e as necessidades dessas pessoas e grave um material que as ajude, como tutoriais, dicas, tira-dúvidas, entre outros.

Inclua um call-to-action

O que você quer que o seu público faça após ver o seu vídeo? Você deve sempre se fazer essa pergunta ao desenvolver uma estratégia de vídeo marketing. Afinal, o conteúdo servirá de fio condutor para a ação mais importante da sua campanha, como vender um produto ou garantir o cadastro em algum serviço.

Para que isso dê certo, é importante que o seu call-to-action, ou CTA, apareça em um momento oportuno do vídeo, e o roteiro traga argumentos sólidos para gerar a conversão.

A partir dessas abordagens de vídeo marketing, será possível impactar a sua audiência com um conteúdo muito mais relevante e poderoso. O audiovisual é uma ferramenta capaz de fisgar a atenção e conquistar a preferência dessas pessoas, então, aproveite as nossas dicas para garantir a melhor abordagem ao usar esse recurso tão decisivo.

Fique por dentro de mais ideias estratégicas como essa para alavancar os resultados da sua loja virtual. Basta seguir a nossa página no Facebook!

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo