São várias opções no mercado, e para quem está começando no segmento, muitas dúvidas podem surgir, afinal, são diversos pontos para organizar em uma loja virtual, não é mesmo? O WooCommerce Brasil vem para ajudar, com funcionalidades gratuitas para a estruturação de e-commerces, recomendado para sites/blogs do WordPress.

O plugin open-source de e-commerce para WordPress é um dos mais utilizados no mundo. Quer saber mais sobre a solução? Então, continue a leitura deste post e confira as principais vantagens e os desafios dessa ferramenta!

Quais são as principais vantagens do WooCommerce Brasil?

A gratuidade de grande parte dos recursos é uma excelente vantagem da ferramenta, que oferece ao usuário uma variedade de funcionalidades sem nenhum custo. Você pode adicionar cupons de desconto, realizar controle do estoque, acessar as estatísticas das suas vendas e muito mais.

São muitas extensões, pagas e gratuitas, que otimizam seu site e contribuem para melhorar a experiência dos consumidores. Além disso, uma característica do WooCommerce é a simplicidade para ter o controle de todas as operações.

Se você tem facilidade com o WordPress será ainda mais fácil para se adaptar com a plataforma. As atualizações também são constantes, o que diminui os erros e falhas.

E os desafios?

Existem algumas dificuldades para aqueles que utilizam o WooCommerce, sendo que uma delas é a integração. Para empresas que utilizam softwares próprios, como o CRM, a ferramenta apresenta alguns empecilhos na hora de integrar os sistemas. Esse é um obstáculo encontrado pelos gestores e que pode gerar alguns problemas durante os processos de administração.

A segurança também é apontada como sendo um ponto negativo. Ataques de hackers são preocupantes para qualquer empresa hoje em dia, e tornam as lojas virtuais vulneráveis. Nesse sentido, a solução conta com algumas falhas quanto a senhas, plugins e até mesmo no próprio site.

Qual é a melhor opção: WooCommerce ou Magento?

Uma plataforma muito popular direcionada para o e-commerce é a Magento. Se você está em dúvida sobre qual das duas é a melhor opção para a sua loja virtual, acompanhe este rápido comparativo.

Características

A Magento oferece duas versões para baixar: uma gratuita, com algumas funcionalidades básicas, e outra paga, com mais ferramentas. Após instalar a sua escolha, você configura a plataforma de acordo com as necessidades da sua loja.

Em versões mais antigas, você precisava baixar o programa e instalar a partir da compra. Agora, é necessário cadastrar no site.

O WooCommerce Brasil é um plugin que você instala no WordPress, ou seja, você pode já ter um site configurado com o WP e, posteriormente, adicionar o WooCommerce. Dessa forma, você pode utilizar os serviços pontualmente, caso não seja uma demanda tão constante.

Vantagens

A vantagem do WooCommerce está relacionada ao custo e à praticidade. Sua atuação junto ao WordPress facilita o uso para quem está começando a aprender como desenvolver um site.

Se você precisa colocar rapidamente a sua loja no ar e tem pouco recurso para investir em muitas funcionalidades (e não tem tempo para aprender), talvez essa seja a melhor opção.

No caso da Magento, sua diversidade de funcionalidades ajuda em uma melhor aderência aos marketplaces estabelecidos no mercado. Para acessar esses espaços, é importante que o seu negócio ofereça algumas possibilidades de descontos, compras cruzadas e cupons, por exemplo.

Desvantagens

Por ser um programa que você precisa baixar e que demanda espaço e capacidade de processamento, a Magento exige um computador com configurações avançadas, consequentemente, tem um custo mais elevado.

Outro gasto que a plataforma exigirá é a provável contratação de um terceiro para o desenvolvimento do site, afinal, a Magento não tem essa funcionalidade.

O WooCommerce Brasil também tem suas desvantagens. O que o plugin oferece de facilidade para quem está começando, perde em entrega de um produto mais profissional, gerando menos autoridade diante do consumidor.

Existem pacotes com mais funcionalidades, mas eles são pagos, o que perde a vantagem de economia no produto.

Ambos têm suas especificidades, e o que determina qual é a melhor opção é o objetivo da sua empresa, bem como a possibilidade de investir tempo e dinheiro.

Como instalar o WooCommerce?

Se você chegou até aqui, já comparou o WooCommerce Brasil e seu concorrente e fez sua escolha. O próximo passo é a instalação. Não tema, pois temos uma explicação fácil e eficiente.

A primeira etapa é baixar o sistema, gratuitamente ou após o pagamento, dependendo da versão escolhida. Caso você ainda não tenha o WordPress instalado, essa é a hora de baixá-lo e vinculá-lo a uma hospedagem própria ou contratar uma do zero.

Com tudo instalado e configurado, você entra no WP, procura a aba “Plugins”, clica em “adicionar novo”, procura o WooCommerce e seleciona “instalar agora”. Assim que terminar de instalar a nova funcionalidade, basta clicar em “ativar” para utilizá-lo no seu WordPress, acionando-o no menu esquerdo. Simples assim!

Como adicionar produtos com o WooCommerce Brasil?

Agora que você já instalou o WooCommerce, a próxima etapa é adicionar os produtos que você quer ofertar na sua loja online, afinal, para que serve um site de vendas sem nada para vender, de fato?

Para começar, acesse o WooCommerce no menu esquerdo do WordPress, clique em “Products” e depois em “Create your first product”. A seguir, escolha um título e preencha as informações com cuidado e detalhadamente, tendo em mente o seu público-alvo.

  • General: escolha o preço.
  • Inventory: determine a quantidade do produto em estoque e caso seja vendido individualmente.
  • Shipping: coloque as dimensões e o peso do produto (pensando no envio).
  • Linked Products: conecte a outros produtos possivelmente relacionados ou a uma promoção conjunta.
  • Attributes: aqui coloque algum atributo particular que seja um diferencial do produto.
  • Advanced: nesse campo, você pode permitir que o cliente deixe uma nota e comentários sobre a compra.

Existem outras opções de adicionar produtos específicos, mas para o uso de forma generalizada, é sugerido preencher segundo as indicações listadas acima.

Quais são as empresas que usam o WooCommerce?

Com vantagens e desvantagens, o WooCommerce conquistou vários adeptos ao redor do mundo, e lojas de diversos segmentos escolheram a plataforma.

A loja virtual Bichos SA, por exemplo, é uma revista que produz conteúdo para donos de pet que consomem todo tipo de informações sobre o assunto. Além disso, eles divulgam produtos que estão relacionados ao cuidado de animais.

Podemos citar também a Skive Jewelry, um site que vende joias com um design moderno. As peças apresentam um estilo diferenciado, especialmente recomendado para aqueles que apreciam o heavy metal. Quanto ao design do e-commerce, ele é intuitivo e com poucos elementos visuais, adotando um padrão mais minimalista.

Por fim, temos o Moka Clube, um grupo de assinantes para aqueles que são fascinados por café. Ao pagar a mensalidade, você recebe várias opções de cafés especiais em casa. O site também vende outros produtos específicos e voltados para perfis do mesmo nicho, como canecas, workshops sobre o assunto, entre outros.

O WooCommerce Brasil oferece vários recursos gratuitos e conta com uma navegação simples e fácil. Além disso, as extensões oferecem funcionalidades que melhoram a experiência do usuário a atraem mais clientes para a loja virtual.

Os desafios também existem, como a segurança e a integração, que são aspectos negativos. É importante prestar atenção em quais ferramentas serão utilizadas no e-commerce. Dessa forma, é possível alinhar a plataforma escolhida para implementá-la adequadamente no negócio.

Gostou das dicas? E agora, que você já sabe se vale a pena para a sua estratégia de negócios utilizar o WooCommerce, que tal aprofundar seus conhecimentos em meios de pagamento? Não deixe de baixar o e-book completo que preparamos!

banner para download de e-book sobre meios de pagamento

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies