Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Entenda por que o marketplace de nicho é uma tendência no e-commerce

Veja por que o marketplace de nicho ganha força no mercado e saiba como criar um negócio de sucesso.

Entenda por que o marketplace de nicho é uma tendência no e-commerce

Um dos modelos de negócio de maior sucesso entre empreendedores online, o marketplace ganha ainda mais potencial quando voltado para um segmento específico.

O chamado marketplace de nicho alcança uma parcela de consumidores que conhece bem o produto ou serviço que procura e não tem medo de pagar um pouco mais caro. Por outro lado, demanda níveis altos de atendimento e especialidade.

O que faz com que o marketplace de nicho seja tão atrativo? Os consumidores vão se interessar por ele? Ele traz rentabilidade à empresa? Como escolher um bom nicho e criar público? Todas essas perguntas podem vir à tona na hora de abrir o seu próprio espaço na internet.

Preparamos este conteúdo para quem quer entender melhor essa tendência de mercado. Boa leitura!

O que é o marketplace de nicho?

Você provavelmente está familiarizado com o ambiente online e sabe que um marketplace nada mais é do que um espaço que reúne vendedores e compradores. Pode ser no formato C2C (consumidor para consumidor, como é o caso do Mercado Livre, onde qualquer usuário pode vender praticamente qualquer item para outro usuário) ou B2C (de empresas para consumidores, como é o caso da Amazon).

No caso dos marketplaces de nicho, o funcionamento é o mesmo. A diferença é que eles focam em um segmento de mercado muito específico. Em vez de venderem todo tipo de produtos e serviços, oferecem aqueles que interessam a determinado grupo de pessoas.

Para ilustrar, o Ifood é um aplicativo na modalidade marketplace segmentado pela categoria “alimentos”. E, se você quisesse diferenciar-se, poderia nichar ainda mais, criando um app voltado apenas para comidas veganas, por exemplo.

Por que o marketplace de nicho é uma tendência cada vez mais forte?

Hoje, 19,41% das startups no Brasil são marketplaces, ficando atrás apenas do segmento de SaaS (41,15%). Isso significa que ainda há espaço para crescer e muitos nichos a serem explorados. Do ponto de vista do consumidor, ter acesso a um marketplace de nicho facilita a aquisição do produto ou serviço que ele está procurando.

Imagine a jornada de compra do cliente: é mais prático acessar um site confiável e que filtra e direciona a busca para o que ele está procurando ou entrar em um endereço com milhares de opções, algumas até mesmo fora de seu campo de interesse?

Do ponto de vista do empreendedor, essa necessidade gera uma demanda de mercado que precisa ser suprida de alguma forma. E os benefícios são ótimos também para quem empreende:

  • maior taxa de conversão (quantidade de clientes que acessam o marketplace de nicho e realmente compram algo é maior do que em marketplaces no geral);
  • fidelização do público;
  • capacidade de direcionar campanhas de marketing com maior assertividade;
  • possibilidade de expansão para outros nichos, uma vez que a operação inicial já se mostra lucrativa.

Como montar um bom marketplace de nicho?

Você está convencido de que o marketplace de nicho é o modelo ideal para seu negócio online. Agora, precisa reunir informações e fazer muita pesquisa de mercado para montar uma empresa rentável. A seguir, trouxemos algumas dicas. Confira!

Conheça seu nicho de atuação

Como conhecer bem o nicho no qual você pretende atuar? Coletando informações, pesquisando, ouvindo quem já está no segmento. Assim, você estará criando um marketplace de nicho com base em planejamento, e não apenas em suas preferências sobre determinado segmento. Para conhecer bem seu nicho, procure saber:

  • quem são as pessoas que compram dele;
  • o que o nicho que você atende valoriza (preço, promoções, exclusividade do serviço ou produto, luxo);
  • se seu nicho compete com quais outros segmentos;
  • quem são os principais players do seu nicho;
  • quem são os principais fornecedores, importadores, parceiros comerciais;
  • o que o seu marketplace pode fazer para impulsionar o nicho em que atua.

Trabalhe a confiança do consumidor

Investir em um marketplace de nicho traz uma vantagem bastante clara: a maioria dos seus leads (ou contatos) possivelmente se transformará em cliente. Mesmo que a taxa de conversão varie entre diferentes segmentos, ela possivelmente será mais alta do que se você tivesse um marketplace não segmentado.

Isso acontece porque o público que acessa seu site está lá justamente porque sabe que vai encontrar o que procura. Por outro lado, ter esse público “mais fiel” demanda que você seja um especialista no assunto do seu marketplace.

Os consumidores costumam conhecer bem o nicho de interesse e exigem excelência de quem está inserido no mercado. Você precisará ter domínio do tema para conquistar a confiança do consumidor.

Entenda seu público-alvo

Ao entender quem são os clientes interessados no nicho do seu marketplace, você tem ferramentas para reforçar a relação de confiança sobre a qual falamos no item anterior.

Não caia no senso comum dos achismos ou das respostas fáceis. Faça pesquisas (se necessário, invista recursos financeiros) e busque resultados reais sobre quem é a sua buyer persona (representação do cliente ideal).

Alguns questionamentos que ajudam a compreender melhor seu público:

  • quais consumidores estão comprando mais;
  • quem são seus consumidores de pouco peso;
  • onde estão seus consumidores;
  • quais são as necessidades não atendidas desses consumidores;
  • todos os seus consumidores adquirem todos os produtos do marketplace?

Contrate soluções de pagamento eficazes

Para que seu marketplace funcione, você precisa contar com parceiros que se adaptem às necessidades do seu negócio. Escolher uma boa plataforma de pagamentos para marketplace é o primeiro passo para garantir o sucesso da sua empresa. Com ferramentas adaptáveis ao seu modelo de marketplace, você garante facilidade para enviar e receber pagamentos.

Na hora de avaliar uma contratação desse tipo, leve em conta as taxas cobradas sobre os valores ganhos, a agilidade no atendimento (algumas plataformas contam com equipes disponíveis inclusive nos fins de semana) e praticidade.

Como você viu, o marketplace de nicho alcança um público bastante específico e precisa criar fidelidade com esses clientes. Além disso, é muito importante entender bem o nicho de atuação, ficar ligado em movimentações do mercado e estar sempre aberto a feedbacks. Manter a qualidade do catálogo e contar com bons parceiros comerciais também ajuda no sucesso desse tipo de empreendimento.

Se você procura uma solução de pagamentos para seu negócio, mas não sabe por onde começar, converse com a nossa equipe. Entre em contato com o nosso time de consultores!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo