Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

9 vantagens do modelo de pagamento recorrente para o consumidor

Muito utilizado pelas empresas, o pagamento recorrente também apresenta vantagens para o consumidor. Explicaremos quais são elas, neste texto!

9 vantagens do modelo de pagamento recorrente para o consumidor

Não é de hoje que o modelo de pagamento recorrente tem chamado a atenção dos empresários. Com ele, você fecha um contrato por um determinado período e a cobrança é feita automaticamente para os clientes, por meio do cartão de crédito, do débito automático ou do boleto bancário.

Com essa forma de cobrança, é possível que os negócios tenham previsibilidade da receita ao longo do tempo. Além disso, ela facilita a retenção de usuários e o crescimento do faturamento.

Contudo, uma dúvida ainda teima em preocupar alguns líderes de negócios: será que o consumidor também fica satisfeito com as cobranças recorrentes? Já adiantando, podemos dizer que ele também sai ganhando quando opta por contratar esse tipo de serviço.

Para explicar melhor as vantagens do modelo de pagamento recorrente para o consumidor, resolvemos preparar este post! Lembre-se desde já que um bom negócio é aquele que beneficia todos os envolvidos. Então, continue a leitura e confira agora mesmo quais são esses benefícios!

Quais são as vantagens do pagamento recorrente?

1. Oferta de conveniência

Um dos pilares mais importantes para que uma empresa tenha sucesso ao usar o modelo de pagamento recorrente é a conveniência. Nesse sentido, antes de mais nada, é preciso ter em mente que as pessoas estão sempre dispostas a pagar por comodidade.

É graças a essa relação que muitos empresários podem entregar produtos diretamente na casa dos consumidores, oferecer conteúdos na nuvem e assim por diante. Para quem paga, o fato de não precisar correr atrás dos itens necessários é uma mão na roda.

Assim, em vez de sair para comprar um produto ou mesmo perder tempo acessando uma loja virtual e fazendo pesquisas, o cliente sabe que terá acesso ao bem ou serviço de forma regular, todos os meses, sem precisar se desdobrar para isso.

Afinal de contas, os pagamentos já estão agendados e o serviço ou produto será entregue com recorrência, sem exigir solicitação.

A Amazon do Brasil, por exemplo, oferece um serviço chamado “Programe e Poupe”, que funciona como uma assinatura recorrente de produtos essenciais para casa, de uso pessoal ou para animais de estimação, e oferece descontos em relação às compras convencionais. É ou não é uma grande vantagem para o cliente?

2. Maior controle financeiro

Com o mesmo valor sendo cobrado mês após mês, seja no cartão de crédito, no boleto ou diretamente por débito bancário, o modelo de pagamento recorrente permite que os clientes organizem melhor seu orçamento.

Dessa maneira, o usuário do serviço se livra de surpresas desagradáveis, pois sabe exatamente quanto e quando vai gastar, podendo planejar suas finanças. Essa prática também evita compras por impulso que surgiriam caso não houvesse um serviço disponível constantemente.

Quer um exemplo? Os usuários do famoso serviço de assinatura da Netflix têm à disposição uma infinidade de filmes e séries para assistir a qualquer momento. Dessa forma, evitam gastos impulsivos com cinema, compra de Blu-rays ou outras modalidades no mesmo sentido.

Outro ponto importante ainda em relação ao controle financeiro é que, como o comprometimento é constante, é muito difícil que o cliente simplesmente deixe de pagar a fatura. Pense bem: quando a conta está ali todos os meses, fica mais difícil se esquecer do compromisso.

3. Segurança na contratação

Uma das maiores barreiras que as empresas enfrentam na hora de vender é o medo que os clientes têm de se arrepender da compra. E isso vale principalmente para produtos e serviços de maior valor agregado.

Por outro lado, no modelo de pagamento recorrente, o cliente se sente mais seguro ao tomar sua decisão, já que, nesse caso, ele não precisa investir altos valores para comprar algo que não sabe até quando vai usar.

Em vez de gastar grandes quantias em equipamentos de ginástica ou musculação, por exemplo, o consumidor pode se inscrever em uma academia, pagando apenas a mensalidade para usar os aparelhos.

Desde que permitido pelo contrato, basta cancelar o serviço para deixar de pagar — e é essa liberdade que deixa os usuários mais tranquilos na hora da compra.

4. Facilidade no pagamento

A facilidade no pagamento também é vista como grande vantagem por quem contrata um serviço no modelo de recorrência. E esse benefício está presente tanto nas modalidades aceitas como nos preços em si.

Ao operarem nesse formato, as empresas normalmente oferecem a possibilidade de pagar via cartão de crédito de diversas bandeiras, boleto bancário, débito em conta e até mesmo por formas menos convencionais, como o PayPal. O consumidor tem, assim, mais flexibilidade para escolher a opção de sua preferência.

Isso é excelente principalmente para aquelas pessoas que têm muitos compromissos e acabam se esquecendo de um boleto ou outro devido às atribulações do dia a dia.

5. Preço mais convidativo

Quando a empresa consegue fechar negócio com um cliente por um longo período de tempo, ela tende a oferecer descontos em relação a uma assinatura mensal, por exemplo.

Se você prestar atenção aos planos das academias, vai perceber que o valor mensal diminui quanto maior for o período de contratação. Assim, os planos que duram 1 ano são mais baratos do que aqueles de 6 meses.

Isso ocorre porque, no modelo de pagamento recorrente, a ideia é de que a empresa receba pagamentos de cada usuário durante um tempo já pré-estabelecido. Com isso, as marcas conseguem cobrar valores mais baixos, facilitando a adesão por parte dos consumidores.

6. Valor agregado do produto

Os hábitos de consumo mudaram e as pessoas já não querem pagar apenas por um simples produto ou serviço. Cada vez mais exigentes, os consumidores entendem que estão fazendo um bom negócio não somente pela qualidade do que estão comprando, mas também pelos valores atrelados aos itens.

Como já mencionamos, empresas que trabalham com o modelo de pagamento recorrente costumam oferecer preços mais acessíveis a seus clientes. Com isso, a percepção de valor agregado do produto cresce, pois o cliente tem a sensação de que está levando muitos benefícios por um custo baixo. Como consequência, a satisfação aumenta e a fidelização é facilitada.

Além disso, a conveniência, a comodidade e a praticidade oferecidas também acrescentam valor agregado. E é claro que o fato de ter tudo de forma simples e descomplicada faz com que o cliente perceba ainda mais as vantagens, já que não precisa gastar tempo ou energia para ter acesso aos produtos ou serviços de sua preferência.

7. Relacionamento com a marca

A melhor forma de estreitar o relacionamento com os seus consumidores é estando presente na vida deles todos os meses. É por causa disso que as empresas investem em estratégias de comunicação como o e-mail marketing, que permite um contato periódico com o seu público.

E essa também é uma vantagem para os clientes, que passam a se relacionar com a marca de uma maneira mais próxima, conhecendo a fundo seus produtos ou serviços, de modo a aproveitar melhor as opções disponíveis. Daí vem a satisfação, sem falar no senso de pertencimento que a familiaridade com a empresa traz.

8. Pontos em programas de milhagens

Ao realizar pagamentos recorrentes no cartão de crédito, os consumidores ainda têm a oportunidade de acumular pontos em suas redes de fidelidade. Consequentemente, podem aproveitar promoções e milhas para resgatar produtos e serviços, como passagens aéreas, eletrodomésticos ou roupas.

Que tal conhecer outros países ou mobiliar a casa graças a isso? Não parece interessante?

9. Acesso a novidades em primeira mão

Empresas que trabalham com cobrança recorrente precisam se reinventar de tempos em tempos para garantir a permanência dos clientes e estar à frente da concorrência.

A Netflix, por exemplo, reorganiza seu catálogo mensalmente, oferecendo alguns produtos audiovisuais inéditos e exclusivos. Uma outra ideia é oferecer produtos, melhorando a experiência dos usuários.

Dessa forma, os consumidores que optam por um serviço de cobrança recorrente têm a vantagem de ter acesso às atualizações antes das outras pessoas.

Quais são os erros que a sua empresa não pode cometer?

Como vimos, há muitos benefícios no pagamento recorrente, e eles não estão restritos somente à empresa, pois também há vantagens para os clientes.

É importante ressaltar, no entanto, que é necessário tomar alguns cuidados na hora de oferecer os seus serviços para garantir que os clientes estarão plenamente satisfeitos. Do contrário, isso pode gerar dores de cabeça para o consumidor e, consequentemente, a quebra dos contratos e perda de público.

Para alcançar o sucesso de seu negócio e não ter que lidar com contratempos, confira abaixo alguns erros que a sua empresa precisa evitar!

Não controlar o fluxo de cobranças

É fundamental que a empresa que trabalha com economia de recorrência tenha um controle minucioso do seu fluxo de cobranças. Quando isso não ocorre, podem acontecer alguns problemas, como cobranças duplicadas, o que gera transtornos e insatisfação para os clientes afetados.

Para evitar esses contratempos, nossa dica é de utilizar softwares de gestão, que ajudam a fazer o controle não somente do dinheiro a ser recebido, mas de todo o aspecto financeiro da sua empresa.

Isso é imprescindível especialmente para as empresas de grande e médio porte, que têm um número de clientes difícil de controlar manualmente.

Não oferecer formas variadas de pagamento

Como já dissemos, a cobrança recorrente pode ser feita de formas variadas, entre cartão de crédito, débito automático ou boleto. Assim, é importante que você saiba que oferecer o maior número de opções é imprescindível para atender às necessidades do seu público e garantir um maior alcance.

Tenha em mente que nem sempre as pessoas querem cadastrar seus cartões de crédito ou débito em uma empresa. Além disso, há aqueles que não possuem conta no banco, o que deixaria esses consumidores em potencial de fora.

Não controlar o estoque

Se o seu serviço de recorrência prevê a entrega periódica de um determinado produto, é muito importante ficar de olho no estoque e averiguar se as quantidades disponíveis são suficientes para atender à sua demanda.

Se você não toma esse cuidado, algum cliente pode acabar sem receber a mercadoria, o que fragiliza a credibilidade da empresa.

Sabendo disso, lembre-se sempre de averiguar se a quantidade de produtos é compatível com o número de clientes. Além disso, saiba que o número de assinantes pode aumentar ao longo do tempo, o que exige um crescimento proporcional do seu estoque para garantir um serviço eficaz.

Não oferecer novidades

Você já deve saber que a cobrança recorrente aumenta as chances de fidelização do cliente, mas não são uma garantia absoluta. Afinal, é um direito do consumidor quebrar o contrato e cancelar as cobranças.

Esse cancelamento ocorre principalmente quando o cliente se dá conta de que o serviço já não satisfaz às suas necessidades ou não apresenta nada de novo, que faça valer a pena o investimento.

Para evitar essa perda, você pode e deve investir em novidades! Sendo assim, ofereça novos produtos, serviços e vantagens especiais para seus clientes fieis. Uma ideia é dar prioridade no acesso às novidades em relação ao público geral.

Não se comunicar com o seu cliente

Muitos empresários podem achar que o momento em que o cliente fecha o negócio e aceita a cobrança recorrente é o fim do processo de conquista. Com isso, eles lavam as mãos e abandonam o usuário à própria sorte. Se você é um deles, pode mudar de ideia agora mesmo!

Em qualquer situação, o processo de fidelização do cliente exige que você esteja em contato mesmo depois que ele já fez sua compra. No caso da economia de recorrência, isso é ainda mais importante, pois sua marca deve mostrar ao consumidor que ela está à disposição para atendê-lo.

Assim, mantenha um canal de comunicação com seu cliente, que pode ser por e-mail marketing ou até mesmo por SMS. Além disso, invista na comunicação em redes sociais para apresentar suas novidades ou possíveis alterações em seus serviços.

Como você pode ver, é preciso estar bastante atento às particularidades do pagamento recorrente para não cometer falhas e acabar perdendo o cliente. Como comentamos, um bom empreendimento deve ser capaz de beneficiar a todos os envolvidos.

Agora que você já sabe que a cobrança recorrente é um modelo vantajoso, que tal começar a aplicá-la em sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça as nossas soluções!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo