Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Confira 5 gatilhos mentais para aumentar as vendas da sua loja virtual

Os gatilhos mentais existem para dar um “empurrãozinho” na decisão de compra dos consumidores da sua loja virtual. Saiba como implantar essa tática, agora mesmo!

Confira 5 gatilhos mentais para aumentar as vendas da sua loja virtual

Os gatilhos mentais no comércio eletrônico nada mais são do que “atalhos” que a mente usa para tomar decisões mais facilmente, configurando boas estratégias de persuasão. Eles ajudam a quebrar objeções que podem impedir as vendas e influenciam no desejo de compra dos consumidores.

Para efeito de comparação, podemos mencionar um dos maiores exemplos de gatilho mental usado na mídia convencional: são os comerciais de cosméticos, que mostram uma pessoa famosa (autoridade) recomendando o produto.

Já no marketing de internet, os gatilhos mentais devem ser mais diretos, pois o ambiente online não possibilita a experiência sensorial. É impossível tocar ou sentir o item à venda, logo, as abordagens devem ser ainda mais provocativas.

Pensando nisso, reunimos as melhores instruções para despertar a decisão de compra do seu público. Confira.

A importância dos gatilhos mentais para a área comercial

Mesmo que a intenção de utilizar o gatilho mental envolva a parte emocional, isso não significa que o receptor da mensagem age de forma impensada (inconsciente). O objetivo é estimular o consumo de uma mercadoria ou serviço que pode suprir a demanda do cliente. A ética e a transparência devem guiar a abordagem comercial, já no plano de vendas.

Portanto, antes de praticar qualquer estratégia, é preciso agir com responsabilidade, partindo de situações realistas e que solucionem, justamente, o que é vendido pelos anúncios. Do contrário, você pode colocar a imagem da sua loja virtual em xeque. Afinal, não importa se o mercado de consumo está estacionado — sempre existirá demanda por algum produto. Cabe a você despertar o interesse do seu nicho e eliminar as objeções.

Gatilhos mentais para aplicar no seu e-commerce

A partir das ações que os gatilhos mentais influenciam, é possível utilizar campanhas e estratégias, para que os possíveis consumidores realizem uma ação específica que não fariam, normalmente, sem a motivação dada pela oferta.

Ao usar os argumentos corretos, você faz com o público se sinta mais propenso a fechar negócio com você, aumentando suas conversões e gerando oportunidades. Para ilustrar melhor todo o processo, listamos os cinco principais gatilhos mentais do marketing comercial. Descubra como eles podem potencializar suas ações de venda.

1. Escassez

Muita gente já passou pela experiência de perder algo que, de tão habitual, parecia não ter muita relevância, mas que, após perdê-lo, passou a ser valorizado. Se você ainda não passou por isso, provavelmente, uma pessoa próxima já tenha contado algo parecido. É aquela máxima: “tive que perder pra dar valor”.

É natural que a sociedade valorize o que é escasso, pois o primeiro pensamento é que, quanto mais desafiador conseguir alguma coisa, mais preciosa ela é. O maior exemplo desse gatilho mental são as mensagens de estoque limitado aplicadas nas lojas virtuais.

Vamos imaginar que um comprador está buscando um tênis específico para correr e, ao encontrá-lo, vê uma notificação de “último item disponível”. A mensagem desperta, instantaneamente, a ideia de que, se ele não comprar o produto, ficará sem o tênis que tanto deseja. Essa indução faz com que o indivíduo se torne mais inclinado a comprar.

Como aplicar essa estratégia:

  • oferecer benefícios, ofertas ou promoções por tempo limitado;
  • conceder vantagens exclusivas às primeiras pessoas que comprarem;
  • vender mercadorias, de forma sazonal, que só ficam disponíveis em épocas determinadas do ano.

2. Urgência

A urgência estimula a decisão imediata, pois expõe uma pressão de tempo, no qual é preciso comprar rapidamente, antes que o produto se esgote. Nesses casos, o pensamento do comprador é: “melhor comprar logo do que perder essa chance”. Os maiores exemplos desse gatilho são itens de edição limitada. Eles induzem a uma compra imediata, pois quando o estoque acabar, a mercadoria nunca mais ficará disponível.

Como aplicar essa estratégia:

  • colocar contadores de tempo no checkout para apressar o comprador;
  • criar combos ou edições especiais e limitadas dos produtos que fazem parte do seu catálogo;
  • lançar ofertas relâmpago, que expiram em poucos minutos no site.

3. Autoridade

É preciso ter cuidado com essa estratégia, uma vez que, para ser uma autoridade, é importante, realmente, ser um influenciador para o seu segmento de vendas. Caso contrário, o gatilho pode ser um “tiro no pé”.

Essa modalidade comercial propõe que uma pessoa ou personagem seja reconhecido e o público confie nele. Um exemplo é o caso de marcas que associam suas mercadorias ou serviços a especialistas — como um creme dental associado à indicação de dentistas.

Como aplicar essa estratégia:

  • buscar por pessoas influentes no seu nicho de mercado e fechar parcerias;
  • investir na produção de conteúdos específicos para seu segmento — como artigos de textos, infográficos, vídeos etc. —, para oferecer informações de alta qualidade ao seu público;
  • aproveitar profissionais da empresa que já sejam reconhecidos pelo mercado e pedir para que se tornem porta-vozes do seu negócio.

4. Novidade

O consumidor tem um dos celulares mais inovadores do momento, mas, seis meses após a compra, a sua marca predileta lança um modelo com ferramentas e aplicações a mais e ele precisa, de qualquer forma, comprar o novo smartphone. Isso é muito corriqueiro na área de dispositivos móveis.

O gatilho da novidade é muito usado por lojas virtuais que fazem lançamentos anuais ou semestrais de mercadorias para suprir demandas e necessidades que ainda não foram notadas pelos clientes.

Como aplicar essa estratégia:

  • faça campanhas de lançamentos de produtos, para que seu nicho decida fazer reservas no seu e-commerce;
  • ofereça descontos para os primeiros que fecharem a compra de um item que será lançado;
  • utilize a página inicial da loja e as redes sociais para adicionar imagens e mensagens atrativas, a fim de deixar a audiência empolgada com a novidade.

5. Prova social

O ser humano sente a necessidade pertencer a grupos, fazer parte de algo em comum com os outros indivíduos, ser aceito. É por isso que a prova social é um gatilho tão poderoso no mercado comercial. Vivemos em sociedade, influenciamos e somos influenciados por pessoas que fazem parte do nosso meio social.

Para compreender esse gatilho vamos usar o exemplo de estabelecimentos movimentados. Ao chegar em uma avenida comercial, você vê duas lojas de roupas próximas: a primeira está cheia de gente comprando e a segunda está vazia. Rapidamente, nosso cérebro associa que a loja mais povoada é melhor.

Como aplicar essa estratégia:

  • crie cases em vídeos curtos para contar as experiências de sucesso de alguns clientes com seus produtos;
  • colete e exponha depoimentos de seus consumidores nas áreas mais acessadas do seu site;
  • permita que os compradores comentem e avaliem seus itens publicamente, para que a prova social deles influencie outras pessoas;
  • mostre quantas mercadorias você já vendeu e destaque quanta gente está satisfeita com elas.

Ao implementar esses gatilhos mentais nas estratégias comerciais da sua loja virtual, você aumentará seu número de conversões, de forma orgânica. Para manter os resultados sempre positivos, acompanhe as inovações de marketing e vendas para otimizar as abordagens do seu e-commerce e deixar sua clientela sempre por perto.

Se você gostou do conteúdo e quer ficar por dentro das novidades do nosso blog, não deixe de assinar a newsletter.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo