Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

7 dicas para você utilizar a estratégia de vídeos de produtos na sua loja

Para atrair e vender mais, o e-commerce precisa investir em conteúdo visual. Veja as dicas para fazer vídeos de produtos incríveis!

7 dicas para você utilizar a estratégia de vídeos de produtos na sua loja

A produção de vídeos de produtos é uma estratégia cada vez mais comum no e-commerce. E não poderia ser diferente: segundo uma pesquisa do Google, o consumo de vídeos na web cresceu 135% entre 2014 e 2018.

Além disso, o uso desse formato em várias plataformas e redes sociais é uma excelente forma de atrair novos perfis de consumidores, dar visibilidade à marca e engajar aqueles que já são clientes.

Quer ter esses mesmos benefícios na sua loja virtual? Então, veja 7 dicas fundamentais para ter sucesso com essa estratégia. Confira!

1. Busque referências

A primeira coisa que você precisa é de uma pesquisa sobre o que o mercado está fazendo, para ter uma ideia de como competir e, ao mesmo tempo se destacar perante a concorrência.

A dica mais interessante aqui é não se limitar apenas aos e-commerces parecidos com os seus, que vendem os mesmos produtos. Procure vídeos em outras áreas, com perfis de público parecidos. É bom olhar também para o que está sendo feito fora do Brasil.

Com um olhar analítico, você percebe tendências e novidades que vão se tornar populares, podendo criar vídeos que já estejam lá antes dos seus concorrentes.

2. Defina um estilo

Assim como qualquer estratégia de marketing e de relacionamento, os seus vídeos precisam de uma identidade própria, como nas cores, no cenários, na voz, na estrutura e até na questão de ter ou não alguém apresentando os produtos.

Boa parte dessas definições vai vir da sua buyer persona, e do que a engaja mais. É importante definir primeiro o estilo, para que todos os vídeos tenham uma coerência e conversem entre si.

3. Foque em ser útil

Pense no que leva uma pessoa a assistir ao vídeo de um produto. Na maioria dos casos, ela busca por informações mais relevantes sobre algo que pretende comprar.

Por isso, sempre crie um vídeo pensando em como ele será útil para a sua persona. Tutoriais e reviews são os modelos que mais dão retorno em engajamento e conversão.

Considere também as informações que o consumidor busca. Use referências visuais para ajudar a comparar tamanhos, foque em detalhes e mostre vários ângulos. Quanto mais rico o vídeo, melhor.

4. Invista em qualidade

Não há como fugir: vídeos com mais qualidade de imagem chamam mais a atenção e conseguem melhores resultados. Por isso, investir na tecnologia de gravação pode trazer mais retornos no futuro.

O que mais influencia na qualidade é iluminação, cenário e câmera. Se for possível, contrate um estúdio com profissionais. Se não for o caso, estude um pouco sobre técnicas práticas e baratas para melhorar o seu vídeo.

5. Faça sempre um roteiro

Ainda pensando na adequação e coerência dos vídeo, é sempre bom ter um roteiro para seguir — por mais simples que ele seja. Isso ajuda não só a manter uma voz e uma identidade, como agiliza todo o processo de produção.

6. Use legendas

Principalmente nas redes sociais, muito da navegação pelo público é feita em locais onde é difícil ou inconveniente ouvir um conteúdo. Twitter e Facebook, por exemplo, sempre iniciam um vídeo automaticamente sem som.

Portanto, coloque legendas no vídeo, mesmo que ele esteja em português. Brincar com fontes, cores e formas pode se tornar até um tempero a mais no seu estilo.

7. Adeque os vídeos de produtos às várias plataformas

Falando em redes sociais, cada uma apresenta vídeos de uma forma. Por exemplo, o YouTube prefere peças maiores e na horizontal, enquanto o Instagram incentiva vídeos curtos e verticais.

Pense em estilos que possam ser apresentados em diferentes formatos, para que eles se encaixem melhor em cada canal. Isso vai otimizar o engajamento e dar mais alcance a cada um deles.

Afinal, à medida que a internet e os equipamentos mobile evoluem, mais e mais pessoas estão consumindo conteúdo audiovisual online. Para o e-commerce, isso significa que os vídeos de produtos serão cada vez mais importantes para o seu sucesso. Portanto, escreva o seu roteiro e comece agora mesmo!

Quer mais dicas como estas para impulsionar a sua loja virtual? Então, siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo