E-book intermediador
WooCommerce: o que é e quais são as principais vantagens?

WooCommerce: o que é e quais são as principais vantagens?

Por mais que alcançar o sucesso com um negócio online seja o objetivo de muitos empreendedores, a verdade é que não são poucos os que subestimam as dificuldades de administrar uma loja virtual. Pois essa ilusão acaba hoje! Para você ter uma ideia, guarde: o número de ferramentas disponíveis é proporcional à quantidade de desafios e de problemas que surgem diariamente — muitos deles, aliás, inexistentes em empresas à moda antiga.

Só desse primeiro parágrafo, por exemplo, já decorre um problema: muitas vezes, o empreendedor se vê perdido em meio a um oceano de funcionalidades, sem saber direito como usá-las, sem pessoal ou mesmo disponibilidade para gerenciá-las adequadamente. O ideal, portanto, é contar com uma solução ao mesmo tempo simples e eficiente para cuidar das transações online da sua empresa. Você se identificou? Então precisa conhecer o WooCommerce!

Continue acompanhando para entender quais são suas principais características e vantagens, além de saber como essa solução poderá alavancar a expansão do seu negócio! Vamos lá?

Afinal de contas, o que é o WooCommerce?

Disponibilizado desde 2011, o WooCommerce é um plugin criado pelo WordPress que permite transformar o blog em uma plataforma de comércio virtual. Para isso, lança mão do código aberto.

Como seu download é gratuito, está aí uma excelente oportunidade para quem dispõe de recursos limitados, mas nem por isso quer ficar para trás. Além do mais, a construção da loja se torna mais fácil, por se tratar de um domínio bastante conhecido e de boa usabilidade.

De acordo com dados do WordPress, o WooCommerce já é usado por 30% dos e-commerces em todo o mundo. Desde seu lançamento, o plugin já conta com mais de 3 milhões de instalações. Não tem como negar: é um verdadeiro sucesso!

Quais são suas principais características e vantagens?

Antes de optar por uma plataforma para chamar de sua, é necessário conhecer como ela funciona, certo? Para adiantar alguns passos nessa caminhada, confira agora algumas das principais características e vantagens do WooCommerce!

Código open source customizável

Como o código usado na plataforma é aberto, o lojista pode fazer edições diversas, customizando sua solução de acordo com o perfil dos clientes, o segmento de atuação do e-commerce e o que mais considerar relevante. Desde o layout até as ferramentas disponíveis, os recursos são maleáveis com o único propósito de dar ao lojista o que ele precisa.

Possibilidade de acrescentar recursos

Quando instalado, o plugin funciona como uma loja virtual, só que com poucos recursos. A boa notícia é que é possível adicionar novas extensões, o que faz com que a plataforma consiga atender a diferentes demandas dos lojistas.

Inclusão ilimitada de produtos

Uma característica determinante do WooCommerce é a inclusão ilimitada de produtos, o que permite que a loja virtual se expanda.

Baixo custo de manutenção

Ao comparar o WooCommerce com outras plataformas, fica fácil ver como a manutenção da página é barata. Esse detalhe nada desnecessário faz dessa uma das melhores opções em termos de custo-benefício — principalmente para quem não tem muito capital para investir.

Facilidade de gerenciamento

A boa usabilidade da plataforma permite uma navegação intuitiva. Essa característica acaba beneficiando aqueles profissionais que, apesar de conhecerem recursos digitais, não dominam programação. O lojista pode cadastrar mercadorias, integrar a plataforma com outros recursos e, caso identifique a necessidade, adicionar funcionalidades.

Controle simples e unificado

No WooCommerce, o lojista tem o controle de todas as funções da plataforma, não dependendo de terceiros para solicitar mudanças. Com acesso a todos os recursos, o controle é significativamente simplificado.

É possível alterar e acessar páginas, cadastrar e precificar produtos, cadastrar clientes, adicionar e remover widgets, mudar o layout, personalizar o design em datas comemorativas, entre outras possibilidades. Todas as modificações são feitas em um único dashboard, facilitando ainda mais o gerenciamento do e-commerce.

Diversidade de recursos

Uma vez que o WooCommerce é um plugin do próprio WordPress, ele combina muito bem com outras extensões, o que permite atender a demandas específicas do lojista sem causar prejuízos ao carregamento das páginas. A loja ganha em flexibilidade e, ao mesmo tempo, em robustez. Para você ter uma ideia, algumas das extensões disponíveis são:

  • Product Bundles: permite realizar vendas por combo, alterando o preço conforme as opções de compra do cliente;
  • Dynamic Pricing: possibilita dinamizar os preços, oferecendo descontos quando o cliente adquire um item em maior quantidade;
  • Product Add-Ons: viabiliza a oferta de serviços adicionais por produto — como garantia estendida;
  • Chained Products: distribui brindes aos clientes de acordo com a compra.

Segurança para os pagamentos

Um aspecto central para uma plataforma de e-commerce é a segurança nas transações comerciais. E isso vale tanto para os clientes, que passam informações bancárias, como também para os lojistas, que devem se preocupar com as fraudes.

Com o WooCommerce, é possível combinar as formas de pagamento tradicionais com intermediadores, ótimas opções para lojas de pequeno e médio portes. Dessa forma, o e-commerce oferece alternativas para os clientes concluírem suas compras, além de adequar o tamanho do negócio aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

Experiência com a usabilidade

A usabilidade é um aspecto central tanto para o lojista gerenciar seu e-commerce com mais tranquilidade como para o cliente encontrar os produtos que procura com facilidade. Com uma navegação bem intuitiva, o WordPress preenche esse requisito com nota máxima.

Integração com outros sistemas

Além de permitir a integração com meios de pagamento a fim de tornar as transações mais seguras, o plugin ainda interage com outros sistemas. Para ajudar na gestão da loja, o Enterprise Resource Planning (ERP) é uma boa pedida. Já para calcular o valor do frete e dar uma e06stimativa do tempo de entrega, a integração com os Correios resolve, ainda facilitando os processos logísticos da loja.

A escolha da plataforma de e-commerce é essencial para que o investimento em um negócio próprio gere os resultados esperados. Avaliando as opções disponíveis e as vantagens oferecidas por cada uma, fica fácil entender por que o WooCommerce é um sucesso entre aqueles que querem abrir uma loja virtual!

Por fim, se você quer saber mais sobre essa e tantas outras opções para o mercado e-commerce diretamente na sua timeline, curta nossa página no Facebook!

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)