Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Como fazer as melhores promoções no e-commerce

Acertar nas promoções no e-commerce vai garantir que a sua loja virtual chegue mais longe. Saiba como fazer as suas do jeito certo!

Como fazer as melhores promoções no e-commerce

O comércio eletrônico continua em alta no Brasil. Com as promoções no e-commerce, a atratividade se torna ainda maior. Para se ter uma ideia, a Black Friday movimentou R$ 3,87 bilhões em apenas 2 dias. Isso ocorre graças aos descontos especiais e que costumam estar entre os melhores do ano.

Com uma boa estratégia, é possível chamar a atenção no mercado, destacar a sua loja virtual e gerar mais vendas. Também há como aumentar o ticket médio, reforçar o faturamento, ampliar a lucratividade e até obter fidelização.

Para aproveitar todas essas vantagens, veja dicas essenciais para realizar promoções no e-commerce. Boa leitura!

Fuja dos erros e não engane o consumidor

Apesar de as promoções envolverem descontos e boas condições, é preciso tomar cuidado para não exagerar. Fazer promoções o tempo todo pode prejudicar a imagem do negócio, por exemplo. Além disso, erros nos valores prejudicam a lucratividade e até a continuidade da empresa.

Outro ponto importante tem a ver com o relacionamento com o consumidor. Evite aquelas promoções que são “a metade do dobro” e que não representam uma vantagem real para os clientes. Tudo isso compromete a sua credibilidade, então, é essencial não enganar os consumidores de nenhuma forma.

Elabore um planejamento completo

Para fugir dos erros, o melhor é criar um planejamento completo para as promoções no e-commerce. Você deve cuidar de algumas questões, como a lucratividade. É preciso garantir que a promoção será atraente o bastante para o negócio, sem deixar de chamar a atenção do público.

Inclusive, isso tem a ver com a definição de objetivos específicos para as ações promocionais. É necessário estabelecer métricas mensuráveis, como elevação do percentual nas vendas ou conquista de novos clientes.

Também é indispensável determinar quais serão os produtos participantes da promoção. Faz mais sentido optar por aqueles com baixa saída — ou que estão “encalhados” no estoque. E, por falar no armazenamento, garanta que ele esteja preparado para comportar o aumento dos pedidos.

Escolha o tipo certo para cada promoção

Uma das maiores vantagens de fazer promoções no e-commerce é que é possível selecionar tipos diversos. Entre os mais usados, estão:

  • frete grátis;
  • descontos em produtos selecionados;
  • disponibilização de cupons de desconto;
  • desconto em toda a loja durante um período específico;
  • descontos progressivos com o valor da compra;
  • brindes promocionais para certos pedidos e assim por diante.

O ideal é escolher o que mais tiver a ver com a sua estratégia. Se a ideia for fazer uma promoção em uma data comemorativa especial, considere selecionar algumas categorias da loja virtual. Se o objetivo for criar ofertas limitadas, o desconto por um só dia é uma boa alternativa.

Divulgue as promoções no e-commerce com antecedência

De qualquer forma, é indispensável que o público possa se preparar — inclusive financeiramente. Então, o ideal é elaborar um plano de divulgação para as promoções alcançarem todo o potencial.

Utilize diversas mídias para montar sua estratégia. Nas redes sociais, por exemplo, vale escolher as opções adequadas para o seu público. Também é essencial ter consistência e criar uma espécie de antecipação para as pessoas. Assim, fica mais fácil alcançar os melhores resultados.

Fazer promoções no e-commerce é uma excelente maneira de reforçar o seu desempenho. Com essas dicas, você aproveitará essas oportunidades do jeito certo e vai conseguir destacar o seu negócio virtual.

Para ter uma performance ainda melhor, agora, veja como usar o vale presente para otimizar as vendas!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo