Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Link de pagamento na recorrência: saiba como pode ser usado

O link de pagamento na recorrência permite a cobrança contínua nos mais variados modelos de prestação de serviços.

Link de pagamento na recorrência: saiba como pode ser usado

Você sabia que é possível utilizar o modelo de link de pagamento na recorrência? Essa forma de quitação já vem sendo muito aplicada pelos e-commerces, principalmente por aqueles que não têm uma grande infraestrutura.

A transformação digital tem trazido cada vez mais players para o mercado, o que acirrou a disputa por clientes no mercado. Hoje, somente as empresas capazes de oferecer os melhores serviços e experiência ao consumidor se destacam na multidão.

O link de pagamento em um modelo de recorrência oferece um meio de pagamento seguro e simples ao cliente, reduzindo ao máximo o seu esforço. Continue a leitura e saiba mais!

O que é recorrência?

Antes mesmo de falar sobre o link de pagamento e como funciona essa tecnologia, é preciso focar nossa atenção no chamado modelo de cobrança recorrente. Também conhecido como economia de assinaturas, ele fornece acesso a um produto ou serviço de acordo com uma quitação mensal.

O modelo de recorrência é aplicado nos mais diversos tipos de negócio, sendo base para grandes empresas, como Netflix e Amazon, focadas em conteúdo digital, mas também aplicando-se a outros mercados, como no caso da rede de academias Smart Fit e da Wine, empresa de vinhos.

O objetivo é criar um modelo de assinatura a um custo acessível para quem busca assinar o produto ou serviço, criando uma renda recorrente para a empresa. Como podemos ver nos exemplos acima, isso pode dar muito certo, sendo mais escalável que o modelo convencional de comercialização.

Qualquer empresa hoje pode criar um modelo de assinaturas dentro do nicho de atuação e tirar proveito da recorrência e seus benefícios.

O que é um link de pagamento?

Nos últimos anos, vimos uma grande evolução nos meios de pagamento, com a inserção de cada vez mais tecnologias e aumento de possibilidades a serem ofertadas aos consumidores.

Uma das últimas novidades, e que tem crescido rápido devido a sua simplicidade, é o link de pagamento, uma forma segura e ágil de concluir ações de pagamento, sem a necessidade de contar com uma infraestrutura de loja online completa.

Essa é uma das grandes vantagens desse modelo de pagamento. Comerciantes que fazem uso das redes sociais, por exemplo, podem fazer cobranças por meio de um link de pagamento, mesmo sem ter uma loja online com um site. Tudo funciona como uma maquininha de cartão digital em suas mãos.

Como funciona o link de pagamento?

O cliente, ao clicar no link, é redirecionado para uma página de pagamento, configurada anteriormente por você.

Nessa página, todos os dados de cobrança já estarão inseridos, bastando realizar o pagamento. Depois da quitação, você pode verificar o pagamento e dar sequência na entrega do produto ou realização do serviço.

Além disso, alguns fornecedores dessa solução permitem a configuração dos links de pagamento para uma estratégia de recorrência, o que pode auxiliar a alinhar duas grandes estratégias para a atuação online.

Esse modelo permite que, mesmo quem não tenha experiência em plataformas de pagamento consiga vender na internet, apenas gerando links de pagamento e enviando-os diretamente aos seus clientes.

Não é preciso que o consumidor entre em uma loja, coloque os produtos no carrinho e se dirija ao checkout, basta acessar o link enviado e realizar o pagamento.

Quais os seus principais benefícios?

Separamos alguns dos principais benefícios do uso do link de pagamento em um modelo de recorrência. Confira a seguir.

Previsão de receita

Diferentemente de um modelo de e-commerce tradicional, no qual podemos ter uma média de compras muito variável, em um modelo de recorrência isso se torna muito mais preciso, uma vez que quem assina o serviço costuma continuar com os pagamentos.

Além disso, os links são enviados mensalmente, exigindo pouco esforço do assinante — ele só precisará acessar o link e efetuar o pagamento de forma simples e rápida, contribuindo para a continuidade da prestação do serviço realizado.

Com base na sua quantidade de clientes, é possível traçar uma previsão de receita muito mais próxima da realidade, melhorando a saúde financeira da empresa.

Segurança financeira

A previsão de receitas nos leva a uma segunda grande vantagem: a segurança financeira. Afinal, mesmo em cenários incertos, podemos contar com entradas fixas que podem sustentar o negócio, mesmo que não haja a venda de novas assinaturas.

A recorrência aliada aos links de pagamento permitem mais controle financeiro, dando liberdade na hora de escolher como investir recursos e otimizar a sua equipe.

Acompanhamento dos pagamentos

O fornecedor dos links de pagamento pode emitir relatórios e oferecer um dashboard completo para que você possa acompanhar todas as informações referentes as quitações, verificando quem pagou em dia, quem atrasou ou quem ainda não realizou o pagamento.

Dessa forma, você e sua equipe podem agir para entender o que fez com que alguém deixasse de assinar o seu serviço, melhorando ainda mais o seu e-commerce para evitar futuros cancelamentos.

Solução Multiadquirência

Um grande benefício do link de pagamento na recorrência é a multiadquirência, uma solução completa para os mais diversos meios de pagamento.

É possível realizar o pagamento com as mais variadas bandeiras de cartões de crédito, reduzindo as chances de se perder uma venda por falta de alguma opção ao cliente.

Outro ponto interessante é que a rotatividade dos adquirentes é automática. No caso de um pagamento não ter sido aprovado, por exemplo, o sistema já realiza a tentativa em outro adquirente de forma autônoma.

Venda em multicanais

Por fim, uma das últimas vantagens do link de pagamento em cobranças recorrentes e a mais importante delas é a possibilidade de utilizá-lo em múltiplos canais. Você não precisa que seu cliente entre em sua loja online, você não precisa nem ao mesmo ter uma loja online.

Com o link de pagamento, você pode enviar cobranças por qualquer ponto de contato, como nas redes sociais, pelo WhatsApp, SMS, e-mail ou qualquer outro canal que seu cliente ache adequado.

Essa é uma ótima ferramenta para expandir os seus negócios com um baixo investimento inicial.

Como utilizar o link de pagamento na recorrência?

O primeiro passo é escolher um fornecedor confiável para a ferramenta de geração de links de pagamento.

Depois disso, basta entrar na página do sistema do fornecedor da sua escolha, preenchendo todos os dados sobre a venda, como informações de produto e quais os valores envolvidos. Com base nisso, a ferramenta vai gerar uma página de pagamentos, para receber os dados do cliente e realizar o pagamento.

É tudo muito prático e simples. Ao terminar essa configuração, a ferramenta gera um link automaticamente e você poderá compartilhá-lo com o cliente. Ao acessar a página, o consumidor estará diante de uma página de pagamentos clara e sem distrações.

O link de pagamento na recorrência pode ser um grande aliado do seu negócio, facilitando as suas cobranças e garantindo uma renda fixa mensal que poderá fortalecer seus investimentos e o crescimento da sua marca.

Quer saber mais sobre como utilizar o link de pagamento? Entre em contato conosco!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo