O QUE É SEO?
Basicamente, Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas e práticas que visam posicionar determinado site em buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc). Tais técnicas atuam na otimização de diversos elementos de um site, aumentando sua autoridade, relevância e performance.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DO SEO?
Estar bem ranqueado em buscadores, como Google e Bing, é uma exigência para lojas virtuais conseguirem audiência. De acordo com instituições como a Abradi, 93% dos processos de compra online se iniciam nos buscadores. Então, nesse mercado, a máxima “quem não é visto não é lembrado” cabe como uma luva.
MAIS CONFIABILIDADE PARA SEU SITE
Os algoritmos dos maiores mecanismos de busca da internet, como o Google, por exemplo, possui uma infinidade de regras para nos fornecer os melhores resultados dentro da imensidão da internet. Sendo assim, a partir do momento que, dentre várias opções, ele escolhe o seu site, ele praticamente dá um aval de qualidade para o mesmo.
Preview de pesquisa do Google
Dicas para Title
Title tags são componentes vitais das suas páginas e peças importantes do quebra-cabeças SEO on-page. Elas aparecem nos resultados de busca e permitem que as pessoas saibam qual é o nome do artigo ou da página que estão considerando abrir. Se você não inclui uma title tag na sua página, será muito mais difícil se posicionar. Os mecanismos de busca preferem ranquear conteúdos com title tags relevantes que ajudem quem está pesquisando a tomar as melhores decisões. Recomenda-se manter sua title tag com menos de 65 caracteres, para não correr o risco de tê-la cortada nas páginas de resultados de busca.
Dicas para Meta description
As meta descrições podem aumentar significativamente a chance de alguém clicar no seu conteúdo nos resultados de busca. Elas permitem que as pessoas saibam o que esperar da página que estão prestes a abrir. Se você optar por não adicionar uma meta descrição otimizada e instigante, o mecanismo de busca geralmente vai adicionar a primeira frase da página. Normalmente, isso não será o bastante para despertar o interesse da pessoa que está pesquisando, e ela pode não clicar.
Dicas para robots
O arquivo robots.txt deve ser salvo na pasta raiz do seu site, e indica para os robôs de busca do Google, Bing e muitas outras quais as páginas de seu site você não deseja que sejam acessadas por estes mecanismos de pesquisa.
O que é o sitemap?
Arquivos sitemap.xml podem facilitar suas chances de ranqueamento, tornando seu site mais fácil de ser rastreado pelos mecanismos de busca. Ao criar uma lista unificada de URLs que você gostaria de indexar, o arquivo sitemap.xml garante que seu site não apenas seja rastreado corretamente, mas que seja feito de maneira rápida e mais eficiente.
Dicas para H1
Rastreadores de mecanismos de busca preferem conteúdos devidamente estruturados e com uma hierarquia entre as heading tags. A tag H1 é a mais importante e informa aos mecanismos de busca de que se trata seu conteúdo. Deve haver apenas uma tag H1 para cada página.
Dicas para H2
É recomendado usar ao menos uma Tag H2 no site, ela ajuda os buscadores a identificar o conteúdo da sua página, só tome cuidado para não enxagerar e repetir a mesma palavra-chave várias vezes no h2, isso pode prejudicar o seu site.
Dicas para H3
Não existe regra ou limite para a quantidade de h3 em seu site, mas como se trata de um subtítulo específico, o seu uso deve ser bem justificado.
Dicas para Imagens
Alt text é um texto curto cujo objetivo é descrever uma imagem, fotografia, gráfico ou qualquer outro elemento visual dentro de um site. O alt text não é visível nas páginas, ele aparece apenas no código-fonte do site, como uma linha de código HTML, também chamada de alt attribute. Os mecanismos de buscas conferem o código do site para descobrir o que há em cada imagem. O alt text permite que os robôs entendam suas imagens, e o contexto na qual se encontram, para indexá-las de forma mais precisa.
Dicas para Favicon
O favicon tem como objetivo diferenciar o seu site da concorrência e torná-lo ainda mais atraente para os seus visitantes. Um usuário que está em busca de informações provavelmente visitará o site que tenha um favicon atraente na barra de URL e não um site que tenha uma imagem padrão.