Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Veja o que é multiloja e quais as suas principais vantagens!

Esse modelo de varejo online pode ser o ideal para oferecer seus produtos e atingir público altamente segmentado.

Veja o que é multiloja e quais as suas principais vantagens!

Empresas que trabalham em segmentos de mercado amplos e com muitos nichos frequentemente encontram dificuldades quando se trata de direcionar suas estratégias, elaborar seu marketing e atrair clientes em busca de produtos específicos.

Embora o comércio online disponha de ferramentas que ajudam a lidar com alguns desses desafios, os problemas que envolvem trabalhar com múltiplos nichos de mercado são alguns dos mais difíceis de resolver.

Uma solução eficiente para eles é adotar o modelo conhecido como multiloja, para organizar seu negócio. Não conhece esse sistema? Então, continue lendo para entender o que é multiloja.

O que é multiloja?

O modelo multiloja consiste na montagem de múltiplas frentes de lojas virtuais por uma mesma empresa. O objetivo é viabilizar a venda de produtos em diversos nichos, bem como permitir uma gestão centralizada das operações.

Cada uma das páginas de frente de loja, conhecidas como front-end, tem suas características, visual e até nome e endereço virtual próprios. Elas são montadas em ambientes de e-commerce, ou varejo digital, como a plataforma Magento. O objetivo é criar identidades diferentes para cada loja, de modo a melhor atender às necessidades do nicho desejado.

É possível também montar ambientes de marketplace, em que a empresa pode cadastrar revendedores que montarão eles próprios suas frentes de loja no ambiente virtual, pagando parte dos rendimentos de suas vendas à empresa principal.

Quais são as vantagens de usar multiloja?

Com as diversas lojas aparentemente diferentes, o modelo multiloja permite maior capacidade de atingir diferentes públicos-alvo. Para uma empresa que comercializa roupas, por exemplo, seria possível montar uma loja virtual para peças sociais, enquanto outro front-end seria focado em roupas esportivas e casuais, e um terceiro atenderia quem busca vestuário de grife.

Nesse e em outros casos, manter todos os produtos em um único ambiente poderia dificultar a atração de um ou outro perfil de clientes. Oferecendo os três ambientes, cada um personalizado para potencializar as estratégias de marketing específicas de seu próprio nicho, é possível atingir todos de forma mais eficiente.

Outra vantagem das multilojas é a maior facilidade para vender marcas distintas, já que frentes de loja diferentes podem especializar-se na oferta de produtos de marcas altamente desejadas pelo público, mas que sejam concorrentes entre si.

Por que vale a pena investir no modelo multiloja?

Um dos principais motivos para aderir ao modelo multiloja é a potencialização do uso da tecnologia de enterprise resource planning (ERP), ou planejamento de recursos empresariais. Esse tipo de software é empregado para administrar digitalmente as operações de caixa, a emissão de notas fiscais, a administração de estoque, o envio de produtos aos compradores, os pagamentos a fornecedores e funcionários etc.

O ERP é integrado à plataforma de comércio digital, o que permite centralizar as operações em todas as frentes de loja montadas por uma empresa. Assim, investir no sistema multiloja também permite maior agilidade ao disponibilizar múltiplos produtos, garantindo eficiência na concretização das vendas, mais facilidade nos transportes de mercadorias e maior satisfação do cliente.

Como você acabou de ver, descobrir o que é multiloja e começar a apostar nesse modelo pode ser o que falta para melhorar suas vendas e atingir diferentes públicos. Por isso, comece a considerá-lo!

Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para ajudar outras pessoas!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo