E-book intermediador
7 vantagens do modelo de pagamento recorrente para o consumidor

7 vantagens do modelo de pagamento recorrente para o consumidor

Não é de hoje que o modelo de pagamento recorrente tem chamado a atenção dos empresários. Essa forma de cobrança permite que os negócios tenham previsibilidade de receita, além de facilitar a retenção de usuários e o crescimento do faturamento.

Contudo, uma dúvida ainda teima em preocupar entre alguns líderes de negócios. A pergunta que não quer calar é: será que o consumidor também fica satisfeito com as cobranças recorrentes? Já adiantando, podemos dizer que sim, o cliente também sai ganhando.

Para explicar melhor as vantagens do modelo de pagamento recorrente para o consumidor é que resolvemos preparar este post! Lembre-se desde já que um bom negócio é aquele que beneficia todos os envolvidos. Então corra para conferir agora mesmo quais são esses benefícios!

1. Oferta de conveniência

Um dos pilares mais importantes para que uma empresa tenha sucesso ao usar o modelo de pagamento recorrente é a conveniência. Nesse sentido, antes de mais nada, é preciso ter em mente que as pessoas estão sempre dispostas a pagar por comodidade. Graças a essa relação é que muitos empresários podem entregar produtos diretamente na casa dos consumidores, oferecer conteúdos na nuvem e assim por diante.

Para quem paga, o fato de não precisar correr atrás dos itens necessários é uma mão na roda. Assim, em vez de sair para comprar um produto ou mesmo acessar uma loja virtual, o cliente sabe que terá acesso ao bem ou serviço de forma regular, todos os meses, sem precisar se desdobrar para isso. Afinal de contas, os pagamentos já estão agendados e o serviço ou produto será entregue com recorrência, sem exigir solicitação. É ou não é uma grande vantagem para o cliente?

2. Maior controle financeiro

Com o mesmo valor sendo cobrado mês após mês, seja no cartão de crédito, no boleto ou diretamente por débito bancário, o modelo de pagamento recorrente permite que os clientes organizem melhor seu orçamento. Dessa maneira, o usuário do serviço se livra de surpresas desagradáveis, pois sabe exatamente quanto e quando vai gastar, podendo planejar suas finanças.

Essa prática também evita compras por impulso que surgiriam caso não houvesse um serviço disponível constantemente. Quer um exemplo? Os usuários do famoso serviço de assinatura da Netflix têm à disposição uma infinidade de filmes e séries para assistir a qualquer momento. Dessa forma, evitam gastos impulsivos com cinema, compra de blu-rays ou outras modalidades no mesmo sentido.

Outro ponto importante ainda em relação ao controle financeiro é que, como o comprometimento é constante, é muito difícil que o cliente simplesmente deixe de pagar a fatura. Pense bem: quando a conta está ali presente todos os meses, fica mais difícil se esquecer do compromisso.

3. Segurança na contratação

Uma das maiores barreiras que as empresas enfrentam na hora de vender é o medo que os clientes têm de se arrepender da compra. E isso vale principalmente para produtos e serviços de maior valor agregado. Por outro lado, no modelo de pagamento recorrente, o cliente se sente mais seguro ao tomar sua decisão, já que, nesse caso, ele não precisa investir altos valores para comprar algo que não sabe até quando vai usar.

Em vez de gastar altas quantias em equipamentos de ginástica ou musculação, por exemplo, o consumidor pode se inscrever em uma academia, pagando apenas a mensalidade para usar os aparelhos. Desde que permitido pelo contrato, basta cancelar o serviço para deixar de pagar! Essa liberdade deixa os usuários mais tranquilos na hora da compra.

4. Facilidade no pagamento

A facilidade no pagamento também é vista como grande vantagem por quem contrata um serviço no modelo de recorrência. E essa facilidade está presente tanto nas modalidades aceitas como nos preços em si. Ao operarem nesse formato, as empresas normalmente oferecem a possibilidade de pagar via cartão de crédito de diversas bandeiras, boleto bancário, débito em conta e até mesmo via formas menos convencionais, como o PayPal. O consumidor tem, assim, mais flexibilidade para escolher a opção de sua preferência.

Junto a isso, o preço também tende a ser muito mais acessível. Afinal, no modelo de pagamento recorrente, a ideia é de que a empresa receba pagamentos de cada usuário durante um longo período de tempo. Com isso, as marcas conseguem cobrar valores mais baixos, facilitando o pagamento por parte dos consumidores.

5. Valor agregado do produto

Como já mencionamos, empresas que trabalham com o modelo de pagamento recorrente costumam oferecer preços mais acessíveis a seus clientes. Com isso, a percepção de valor agregado do produto cresce, pois o cliente tem a sensação de que está levando muitos benefícios por um custo baixo. Como consequência, a satisfação aumenta e a fidelização é facilitada.

Além disso, a conveniência, a comodidade e a praticidade oferecidas também acrescentam valor agregado. E é claro que o fato de ter tudo de forma simples e descomplicada faz com que o cliente perceba ainda mais vantagens, já que não precisa gastar tempo ou energia para ter acesso aos produtos ou serviços de sua preferência.

6. Relacionamento com a marca

A melhor forma de estreitar o relacionamento com seus consumidores é estando presente na vida deles todos os meses. E essa também é uma vantagem para os clientes, que passam a se relacionar com a marca de uma maneira mais próxima, conhecendo a fundo seus produtos ou serviços, de modo a aproveitar melhor as opções disponíveis. Daí vem satisfação, sem falar no senso de pertencimento que a familiaridade com a empresa traz.

7. Pontos em programas de milhagens

Ao realizar pagamentos recorrentes no cartão de crédito, os consumidores ainda têm a oportunidade de acumular pontos em suas redes de fidelidade. Consequentemente, podem aproveitar promoções e milhas para resgatar produtos e serviços, como passagens aéreas, eletrodomésticos ou roupas. Que tal conhecer outros países ou mobiliar a casa graças a isso? Não parece interessante?

Depois de tudo isso, ficou claro que o modelo de pagamento recorrente traz vantagens tanto para as empresas como para os consumidores, correto? Como comentamos, um bom empreendimento deve ser capaz de beneficiar todos os envolvidos. E é exatamente isso o que acontece quando uma marca usa a economia da recorrência!

Se você se interessou pela possibilidade de atuar com o modelo de pagamento recorrente na sua empresa, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)