Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Como funcionam os métodos de pagamento em um e-commerce B₂B?

Garantir aos consumidores diversos métodos de pagamento nas transações do comércio B2B é uma excelente forma de aumentar as vendas e fidelizar clientes potenciais. Continue a leitura do nosso artigo e saiba como funcionam os métodos de pagamento em e-commerce B2B!

Como funcionam os métodos de pagamento em um e-commerce B₂B?

Atualmente, as empresas de comércio eletrônico B₂B que apresentam métodos de pagamentos mais flexíveis e diversificado obtêm uma grande vantagem competitiva no mercado, além de garantirem o aumento das vendas e do faturamento em sua loja.

Quer saber como funcionam os métodos de pagamento em um e-commerce B₂B? Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre esse tipo de comércio eletrônico.

Quais são e como funcionam os métodos de pagamento para e-commerces B₂B?

Em primeiro plano, o e-commerce B₂B (Business to Business) é um tipo de canal para compras online entre duas entidades comerciais, e não para o cliente final.

Essas transações normalmente são realizadas através de um portal online ― seja um site, um mercado online, um sistema de intercâmbio eletrônico de dados ou outros meios eletrônicos.

Confira os principais métodos de pagamento para e-commerce B₂B!

Pedido de compra

Uma das formas mais comuns de pagamento em B₂B é o antigo método de pagamento em que o comprador realiza o pedido ao fornecedor, optando pela melhor negociação. Isso exige um retorno significativo, com um grande intervalo de tempo entre quando os pedidos são feitos e quando são pagos, mesmo quando são feitos eletronicamente.

Cheques

Apesar de serem cada vez menos aceitos pelo varejo, os cheques ainda são utilizados em alguns ramos de negócio, como o B₂B. Isso porque já existe a possibilidade do cheque digital, um serviço oferecido por algumas instituições que mantém os benefícios, como parcelamento e datação.

Pagamento na encomenda e entrega

Esse método é bastante utilizado quando ocorre a contratação de serviços entre empresas. Normalmente, o vendedor faz um pedido e paga em dinheiro quando o pedido é entregue, ou ele oferece uma entrada no ato da encomenda.

Cartão de crédito

Sem dúvida, o cartão de crédito é a opção mais adotada entre os compradores. Afinal, ele oferece opções de parcelamento e condições mais flexíveis com taxas menores.

Além dos métodos abordados, existem as opções de compra à vista no dinheiro, boleto bancário, aplicativos para pagamento online e intermediadores de pagamento.

Quais são suas particularidades?

Com o avanço da internet e das compras online, a busca pela mesma experiência dos e-commerces B₂C começou a crescer no mercado B₂B.

O modelo de comércio B₂B tem muitas particularidades e regras, já que é mais complexo que o B₂C. Em geral, as suas vendas apresentam as seguintes especificidades:

  • personalização específica;
  • atendimento humanizado;
  • quantidade mínima de pedidos;
  • modelos de entrega;
  • formas de pagamento.

Quais as diferenças se comparado com o pagamento B₂C?

De modo geral, as vendas no B₂B ocorrem entre duas empresas diferentes, que utilizam a mercadoria para consumo empresarial, revenda ou transformação. Já no B₂C (Business to Consumer) a relação é entre empresa e consumidor final, o objetivo é para uso particular.

Ou seja, as compras B₂B geralmente são maiores e mais complexas do que suas contrapartes B₂C. Portanto, os métodos de pagamento precisam ser mais flexíveis para acomodá-los.

Com relação ao envio dos produtos, enquanto no B₂C o produto só é enviado após o processamento da compra, nas transações entre empresas existem, normalmente, condições diferentes para liquidação do valor.

Quais são os principais desafios relacionados aos meios de pagamento de um e-commerce B₂B?

De modo geral, a alta competitividade, as vendas complexas, a equipe de vendas sem capacitação, além da geração e conversão de leads são os principais desafios do comércio B₂B. Mas quando se trata dos métodos de pagamento, o alto custo das transações financeiras tradicionais é o principal desafio relacionado a esse tipo de loja virtual.

As soluções para esses problemas estão no melhor planejamento das atividades, estipulando metas e objetivos mais claros.

Por fim, ao tornar as transações online mais flexíveis, com menos atrito, custos mais baixos e praticamente nenhum risco, os empreendedores podem criar uma experiência mais favorável ao cliente. E, finalmente, isso fará uma diferença significativa na maneira como os clientes veem o e-commerce.

As metodologias flexíveis de pagamento são o futuro do comércio eletrônico e serão as opções mais utilizadas. Por isso, não deixe de conhecer os serviços da Yapay, a melhor plataforma para receber pagamentos online, que fornece as melhores soluções para receber pagamentos online nas grandes empresas. Conheça nossos serviços, entre em contato com a gente!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo