Experiência do usuário no e-commerce: melhore em 5 passos

Investir na experiência do usuário é um dos aspectos mais recomendados para o aumento da conversão e fidelização!

Experiência do usuário no e-commerce: melhore em 5 passos

Existem muitas maneiras de fazer com que os consumidores percebam o valor de uma marca. Podemos falar que a qualidade dos produtos, por exemplo, é um aspecto decisivo no momento da aquisição. Porém, nada se compara à experiência do usuário.

Também chamada de UX — ou user experience —, o conceito nos remete a algo bem subjetivo. Afinal, a forma como o usuário se sente ao entrar em contato com uma empresa é o que definirá o sucesso da conversão e a fidelização. Assim, o segredo está em fazer com que a pessoa tenha sensações positivas em qualquer etapa do processo de compra — pesquisa, análise, comparação, pagamento, utilização, etc.

Dito isso, será que o seu e-commerce está preparado para oferecer essa boa experiência? Confira as dicas que preparamos para você investir nesse aspecto!

1. Analise a velocidade e responsividade

Em tempos de compras online, as necessidades dos consumidores envolvem praticidade e velocidade. Com a vasta diversidade de marcas que vendem produtos parecidos na internet, um dos diferenciais na experiência do usuário é ter um site efetivo que carregue rapidamente e que possa ser navegado por celulares e tablets.

Uma prova dessa importância é que, em uma pesquisa realizada pela SPC Brasil, chegou-se ao resultado de que 74% dos consumidores utilizam o celular em pelo menos uma das etapas da compra. Não dar atenção a isso é abrir espaço para que eles procurem a concorrência.

2. Não tenha preguiça ao postar descrições e fotos

Quem compra online precisa sentir mais segurança para se resolver pela aquisição. Uma pessoa que não pode ver pessoalmente a mercadoria, nem tocá-la ou experimentá-la, necessita do máximo de informações para se convencer de que aquele produto é o ideal. A única forma que o lojista tem para oferecer isso é fazendo descrições completas e inserindo imagens que revelem todos os detalhes do item.

Assim, informe cores, dimensões, material, diferencial e forma de uso. Palavras sensoriais, que remetem aos 5 sentidos, também influenciam positivamente na conversão.

3. Adicione um chat na página

Um chatbot ou chat online serve para responder às dúvidas e orientar o cliente quanto a um processo.

Muitas vezes, uma pessoa precisa de mais informações para se decidir quanto à aquisição. No entanto, não ter ninguém disponível para ajudá-la poderá fazer com que ela se sinta insegura e prefira não arriscar sua compra. Por isso, prestar atendimento de qualidade é essencial.

4. Invista em um checkout facilitado

Exigir cadastros longos, com informações desnecessárias, pode fazer o cliente abandonar o site e ainda colaborar para o aumento de carrinhos abandonados. A falta de segurança quanto ao roubo dos seus dados pessoais também tem o mesmo efeito.

Investir em proteções, como certificados e selos, fará com que a pessoa se sinta mais confortável em realizar a aquisição.

5. Disponibilize diversas formas de pagamento

A forma de pagamento é um dos fatores mais influentes na boa experiência do usuário.

Imagine a situação: você teve sucesso em todas as etapas anteriores. Elaborou uma descrição que respondeu a todas as dúvidas dos consumidores, e investiu em uma plataforma robusta e com responsividade mobile. Isso ajudou João, um determinado usuário da sua loja, a decidir o produto que ele queria.

Porém, no momento do pagamento, João percebe que sua loja não emite boleto bancário — que, por algum motivo pessoal, é a única forma com a qual ele poderia adquirir a mercadoria. Qual opção é mais provável de acontecer: João vai procurar alguém para lhe emprestar um cartão de crédito, ou vai comprar o produto em uma outra loja? Provavelmente, ele vai preferir a segunda opção.

Dessa forma, concluímos que a experiência do usuário é um dos investimentos mais importantes que um e-commerce pode fazer. Afinal, é preciso ter qualidade, mas é ainda mais importante deixar o cliente satisfeito.

Gostou do assunto? Então, aproveite e veja como integrar UX e UI na loja virtual!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo