E-book intermediador
O que é markup e como calcular

O que é markup e como calcular

Você sabe o que é markup? Esse é um problema que todos enfrentam com vendas, seja online ou offline, é saber qual o preço ideal de venda. Assim já temos aquele método clássico, cobrar mais do que a soma dos custos e das despesas e ainda obter algum lucro. Também é bom ficar de olho no preço dos concorrentes para não cobrar muito abaixo ou acima do que “o mercado trabalha”. Portanto, não existe método certo ou errado, mas existe um mais avançado e detalhado, o markup.

O que é markup

como calcular markup

O cálculo markup é um método avançado de encontrar o preço de venda ideal. Pois trata-se de um índice multiplicador aplicado sobre os custos de um produto. 

Dados necessários para fazer o cálculo

Acima de tudo, antes de começar o cálculo você deve ter em mãos algumas informações referentes ao seu negócio. Assim como, despesas e custos fixos e variáveis, custos para aquisição. E também, fabricação do item vendido e a comissão dos vendedores se existir. Veja a seguir a lista desses itens:

Despesas fixas

  • Aluguel
  • Energia
  • Água
  • Encargos
  • Telefone
  • Internet

Custos variáveis da venda

  • ICMS
  • PIS
  • COFINS
  • Contribuição social(SC)
  • Imposto de renda(IR)
  • Comissões

Encontrando as informações para o cálculo

Antes de fazer o cálculo markup, é preciso ter algumas informações consolidadas.

Despesa fixa unitária

Para obter a DFU(despesa fixa unitária) é preciso encontrar a DFE(despesas fixas da empresa) que é a soma de todas as despesas fixas da empresa e dividir pelo número médio de vendas. Além disso, um detalhe importante é que o número de vendas a ser considerado é de todos os itens vendidos pela empresa.

DFU = DFE ÷ média de vendas

Custo fixo unitário e custo total unitário

Para calcular o markup deve ser considerado apenas os custos unitários. Então para em casos onde a aquisição ou produção seja em lotes, o custo deve ser dividido pelo número de itens.

CFU = custo do lote ÷ número de itens no lote

O CFU(custo fixo unitário) é o valor do custo de um único item. Ao somar o CFU(custo fixo unitário) com o DFU(despesa fixa unitária) encontra-se o CTU(custo total unitário). O CTU(custo total unitário) é o mesmo que o PC(preço de custo) que veremos em breve.

CTU/PV = CFU+DFU

Custo sobre vendas

O CSV(custo sobre vendas) é a soma de todos os custos e despesas variáveis como impostos, a taxa de comissão caso existir e claro a margem de lucro que espera obter.

Preço de venda

O PV(preço de venda) ou PVU(preço de venda unitário), é calculado a partir da seguinte fórmula:

PV = CTU/(1-CSV)

Preço de custo

O PC(preço de custo) é o mesmo que CTU(custo total unitário).

Como calcular o markup

Existem 3 resultados que podem ser obtidos. O índice, porcentual e claro, o multiplicador. Veja a seguir como obter cada um desses valores.

Índice Markup (MKI)

O índice markup pode ser obtido com a seguinte formula:

Índice Markup = (PV-PC)/PC

Markup percentual (MKP)

Para obter o markup percentual, apenas multiplique o índice markup por 100.

Markup percentual = MKI x 100

Markup multiplicador (MKM)

O multiplicador é o markup em sí, é com ele que você facilita o cálculo para formação de preço. Para obter o markup multiplicador, apenas some 1 ao MKI(Markup Índice).

MKM = 1 + MKI

Cortando caminho com o Markup

Agora que você possui o markup em mãos, não é mais necessário ficar calculando os custos sobre a venda a cada novo produto, apenas multiplique o CTU(custo total unitário) pelo markup multiplicador.

PVU = CTU * MKM

Extra: Lucro bruto

Para saber o seu lucro bruto, pegue o PVU(preço de venda unitário) e subtraia o CTU(custo total unitário).

LB = PVU – CTU

Super extra

Se você já entendeu todos os conceitos sobre markup mas não quer ficar fazendo todas essas contas na mão, baixe nossa tabela no link abaixo:

Baixar planilha Markup

Com ela fica ainda mais rápido precificar seus produtos usando o markup.

Espero que tenha gostado desse post, em breve vou escrever mais alguns artigos técnicos como este para ajudar no planejamento de suas vendas. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos, até a próxima.

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Evandro Zanatta
Evandro Zanatta Especialista no desenvolvimento e crescimento de startups e produtos. Acredita no uso de data-driven para elaborar as melhores estratégias, alcançar os melhores resultados e sempre seguir no caminho correto. Tendo atuado em grandes plataformas de e-commerce e atendimento, atualmente lidera o time de marketing da Yapay, plataforma de pagamento do grupo Locaweb.