E-book intermediador
Você sabe qual é a melhor forma de pagamento para loja virtual?

Você sabe qual é a melhor forma de pagamento para loja virtual?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Você já parou para pensar em qual a melhor forma de pagamento para loja virtual que você está abrindo? Fazemos essa pergunta porque muitas pessoas que estão empreendendo na internet não consideram esse fator logo de início — e ele é muito importante!

A relevância de investir seu tempo para estudar formas de pagamento para e-commerce é que, atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Assim, imagine que um visitante da sua loja escolha diversos produtos, mas, ao chegar à finalização da compra, não encontre a forma de pagamento desejada. Ele pode se tornar parte da temida estatística de abandono de carrinho.

Para evitar esse cenário, neste artigo, vamos mostrar quais fatores você deve analisar para descobrir qual a melhor forma de pagamento para a loja virtual. É só continuar a leitura!

Opções de pagamento disponíveis

Em primeiro lugar, você precisa entender a fundo quais são as opções de pagamento disponíveis no mercado. Você, como alguém que faz compras online, já deve conhecê-las. No entanto, agora, vamos mostrar as vantagens de cada uma para quem empreende.

Boleto bancário

O boleto é uma alternativa muito interessante para lojas virtuais porque tem taxas baixas por isso, permite que lojistas ofereçam descontos para a clientela. Além disso, ele possibilita que o pagamento chegue mais rápido à conta de quem vende.

Por outro lado, há possibilidade de desistência após a finalização da compra, já que basta que o consumidor não efetue o pagamento.

Cartão de crédito

O dinheiro de plástico se tornou parte do dia a dia dos brasileiros. No primeiro semestre de 2018, uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostrou que as compras pagas com cartão cresceram quase 14%.

Quem tem um negócio online não pode deixar de lado essa forma de pagamento. Apesar de esse modelo implicar taxas, traz flexibilidade para o cliente por isso, costuma ser muito usado em compras de e-commerce.

Cartão de débito

Muitos empreendimentos digitais ainda não disponibilizam essa forma de pagamento, mas isso é um erro. O pagamento com cartão de débito possibilita uma compra rápida e com poucas chances de chargeback.

A desvantagem são os custos e as burocracias da relação direta que será preciso manter com as instituições bancárias. Por outro lado, esse diferencial pode atrair mais pessoas para sua loja online.

Intermediadores

Os intermediadores de pagamento são considerados estratégicos para quem gerencia um e-commerce. Eles chamam atenção justamente por reunirem as diversas formas de pagamento desejadas pelo público em uma plataforma.

Isso cria uma ponte entre quem consome e quem vende, eliminando, para os lojistas, a necessidade de firmar contratos com cada instituição que desejam trazer para sua loja. Além disso, intermediadores fornecem um sistema antifraude que traz segurança para ambas as partes.

Gateways

Os gateways de pagamento são similares aos intermediadores, com a diferença de apresentarem uma estrutura mais flexível, o que é ideal para grandes negócios.

Nesse modelo, a segurança das transações e os contratos com instituições financeiras ficam por conta de quem faz a gestão do e-commerce, o que pode ser desafiador para negócios iniciantes.

Segurança das transações

A segurança das transações que serão realizadas é mais um fator a ser analisado ao pensar em qual a melhor forma de pagamento para loja virtual. Essa é uma preocupação constante de quem faz compras na internet, afinal, dados pessoais e financeiros estão em jogo.

Na hora de ponderar qual forma de pagamento você vai trazer para o seu negócio, pesquise quais alternativas para segurança do público consumidor cada uma delas oferece.

O ideal é contar com opções que envolvam a análise de risco das transações que serão efetuadas, a fim de evitar fraudes. É importante também que os visitantes da loja saibam que seus dados estão protegidos por sistemas de criptografia.

Integrações disponíveis

Integrar suas formas de pagamento à plataforma que você usará no seu e-commerce também deve ser uma preocupação. Não adianta saber qual a melhor forma de pagamento para loja virtual sem entender como ela vai funcionar, de fato, no ambiente online.

Assim, na hora de contratar algum serviço, confira se há integração com sua plataforma e como ficará a usabilidade para os visitantes. Um caminho complicado para a compra prejudica a jornada do consumidor e pode acarretar perda de vendas.

Gestão das transações

Quando se trata das finanças da sua loja, você não pode ficar no escuro em relação às transações que estão acontecendo. À medida que seu negócio vai expandindo, é necessário ter uma visão ampla e otimizada das vendas.

Por isso, garanta uma forma de pagamento que centralize todos os processos e faça a gestão das transações realizadas em sua loja.

Tarifas envolvidas

É claro que todas as opções de pagamento que você trouxer para sua loja virtual terão tarifas envolvidas. O que precisa ser colocado na balança é o custo-benefício de cada uma e o impacto que elas terão no seu negócio.

Por exemplo, operadoras de cartão de crédito costumam cobrar mensalidades, além de tarifas por venda executada. Já no caso de boletos, existe uma taxa fixa a cada compra feita. Ainda existe o valor que você vai precisar investir na segurança desses procedimentos feitos de forma autônoma.

Por outro lado, intermediadores têm taxas fixas de porcentagem por venda realizada e já integram o sistema de segurança que você precisa para vender sem riscos.

Suporte oferecido

Entender qual a melhor forma de pagamento para loja virtual também envolve pensar no suporte que você vai receber, caso precise. E é claro que, em geral, quem está abrindo um e-commerce costuma aceitar o máximo possível de orientação para obter os melhores resultados.

Então, nossa dica é que você procure opções que funcionem como aliadas do seu negócio, oferecendo maiores benefícios e suporte para que você realize vendas com sucesso. Afinal, gerenciar uma loja online é desafiador e você não quer enfrentar problemas desnecessários, certo?

Como você viu, descobrir qual a melhor forma de pagamento para loja virtual inclui muitas variáveis, mas existem caminhos que reúnem diversos benefícios com um custo acessível para empreendedores. Entre as alternativas que garantem flexibilidade, segurança e suporte, os intermediadores e gateways de pagamento saem na frente.

Quer conhecer a melhor solução para realizar os pagamentos na sua loja virtual? Entre em contato com a equipe da Yapay, uma plataforma de pagamento que proporciona performance, conversão e rentabilidade para o seu negócio online!

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | Designer Gráfico | SEO and Marketing Strategy, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e analise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.